IX CCHLA Conhecimento em Debate é encerrado

O IX CCHLA Conhecimento em Debate foi encerrado na última sexta-feira (26) após a apresentação de mil trabalhos, entre conferências, palestras, mesas redondas, exposições e atividades culturais. O evento foi realizado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes ao longo de cinco dias e envolveu a comunidade universitária e o público em geral. Na edição deste ano, foram homenageados o sociólogo Chico de Oliveira, que proferiu palestra na abertura do evento e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFPB, e o professor e músico Radegundis Feitosa, falecido em julho deste ano.

O encerramento dos dois eventos será marcado por apresentações culturais no auditório da Reitoria, onde ser apresentaram a Orquestra Sinfônica Juvenil da UFPB, coordenada pela professora Luceni Caetano da Silva e sob regência de Geraldo Dias; o Paraibones, conjunto de trombones, formado por ex-alunos de Radegundis Feitosa; e a Banda Sinfônica José Siqueira, coordenada pelo professor Sandoval Moreno.

Dentre as diversas atividades apresentadas durante o evento, as conferências foram a que atraíram mais a atenção do público. Durante os cinco dias, foram proferidas dez conferências sobre diversos assuntos do vasto campo das humanidades. Especialistas de distintas universidades brasileiras estiveram presentes ao evento.

“O CCHLA Conhecimento em Debate é, tradicionalmente, um grande evento, com muitas atividades. O deste ano cumpriu sua função, ao contemplar todas as ciências sociais contemporâneas”, ressaltou a diretora do CCHLA, Aparecida Ramos. O CCHLA em Debate acontece a cada dois anos e, nesta nona edição, foram apresentados cerca de 300 trabalhos a mais que na edição anterior.

Paralelamente ao CCHLA em Debate aconteceu durante toda a semana também o Música em Performance, evento organizado pelo Departamento de Música da UFPB. Em sua segunda edição, o Música em Performance mostrou apresentações de alunos da UFPB e de convidados, em recitais nos auditórios e em um palco aberto montado no campus.

Políticas Públicas
A última conferência a ser apresentada no evento foi sobre “Gerações, modos de vida e políticas públicas. O conferencista foi o professor da UFPE, Russel Parry Scott. Ele tem experiência na área de Antropologia e de Sociologia, com ênfase na interface entre estruturas domésticas e outras esferas de poder em diversos contextos sociais e rurais. Já realizou pesquisas entre trabalhadores rurais e agricultores do Nordeste e com residentes da periferia urbana.