Grupos de Pesquisa do Departamento de Ciências Sociais

 

GETS – Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade

 

APRESENTAÇÃO:  O objetivo do GETS é fomentar a discussão interdisciplinar em torno da relação entre estética, técnica e sociedade em suas interfaces com o político, a cultura e a economia política. É uma plataforma de estudos e pesquisas baseada no Departamento de Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba e com intercâmbios com instituições acadêmicas do campo das artes e humanidades no Brasil e no exterior. As atividades do grupo consistem em seminários de pesquisa, grupos de leitura e debates sobre assuntos artísticos, culturais, políticos e tecnocientíficos.

 O grupo é formado por pesquisadores e estudantes das áreas de Antropologia, Artes Visuais, Ciência Política, Comunicação, Estudos Culturais e Sociologia baseados na UFPB, UFPE, PUC/SP, USP, Escola de Sociologia e Política de São Paulo e universidades do Reino Unido. No Brasil, o grupo desenvolve atividades em parceria com o Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (PUC/SP) e o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (USP). No exterior, há parcerias com a Authority Research Network (Reino Unido), o Social Theory Centre (University of Warwick) e o InC – Research Group in Continental Philosophy (Goldsmiths, Universidade de Londres).

 Entre 29 e 30 de junho de 2015, o GETS organizará, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB e a Authority Research Network, o Simpósio Internacional “Autoridades Emergentes e a Formação dos Comuns”.

 Linhas de pesquisa

– Estética e o político na tradição crítica 

– Estética, performance e formação da autoridade 

– Tecnociência, poder e cultura 

– TICs e política 

 Coordenador: Prof. Marcelo Burgos (DCS/UFPB) marceloburgos@cchla.ufpb.br

Vice-coordenador: Prof. Aécio Amaral (DCS/UFPB) amaraecio@gmail.com

 Link para a página do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4011506601222543

 E-mail: gets.dcsufpb@gmail.com

topo

GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções

Apresentação: O GREM completou, neste ano de 2014, 20 anos de atividades ininterruptas de ensino, pesquisa e extensão. Fundado em 1994, realiza pesquisas, consultorias e orientações. Possui Fórum Permanente de Debates desde sua fundação: o último aconteceu no ano de 2013: 16º Fórum em duas linhas: Seminários IC e Seminários de Pesquisa – Sextas no GREM.

Pesquisas:
1. Em 2001 concluiu pesq. ‘Luto e Sociedade no Brasil’, cuja conclusão resultou em vários artigos e nos livros Sociologia da Emoção: o Brasil urbano sob a ótica do luto (Petrópolis: Vozes-2003) e Amor e Dor (Recife, Bagaço-2005).
2. Em 2003 iniciou a pesquisa ‘Medos Corriqueiros’, que se encontra em sua última fase, com previsão de término para 2016. No decorrer desta pesquisa publicou vários artigos e os livros: Medos Corriqueiros e Sociabilidade (JP: EdUFPB-2005), Vínculo Ritual (JP:EdUFPB-2006), Sofrimento Social (JP: EdUFPB, 2007) e De que João Pessoa tem Medo? (JP: EdUFPB, 2008). No interior desta pesquisa também foram concluídos trabalhos de orientação de graduandos em ciências sociais [PIBIC, PROBEX e TCC] e mestrandos [dissertações].
3. Em 2012 deu inicio a Pesquisa ‘Balanço da Produção Acadêmica UFPB I [1992-2012], em andamento. Até o momento foram concluídas duas bolsas PIBIC, e elaborado o 1º relatório de pesquisa para o DCS/UFPB.

Participação em Congressos: O GREM e seus pesquisadores participam da ABA, ANPOCS, ANPUH, SBS, SBPC e encontros internacionais como ISEI, ALAS, ISA, RAM, REA…
No Institute for Studies on European Ideas, coordenou workshops sobre emoções e sociedade em congressos na Áustria-1995, Israel-1997, País de Gales-2002, Espanha-2004, Malta-2006; no Meeting Sociology of Emotion Research Network, ESA/Alemanha,2004; RAM-Florianópolis-2003; Montevidéu-2005; ALAS 2011 e 2013; CISO desde a sua fundação até o último em 2012.

Cooperação: Desde sua criação, em 1994, GREM tem cooperado com universidades brasileiras, europeias e americanas.

Publicações O GREM possui duas linhas de publicação e uma revista.
1. A primeira publica E-Books, entre eles: Sociologia da Emoção-Anais (JP: GREM-2001) e Antropologia da Emoção: Ensaios (CD-Rom, JP:GREM 2004).
2. A segunda Cadernos do GREM, é uma série de livros de bolso, já em seu sexto número.
3. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, em seu 36º número [dezembro2013]. A RBSE é uma revista Online, ISSN 1676-8965, conceito B3 (Antropologia) e B4 (Sociologia) pelo Qualis-Capes.
4. Possui um Blog grem-sociologiaantropologia.blogspot.com

Observatórios e Linhas de Pesquisa:
1. O GREM possui dois Observatórios: O Observatório sobre Medos, criado em 2010; e o Observatório sobre Cidades, criado em 2012.
2. O GREM possui atualmente seis linhas de pesquisa: Comportamento desviante e sociabilidade; Consumo, Cultura e Subjetividade; Estudos em Sofrimento Social e Sociabilidade; Estudos sobre Processos Sociais e Sociabilidade; Estudos Teóricos em Antropologia e Sociologia das Emoções; História das Ciências Sociais.

Quadro de Pesquisadores e Estudantes: No GREM trabalha e coopera um grupo de 12 pesquisadores doutores, sendo seis deles pesquisadores associados; Também nele atuam, como estagiários, bolsistas e orientandos 12 alunos de graduação e pós-graduação [mestrandos e doutorandos].

Coordenador(a): Prof. Dr. Mauro Guilherme Pinheiro Koury

E-mail: grem@cchla.ufpb.br
Site: grem-sociologiaantropologia.blogspot.com.br;
plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083702JDBD0JP
Telefone: (83) 8619-3925

topo

Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem

Apresentação:O GREI fundado em 1995 desenvolve trabalhos de organização e sistematização de imagens nas Ciências Sociais. Organizou e publicou ‘Usos da imagem nas Ciências Sociais-Pesquisadores’ (JP: Manufatura-1997) por solicitação da ANPOCS. Assessora e dá consultoria a núcleos de pesquisa e laboratórios visuais, e realiza consultoria ad hoc a órgãos de fomento para projetos em imagem. Os seus pesquisadores têm recebido prêmios nacionais e internacionais, como o de fotografia da FUNARTE (Mauro Koury), e produção videográfica (Elisa Cabral e Bertrand Lira); homenagem no dia internacional da fotografia, em 2009, pela contribuição à pesquisa em fotografia pela Câmara Municipal de João Pessoa, PB (Bertrand Lira e Mauro Koury). Possui um arquivo de imagens fixas, e desenvolve a pesquisa documental ‘Sobre os Silêncios da Fotografia’. Coopera com universidades que trabalham com imagem na Europa: Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Livre de Lisboa(Portugal); Departamento de Antropologia da Universidade de Jaén (Espanha); com o Laboratório de Antropologia Visual e Sonora, da Universidade de Paris V(França); e nos EUA, com o Departamento de Antropologia Visual da Temple University. Publicou livros como Imagens & Ciências Sociais (JP,EDUFPB,1998), Imagem e Memória (RJ,Garamond,2001), Uma Fotografia Desbotada (JP,Manufatura/GREM,2002), Sociologia da Imagem: Ensaios Críticos, CD-Rom, (JP, GREI,2004); Amor e Dor: Ensaios em Antropologia Simbólica (Recife,Bagaço,2005),e Relações Delicadas: ensaios em fotografia e sociedade (JP: EdUFPB, 2010), entre outros, além de artigos em revistas nacionais e internacionais.O GREI desenvolve um fórum permanente sobre ‘Imagem e Sociedade’; em 2010 iniciou o trabalho com imagens nos Observatórios sobre Medos e sobre Cidades, em parceria com o GREM.

Linhas de Pesquisa e Laboratório: O GREI possui 04 linhas de pesquisa: Imagem e Cidade; Imagem, Medos, Sofrimento Social, Luto e Morte; Imagem, Mídia e Sociedade; e Sociologia e Antropologia da Imagem. Possui ainda um Laboratório: o LABI – Laboratório de Imagem.

Pesquisadores: 04 pesquisadores
Estudantes: 02 estudantes
Técnico: 01 técnico

Coordenador(a): Prof. Dr. Mauro Guilherme Pinheiro Koury
E-mail: grei@cchla.ufpb.br
Site: http://grei-ufpb.blogspot.com/ ; plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083702JDBG9QF

topo

Grupo de Estudos e Pesquisas Anarquistas (GEPAn)

Apresentação: O Grupo de Estudos e Pesquisas Anarquistas (GEPAn) é um espaço de confluência entre estudantes, pesquisadores, professores e interessados nos Estudos Anarquistas e temáticas afins. Promove sessões abertas de estudos; organiza atividades regulares tais como seminários temáticos, cursos livres, encontros, mesas e palestras; reúne professores e pesquisadores provenientes de diversos âmbitos para o estabelecimento de cooperação e intercâmbio acadêmico e científico; realiza a formação e a capacitação de equipe de pesquisadores. O GEPAn é uma iniciativa autogerida de pessoas interessadas nos saberes e valores do Anarquismo clássico e contemporâneo, engajadas em aplicá-los como éthos de pesquisa: anarquismo não como simples objeto de conhecimento, mas como maneira de conhecer e modalidade de saber.

