Programa Linguístico Cultural recebe nova turma de Estudantes do Benim

O Programa Linguístico Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) vem desenvolvendo seus trabalhos em um processo de ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira. Podem participar do programa estudantes intercambistas conveniados com a UFPB, estudantes conveniados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e estrangeiros residentes no Brasil, com visto permanente. Nesta última segunda (10), uma nova turma foi aberta, com 16 estrangeiros do país africano Benim. Eles compõem a turma do PEC-G, que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Estes estudantes são encaminhados à UFPB pelo Ministério das Relações Exteriores. Eles cursam 20 horas semanais de português, das 14h às 18h, de segunda a sexta na UFPB. Esse intensivo de português vai de março à outubro,  quando se realiza o exame CELP-BRAS, ou Exame de Proficiência de Língua Portuguesa, sendo o PLEI, também, um posto aplicador nos meses de abril e outubro. Os alunos aprovados nessa prova, podem fazer um curso de graduação em qualquer universidade do Brasil, ingressando sem fazer vestibular ou ENEM. Existe também uma ajuda de custo através do programa de bolsas para aqueles que iniciam uma graduação. Na UFPB são 20 bolsas com valor de um salário.

Margarete Poll, coordenadora do PLEI explica que esse programa  tem priorizado estrangeiros que falem a língua francesa, tendo sido uma forma de tornar a turma mais homogênea. Países como Haiti, Congo, República do Congo, Benin, Zimbabuê,  participam do programa.

Outros projetos também são desenvolvidos no PLEI para qualquer aluno intercambista da universidade, como os cursos de português que se distribuem em níveis básicos, pré-intermediários, intermediários e avançados. Os alunos fazem a inscrição e depois passam por uma prova de nivelamento em português e  são encaminhados para os níveis de acordo com o desempenho na prova. Também, possui uma turma de Linguagem e Cultura Brasileira  que tem como principal proposta o estudo da formação cultural do Brasil, a partir da relação entre as expressões artístico-culturais como literatura, música, cinema e a linguagem.

O PLEI também atende alunos de outras universidades e até de escolas. “Temos atendido alunos estrangeiros que estão na UEPB. E já tivemos alunos do ensino médio de uma escola daqui de João Pessoa. O importante é que esses estrangeiros tenham, ou visto de estudante, ou visto de permanente”. Declara Margarete Poll.

Para outras informações, entrar em contato com o PLEI, através do e-mail: plei@cchla.ufpb.br ou do telefone: (83) 3216-7919. O site do Programa é o http://www.cchla.ufpb.br/plei/

Setor de Comunicação do CCHLA – Estagiária: Polyanna Gomes.