Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Letras, primeiro em nível de mestrado no Norte e Nordeste do Brasil, tem por objetivo principal colaborar com a formação ampla e aprofundada de profissionais para atuarem nas áreas de Letras. Mais especificamente, o PPGL busca capacitar docentes para exercerem atividades de ensino e pesquisa, principalmente, nos níveis médio e superior. Nesse sentido, a preparação cultural, científica e técnica de pesquisadores da área de Letras e afins para atuarem na produção de conhecimento é percebida como primordial, garantindo que a universidade e suas produções estejam em sintonia com questões nacionais e locais da atualidade. Além desses objetivos, o Programa tem por proposta oportunizar aos alunos egressos dos cursos de Graduação da Área de Humanas o aprofundamento dos conteúdos trabalhados em suas graduações, já que freqüentemente tem recebido graduados de áreas afins, tais como Direito, Comunicação, Psicologia, abrindo novas perspectivas de pesquisa para os mesmos.

Áreas de concentração

Literatura e cultura

A área tem como objetivos principais investigar, a partir de vários enfoques teórico-críticos, a literatura e a cultura, visando a uma compreensão mais aprofundada do seu significado enquanto expressão individual e social.

Linhas de pesquisa: Estudos comparados, Memória e produção cultural, Tradição e modernidade, Cultura e Tradução

Linguagens e cultura

De natureza multidisciplinar, a área reúne estudiosos em literatura e em outras linguagens. São contemplados estudos dos mecanismos de construção e funcionamento textuais e discursivos que envolvem semiótica, análise do discurso, teoria literária e filologia, aplicadas à análise da cultura clássica (grecolatina), da cultura popular e regional e da cultura midiática. Linhas de pesquisa: Discurso e cultura, Estudos semióticos, Estudos clássicos

Coordenador (a): Sandra Amélia Luna Cirne Azevedo