Nota de pesar pelo falecimento do Professor Doutor João Azevedo Fernandes

O Departamento de História tem o triste dever de informar à comunidade universitária o falecimento do Professor Doutor João Azevedo Fernandes (1963-2014), 51 anos, vítima de infarto na madrugada de hoje. O Professor João era docente do Departamento de História desde 1991, integrando também o nosso Programa de Pós-Graduação em História. A par de suas atividades de ensino, João Azevedo era destacado pesquisador de questões ligadas à história colonial, com especial ênfase em história indígena, alimentação, bebidas alcoólicas, entre um incansável interesse por assuntos referentes à história. Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestre em Antropologia pela mesma Universidade (1997) e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Publicou muitos de seus trabalhos em livros e artigos, entre os quais destacamos “De Cunhã a Mamemulca: a mulher Tupinambá e o nascimento do Brasil (Ed. UFPB, 2003), “Espuma Divina: Sobriedade e embriaguez na Europa Antiga e Medieval” (Ed. UFPB, 2010), “Selvagens Bebedeiras: Álcool e contatos culturais no Brasil Colonial – Séculos XVI-XVII (Ed. Alameda, 2011). O Professor João era casado com a nossa colega Professora Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano e deixa o filhinho Paulo, a quem enviamos os votos de pesar e solidariedade.

O Velório acontecerá nesta quarta (24), a partir das 14:00, no Parque das Acácias

Fonte: Departamento de História