Programa Saúde Mental da UFPB promove evento sobre loucura

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Educação Tutorial Saúde Mental (PET), promove o evento “Jogando Conversa Dentro – Um diálogo sobre a Loucura Alucine”, com a apresentação do filme “Dá pra fazer”. Entre os debatedores estão os professores Maurício Sardá (Incubes) e Paulo Zambroni (Psicologia). A palestra ocorre nesta terça-feira (11), às 18h, no Auditório 212 do Centro de Educação, Campus I. A entrada é gratuita.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é discutir o filme a partir da capacidade que os pacientes de saúde mental possuem, das suas maneiras de enfrentar a vida e os seus desafios enfrentados no dia-a-dia. De modo geral, os debates enfocam sobre os desafios para a inserção social pelo trabalho de usuários de saúde mental.

O filme

No filme “Dá pra fazer”, Nello, um sindicalista de esquerda afastado por suas ideias nada convencionais, passa a coordenar uma cooperativa de doentes mentais, beneficiados pelo fechamento dos manicômios através da Lei Basaglia, na Itália. Acreditando no trabalho, ele convence os sócios (os pacientes mentais) a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, direcionando cada um a atividades adaptadas às capacidades. Tratado com humor e delicadeza, a obra é divertida e comovente, baseada em fatos reais.

O evento tem o apoio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Mais informações pelos telefones (83)3216-7242 ou (83)3216-7337.

Fonte: Site da UFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *