UFPB discute Humanidades a partir da próxima segunda

Evento irá homenagear o cientista social, Chico de Oliveira, e o músico paraibano Radegundis Feitosa

O vasto campo do conhecimento em Humanidades estará em debate entre os dias 22 e 26 de novembro, na Universidade Federal da Paraíba. O “IX CCHLA Conhecimento em Debate”, que terá como tema central “Humanidades hoje!”, será um espaço aberto para o diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. O evento deste ano presta homenagem ao cientista social Francisco de Oliveira, professor emérito da USP, e ao professor Radegundis Feitosa, grande mestre da música paraibana, nordestina e brasileira.

O CCHLA em Debate acontece a cada dois anos. Em sua nona edição, o evento objetiva incentivar e reforçar o diálogo entre os saberes, mas ousa ir mais além, com a presença de especialistas nas diversas áreas das humanidades, externos ao CCHLA, para refletir o lugar que as humanidades ocupam na modernidade.

“Tradicionalmente, o evento é um espaço de diálogo, que suscita um momento significativo de discussão e reflexão dentro das áreas que compõem o campo das humanidades. Além disso, é um espaço importante em que a condição dos saberes multifacetados dos especialistas se transforma em interface dialogais entre as várias área de conhecimento que compõem a realidade efetiva do CCHLA”, ressalta a diretora do Centro, Maria Aparecida Ramos.

Chico de Oliveira

Francisco Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira, é sociólogo e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Acompanhou os principais fatos da política contemporânea nacional, trabalhou na Sudene ao lado de Celso Furtado, assistiu ativamente a ascensão do PT e ajudou a fundar o PSOL. Nasceu em Recife, no dia 7 de novembro de 1933.

Chico de Oliveira será um dos conferencistas do “IX CCHLA Conhecimento em Debate”. O tema de sua conferência será “Ciências Humanas Hoje” e será proferida no dia 22 (segunda-feira), pela manhã. À noite, ele receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Paraíba.

Site do evento: www.cchla.ufpb.br/conhecimentoemdebate2010

Confira programação completa.