Parceria UFPB/Insa promove Aula Inaugural de Curso de Especialização

Na próxima segunda-feira, dia 08, será realizada a Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização: Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido. A solenidade acontecerá no auditório do Insa/MCTI, em Campina Grande (PB), será aberta ao público e contará com a participação dos 65 candidatos classificados no processo de seleção realizado no último mês de junho.

Os selecionados desenvolvem atividades em assentamentos da reforma agrária, vinculados ao Incra, professores que atuam em escolas do Ensino Fundamental ou Médio de assentamentos ou em escolas que recebem assentados e beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e técnicos do programa de Assistência Técnica e Social (ATES) prestada pelo Incra aos assentamentos. A turma é composta por estudantes graduados, advindos de 8 dos 9 estados da região semiárida brasileira.

O Curso de Especialização Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido é uma parceria entre a UFPB e o Insa, com financiamento do CNPq, através do Edital 26/2012 PRONERA/MDA/MCTI/CNPq. O objetivo é estruturar o processo de construção do conhecimento histórico, sob os preceitos da Educação do Campo contextualizada às condições do Semiárido brasileiro, propiciando o domínio dos usos de tecnologias sociais sustentáveis na região.

Com uma carga horária de 525 horas-aula e duração de 18 meses, o Curso se realizará através da metodologia da Pedagogia da Alternância, com 80% da carga horária em Tempo Escola, subdividido em aulas em sala de aula e em atividades em campo, além de 20% destinada ao Tempo Comunidade, quando os educandos socializarão seus conhecimentos com as pessoas do lugar onde residem.

Para acessar a programação da Aula Inaugural, clique aqui

Fonte: : Assessoria de Comunicação do Insa – Catarina Buriti