Grupos de Pesquisa do Departamento de Mídias Digitais

Grupo de Pesquisa  Para ler o digital

Apresentação: O Grupo de Pesquisa  Para ler o digital tem sido responsável pela editoração de dezenas de livros digitais em formatos de ebook epub, cujas publicações ocorrem na página acadêmica do eLivre – livros eletrônicos livres (http://www.insite.pro.br/livros.html). Criado no final de 2010 pelo professor Marcos Nicolau e está vinculado ao NAMID – Núcleo de Artes Midiáticas, que por sua vez pertence ao PPGC (Mestrado em Comunicação) e ao DEMID (Curso de Comunicação em Mídias Digitais). O objetivo é fazer a publicação de obras acadêmicas para serem lidas em computadores, tablets smartphones, com acesso inteiramente livre.

Integram o Grupo, alunos do Curso de Comunicação em Mídias Digitais que atuam na editoração das obras, desenvolvendo modelos e aprimorando formatos, para que a leitura digital torne-se uma experiência que venha atender a novas necessidades e usos para os livros eletrônicos. Uma dessas experiências ganhou o prêmio EXPOCOM Regional, do INTERCOM, em 2011, na categoria Edição de Livro. A obra experimental vencedora, intitulada Ludosofia: a sabedoria dos jogos é de autoria do professor Marcos Nicolau e a editoração dos alunos Rennam Virginio e Marriett Albuquerque, que atuam como bolsistas PIBIC de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB. Os demais alunos do Projeto são: Filipe Almeida, Danielle Abreu, Fabrícia Guedes, Maria Alice Lemos e Francykeila Lourenço.

Além da produção técnica das obras, os alunos participantes do Projeto Para Ler o Digital também fazem pesquisa acadêmica sobre origem e evolução do livro, bem como o impacto do livro digital na cultura contemporânea, tanto pelo aspecto de modos de leitura quanto pelos aspectos mercadológicos que implicam em novos modelos de negócios para a área editorial do país. Os artigos resultantes destas pesquisas são publicadas em Periódicos da área de Comunicação.

Coordenador(a): Marcos Antonio Nicolau

E-mail:marcosnicolau.ufpb@gmail.com