Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Curso de Extensão em Língua Latina e Língua Grega – Latim I e Grego I

Apresentação: O curso de extensão em língua latina e língua grega – Latim I e Grego I – é iniciativa da habilitação em Línguas Clássicas do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas desta UFPB. O objetivo é não só criar um espaço para a aplicação dos vários Estágios Supervisionados dos estudantes da referida habilitação, mas também promover a difusão da Língua Latina e da Língua Grega, junto à comunidade, permitindo que outros profissionais façam uso do seu conhecimento, nas várias áreas de estudo como Direito, Filosofia e História.

Coordenador(a): Professor Doutor Juvino Maia Alves Júnior e Professor Doutor Milton Marques Júnior

E-mail: marquesjr45@homail.com

PLEI – Programa Lingüístico-Cultural para Estudantes Internacionais

Apresentação: Vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB, o PLEI (Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais) destina-se a aprofundar os conhecimentos sobre o processo ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador(a): Profa. Maria de Fátima Benício de Melo

E-mail: monicatrin@hotmail.com
Site: http://www.cchla.ufpb.br/plei/

PAELP – Programa de Apoio ao Estudo de Língua Portuguesa

Apresentação: O PAELP é uma proposta interdisciplinar voltada para o letramento docente, mais particularmente comprometido com a ampliação das competências técnico-científicas e metodológicas do docente para trabalhar as noções de linguagem, de leitura, de texto, de gênero textual, de letramento e outras indispensáveis à sua formação e atuação nos níveis Fundamental e Médio de Ensino. A base científica está constituída pela orientação dialógica da linguagem, pautada em Bakhtin/Volochinov (1981 e 1997) e em François (1996 e 1998) e pelas novas perspectivas de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O programa pretende articular teoria e prática e possibilitar a integração dos alunos dos cursos de Letras, de Pedagogia e professores de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa da rede pública de ensino das áreas atendidas. Este programa apresenta uma composição metodológica construída por módulos, os quais atendem aos componentes curriculares da proposta em si, ao mesmo tempo em que corroboram as orientações formuladas através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s que estruturam o trabalho escolar em suas especificidades. Propõe-se, ainda, como procedimentos metodológicos, a realização de cursos, minicursos, palestras e oficinas pedagógicas de leitura e produção textual.

Coordenador(a): Profa. Maria de Fátima Almeida

E-mail: falmed@uol.com

GPLEI – Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação

Apresentação: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação Verbal reúne linhas de pesquisa voltadas para abordagens dialógicas discursivas e enunciativas da linguagem, procurando descrever seu funcionamento em diversos gêneros discursivos, orais e/ou escritos. Objetiva desenvolver pesquisas sobre a linguagem e(m) seus multifacetados usos e sobre os múltiplos e variados processos de subjetivação dela decorrentes, apresentando como eixo norteador a interface entre conhecimento científico e prática de ensino de língua(gem). Abrange um número significativo de pesquisadores e estudantes cujos trabalhos têm-se pautado por um paradigma que considera a língua em suas especificidades sócio-históricas, ideológicas e culturais. Toda a produção científica elaborada no grupo releva de reflexões sobre a prática de trabalho com a linguagem adotada na educação básica de nosso país e propõe, em contrapartida, ações e projetos que culminem na efetivação e consolidação de um ensino de língua produtivo, comprometido com o desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos professores e alunos compatíveis com os pressupostos teóricos adotados. Os resultados das pesquisas apontam alternativas de trabalho com a língua(gem) no espaço escolar que contribuam para a melhoria do ensino em suas dimensões teórico-metodológicas.

Coordenador(a): Profa. Maria de Fátima Almeida

E-mail: falmed@uol.com