Promoveu, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPB), o 1º Seminário Internacional: temas transversais em Sociologia – Estudos Anarquistas, de 25 a 27 de março de 2013, com o apoio do CNPq. E, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em História, promoveu o 1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Governamentalidade e Segurança, entre os dias 13 a 15 de maio de 2014 com apoio da CAPES. Ambos foram realizados no campus I da UFPB em João Pessoa e reuniram professores e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Linhas de pesquisa:
1. Estudos Anarquistas: Estudo interdisciplinar das práticas e saberes do anarquismo clássico e contemporâneo.
2. Estudos Pós-Estruturalistas: Estudo das reflexões produzidas pelas teorias pós-estruturalistas e seus desdobramentos.

Coordenador(a):  Prof. Dr. Nildo Avelino
E-mail: nildoavelino@cchla.ufpb.br
Site: gepanufpb.wordpress.com;
dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083709AJV5CMX
Telefone: (83) 3216-7141

topo

CRIAS: Criança, Cultura e Sociedade

Apresentação: O CRIAS visa promover a Antropologia da Criança como área de conhecimento,contribuindo para novos horizontes nas Ciências Sociais, possibilitando rever conceitos clássicos da pesquisa antropológica, como cultura e natureza. Atuando desde 2009 na Universidade Federal da Paraíba, desenvolvemos pesquisas com foco nas crianças. O grupo de pesquisa CRIAS possui, essencialmente, o intuito de fortalecer essa produção científica e busca abrir espaço para o desenvolvimento de novos projetos com temática relacionada às crianças e a infância. Vinculado aos Programa de Pós Graduação em Antropologia e em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas corroboram para o crescimento do grupo.

Coordenador (a): Prof. Dr.ª Flávia Ferreira Pires
E-mail:grupodepesquisa.crias@gmail.com / ffp23279@gmail.com
Site: crias-criancasociedadeecultura.blogspot.co.uk/

topo

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura/Sociedade e Ambiente

Apresentação: Este grupo de estudos foi formado no inicio de 2012 integrado por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia-PPGA/UFPB com a finalidade de pesquisar e debater temas e abordagens teóricas e metodológicas voltadas para o campo da cultura e meio ambiente. De caráter interdisciplinar o grupo reúne membros de várias formações como direito, turismo, biologia, além de ciências sociais. São realizadas reuniões regulares, recebendo eventualmente convidados para troca de experiências de pesquisa, bem como para discutir as pesquisas em andamento.
Um projeto de pesquisa com significativa abrangência foi elaborado para abrigar a demanda de projetos de mestrandos e doutorandos sob o título. “A gestão ambiental compartilhada (setor público, privado terceiro setor e associações comunitárias) em ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental na Paraíba”.

Coordenador (a): Prof.ª Dr.ª Maristela Oliveira de Andrade
E-mail:andrademaristela@hotmail.com
Telefone:(83) 8789-4009
Site: plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083703KT1AMW3

topo

Grupessc – Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura

Apresentação: O Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura é um grupo multidisciplinar que aglutina pesquisadores docentes e discentes nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. Tem como objetivo principal a produção de conhecimento sobre as relações entre cultura, sociedade e práticas de saúde. São temas de interesse dos pesquisadores do Grupessc: processos sócio-culturais relacionados ao campo da saúde; instâncias mediadoras entre ações sociais, práticas e modelos de atenção em saúde; identidades individuais e coletivas no campo da saúde; biossociabilidades; e relações de gênero e geração em sua interface com questões de saúde. Nossas atividades incluem a realização de pesquisas e a divulgação de seus resultados por meio de publicações e eventos científicos, a qualificação de profissionais na área de ciências sociais da saúde, a colaboração com instituições e programas de saúde no planejamento e, por fim, a produção de projetos de extensão com ênfase na relação saúde e sociedade. O grupo é sediado no CCHLA/UFPB e está inscrito no diretório de pesquisas do CNPq.

