Laboratório de Estudos da Violência – LEVI

O Laboratório de Estudos da Violência – Levi, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, é um empreendimento acadêmico de professores e alunos que, ao longo dos últimos anos, vem se dedicando à temática da violência urbana no Brasil, no Nordeste e, mais especificamente, na Paraíba, a partir de um enfoque centrado nas ciências sociais.

Desde sua criação, em 2008, pelo Professor Ariosvaldo Diniz, vem agregando pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) do CCHLA preocupados em entender a escalada da violência na Paraíba.

O Laboratório de Estudos da Violência tem como missão principal elaborar uma contínua cartografia da violência na Paraíba, buscando contribuir com ações de prevenção e intervenção na sua escalada.

Mais especificamente, o LEVI vem desenvolvendo programas de estudos e pesquisas sobre violência, criminalidade, segurança pública e justiça na Paraíba, à luz do instrumental teórico-metodológico das Ciências Sociais, visando melhorar a compreensão das questões relacionadas a este campo temático;

Por fim, o LEVI quer democratizar o conhecimento qualificado, divulgando estudos e elementos de análise de temas como homicídios, mortes no trânsito, lesões comuns, furtos, roubos, violência intra-familiar e maltrato infantil, violência de gênero, sistema penitenciário, mulheres em situação de cárcere, resolução de conflitos, deterioração e segregação urbana, que realizados de forma sistemática e rigorosa, facilitem a tomada de decisões por parte dos organismos de segurança e justiça.

Clique aqui para conferir o projeto na íntegra.