Radegundis Feitosa será homenageado no CCHLA Conhecimento em Debate

Evento começa na próxima segunda-feira (22), com vasta programação cultural e debates entre pesquisadores de renome nacional, professores e estudantes

O músico paraibano Radegundis Feitosa será um dos homenageados do IX CCHLA Conhecimento em Debate, realizado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. O evento acontecerá de segunda-feira (22) a sexta-feira (26) e terá como tema central “Humanidades Hoje!”. Além das conferências, palestras e debates entre pesquisadores de renome nacional, professores e estudantes, estará acontecendo, paralelamente, a segunda edição do Música em Performance. Este evento será em homenagem ao músico e professor da UFPB, Radegundis Feitosa, considerado um dos maiores trombonistas do mundo, falecido em julho deste ano, em um trágico acidente automobilístico.

“Esta edição do Música em Performance será em homenagem a Radegundis, que tanto apoiou e trabalhou para que a primeira edição acontecesse, no primeiro semestre deste ano”, ressaltou o professor do Departamento de Música, Felipe Aquino. Agora, será a vez de seus ex-alunos o homenagearem. Durante os cinco dias, haverá uma vasta programação musical, no auditório do Departamento de Música e em um palco aberto, montado no campus.

Além da homenagem do Música em Performance, na abertura do CCHLA em Debate, o grupo de trombonistas “Paraibones”, formado por ex-alunos de Radegundis, tocará em sua memória. A apresentação será às 9h, no auditório do CCSA.

Diálogo entre diversos saberes

O IX CCHLA Conhecimento em Debate objetiva incentivar e reforçar o diálogo entre os diversos saberes. No encontro, serão discutidos, entre outros pontos, qual tem sido o lugar das humanidades nas sociedades contemporâneas e o que estaria acontecendo às ciências humanas, à filosofia, às letras e às artes neste início de milênio.

“Além de incentivar e reforçar ainda mais este diálogo interno entre os saberes, convidamos especialistas nas diversas áreas das humanidades para refletir conosco o lugar que as humanidades ocupam na modernidade tardia”, destacou a diretora do CCHLA, Aparecida Ramos.

Um dos destaques da vasta programação do CCHLA em Debate são as conferências. Logo após a abertura do evento na segunda-feira (22), às 9h, o cientista social e professor emérito da USP, Francisco Oliveira, vai ministrar uma conferência sobre “Humanidades”, às 10h00, no Auditório do CCSA. À tarde às 16h, será a vez do professor José Luiz Ratton, da UFPE, que vai discutir Violência, Cultura e Direitos Humanos.

Título de doutor honoris causa

Francisco Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira, vai receber, na segunda-feira (22), às 19h, no auditório do CCSA, o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Paraíba. Ele será um dos homenageados do evento, assim como Radegundis. Sociólogo e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Chico de Oliveira acompanhou os principais fatos da política contemporânea nacional, trabalhou na Sudene ao lado de Celso Furtado, assistiu ativamente a ascensão do PT e ajudou a fundar o PSOL. Nasceu em Recife, no dia 7 de novembro de 1933.

Site do evento: www.cchla.ufpb.br/conhecimentoemdebate2010

Confira programação completa.