UFPB oferece vagas para professores formadores do PNAIC

A Coordenação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFPB realiza até sexta-feira (21), inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para oito vagas de professores de Língua Portuguesa formadores do PNAIC. A UFPB é um dos polos de capacitação de professores alfabetizadores do programa.

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h, no prédio da UFPB Virtual na Sala da Coordenação de Capacitação de Professores e Tutores em Educação a Distância por trás da Reitoria no Campus de João Pessoa. O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise de currículo, cujo resultado será divulgado no dia 27 deste mês; e entrevista no caso de empate.

Para efetuá-las, o professor deverá possuir os seguintes requisitos: ter atuado como formador de professores alfabetizadores durante, pelo menos dois anos; ser formado em Pedagogia, Letras ou áreas afins; ter disponibilidade para participar dos encontros de estudo e planejamento em João Pessoa; ter disponibilidade para participar dos encontros de formações e não ter bolsa do FNDE.

De acordo com o edital nº 1 da Coordenação do PNAIC da UFPB, as atividades de trabalho ocorrerão de março de 2014 a março de 2015. O valor pelo trabalho será de 12 bolsas financiadas pelo Fundo Nacional  pela Educação (FNDE) no valor de R$ 1.100,00.

 

Parceria

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados, do Distrito Federal e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade – ao final do 3º ano do ensino fundamental. As instituições públicas de ensino superior parceiras do programa são responsáveis pela capacitação dos orientadores de estudos, que vão atuar junto aos professores alfabetizadores das escolas estaduais e municipais – o chamado efeito multiplicador.

Outras informações e esclarecimentos no Edital nº 1 da Coordenação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na página http://www.virtual.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3216-7257.

Fonte:

Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo