Inscrições para projeto que dá bolsas para alunos de Licenciatura estão abertas

O prazo para o cadastro termina no dia 27 de fevereiro; no total, são 9 mil vagas no estado de São Paulo

As inscrições para o Programa Residência Educacional, da Secretaria da Educação do Estado, estão abertas. O projeto é voltado aos futuros professores e oferece bolsas de R$ 600 para que estudantes de licenciatura tenham a primeira experiência no ensino.

O prazo para o cadastro termina no dia 27 de fevereiro. No total são 9 mil vagas. Mais informações no site da secretaria.

O programa foi implantado no ano passado e foi inspirado na residência médica. Eles ganham a bolsa e atuam em unidades escolares para aprender com a rotina da rede estadual. No Residência Educacional, o universitário participa das as atividades escolares, inclusive na sala de aula e na programação pedagógica, sempre em conjunto com o professor titular.

O estudante selecionado atua por 12 meses na escola e o prazo pode ser renovado por igual período. Além do aprendizado na prática, o residente recebe bolsas mensais de R$ 420 e auxílio-transporte de R$ 180.

A participação no programa, voltado para o Ensino Fundamental e Médio, é válida como as horas de estágio obrigatórias para os cursos universitários de licenciatura. O projeto começou em agosto e estão atuando na rede estadual alunos de cursos como história, ciências biológicas, matemática e letras. A carga horária diária é de até 6 horas, não ultrapassando 15 horas semanais.

Fonte: www.todospelaeducacao.org.br