Coordenador (a): Prof.ª Dr.ª Mónica Lourdes Franch Gutiérrez
E-mail: grupessc@googlegroups.com
Site: grupessc-ufpb.blogspot.com.br

 

topo

GEC- Grupo de Estudos Culturais

Apresentação: O grupo realiza estudos regulares sobre as mais variadas manifestações culturais; enfatizando manifestações religiosas, a construção de identidades étnico-culturais e aprodução cultural no meio urbano. Pretendemos desenvolver, a partir de fóruns de discussão, seminários locais e participar de encontros regionais, nacionais e internacionais. A publicação em meios institucionais e acadêmicos faz parte das repercussões do grupo. Possui uma comunidade no site de relacionamentos FACEBOOK, e um blog na internet. Este grupo, que tem um caráter interdisciplinar, busca incorporar diferentes interesses de pesquisa que circulam em torno da cultura, a fim de criar um espaço acadêmico de discussões permanentes.

Coordenador (a): Prof.ª Dr.ª Maria Patrícia Lopes Goldfarb
E-mail: patriciagoldfarb@yahoo.com.br
Telefone: (83) 9149-5690
Site: dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=0083702LT2EOV4

 

topo

Grupo de Pesquisa “Partidos Políticos e Eleições”

Apresentação: O grupo tem duas linhas de pesquisa: 1) Sistemas partidários, sistemas eleitorais e cultura política. Esta linha de pesquisa dedica-se a identificar as relações entre cultura política, sistemas eleitorais e sistemas partidários, enfocando a evolução da dinâmica partidário-eleitoral em perspectiva história, e as motivações associadas ao comportamento dos partidos políticos. 2) Partidos políticos: dinâmicas organizativas. Nesta linha, entendemos os partidos políticos como organizações, na linha de Weber, Duverger e Panebianco, sendo detentores de um sistema político próprio. Perceber os partidos políticos como objeto de análise específica, identificando sua dinâmica organizativa e sua relação com os demais partidos políticos, ou seja, sua estratégia de inserção no ambiente político no qual está inserido, sua cultura política e sua mudança ideológica.
Atualmente, desenvolvemos pesquisa sobre o sistema partidário do Chile, consideradas as eleições nacionais de 2009 e 2013.

Coordenador (a): Prof. Dr. Rodrigo Freire de Carvalho e Silva
E-mail: rfreirecs@hotmail.com
Telefone: (83) 3216-7330
Site: plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083709Q07GS29

topo

Ciências sociais, cultura e educação

Apresentação:

Coordenador (a): Prof.ª Dr.ª Geovânia da Silva Toscano
E-mail: geotoscano@gmail.com
Telefone: 3216-7092(DCS); 8705-6869(Geovânia)
Site:

 

topo

 

LAEPT – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho

O LAEPT (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho) está sediado na cidade de João Pessoa-PB-Brasil. Surgiu da iniciativa de alguns professores do departamento de ciências sociais da UFPB, inicialmente como um grupo de leituras voltado a orientações de alunos do curso de graduação. Buscando uma maior interlocução entre professores e profissionais de outras áreas e instituições, além do avanço em direção à pesquisa, em 2009 o LAEPT foi registrado como Grupo de Pesquisa junto ao CNPq e atualmente encontra-se vinculado ao PPGS (Programa de Pós-Graduação em Sociologia), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Sua área de atuação predominante é a sociologia, mas, vem desde sua origem criando situações de debate com outros campos disciplinares, tais como, a economia, a administração e a ciência política, tanto pela composição de seus pesquisadores, como pelas atividades que se encontra em curso. Como sugere o título, esse espaço acadêmico vem elegendo a problemática das políticas públicas, bem como, as dinâmicas do mundo do trabalho, como eixos estruturantes de suas ações referentes à pesquisa, ensino e extensão envolvendo alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado.

Seus objetivos são, portanto, aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas, a partir de uma análise das transformações e atribuições do Estado; das mudanças na relação entre Estado e sociedade; da participação cidadã e políticas de inclusão social; do trabalho e sua precarização; da flexibilização das relações de trabalho e dos direitos; das novas subjetividades no mundo do trabalho; da gestão do tempo livre, lazer, qualidade de vida. Atualmente o LAPET está composto por 17 pesquisadores de diferentes departamentos da UFPB, mas também de pesquisadores de outras universidades, como Univasf, UFRJ, UFRN e UFCG, além, de mais de duas dezenas de alunos em formação em nível de graduação e pós-graduação. As linhas de pesquisa que compõem as áreas de interesse são:  (1) Economia Solidária; (2) Educação e Qualificação Profissional; (3) Gestão Pública; (4) Políticas Sociais; (5) Relações de Trabalho e Formas de Ação Coletiva; (6) Saúde do trabalhador; (7) Trabalho e Desenvolvimento.

Coordenadores: Eliana Monteiro Moreira, Roberto Véras de Oliveira
E-mail: laept.ufpb.14@gmail.com
Telefone: (83) 3216-7204
Site: http://www.cchla.ufpb.br/laept/

topo