Racionalização como limite da razão é tema de conferência

Segundo dia do IX CCHLA  Conhecimento em Debate conta com a presença de professores do Rio Grande do Sul e de São Paulo

O professor de filosofia, dr. Luiz Carlos Bombassaro, discutiu, na manhã desta terça-feira (23), Racionalização como limite da razão, seguindo a programação do segundo dia do IX CCHLA em Debate, na UFPB. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bombassaro levantou durante sua conferência diversos questionamentos em relação ao processo de racionalização de acordo com a concepção da realidade e da visão de mundo dos indivíduos.

Atento, o público que prestigiou a conferência pôde compreender o entendimento filosófico do pesquisador em relação ao processo de racionalização, no qual ele destacou que não há apenas uma realidade ou uma visão de mundo, mas várias. Bombassaro ainda destacou que há uma profunda relação entre o processo de racionalização com o que concebemos de bom e ético, além das formas de vida e crenças, que influenciam diretamente na continuidade do processo de conversação.

Trabalho e Reconhecimento
O professor dr Henrique Amorim, da Universidade Federal de São Paulo, foi o conferencista da tarde da terça-feira. Henrique é professor adjunto de Sociologia da Unifesp, pós-doutorando do Departamento de Sociologia da Unicamp e fez estágio de pós-doutoramento na EHESS, em Paris (França). O tema da sua conferência no IX CCHLA Conhecimento em Debate foi “Trabalho e Reconhecimento”. Ele falou para uma plateia de alunos universitários sobre as teorias das classes sociais e a sociologia do trabalho.

Além da conferência, o professor estará ministrando o mini-curso “A Teoria das Classes Sociais no Capitalismo Contemporâneo”, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), também como parte da programação do CCHLA Conhecimento em Debate.

Henrique Amorim é membro do Conselho editorial das Revistas Crítica Marxista, Margem Esquerda e Outubro. Atua na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho e teoria sociológica, trabalhando principalmente com os temas: trabalho, produção, valor e classes sociais. Autor dos livros Trabalho Imaterial: Marx e o Debate contemporâneo, publicado pela Editora Annablume; e Teoria Social e Reducionismo Analítico: para uma crítica ao debate sobre a centralidade do trabalho , publicado pela EDUCS.

Confira programação completa.