V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros e III Semana Afro-Paraibana

No dia 9 de junho serão iniciadas as inscrições para a participação no V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros e na III Semana Afro-Paraibana. Os eventos serão realizados pelo NEABI/UFPB entre os dias 4 e 6 de novembro, na UFPB, e terão como tema os Estudos Culturais e relações étnico-raciais.

Dando sequência aos Seminários anteriores, ocorridos em 2005, 2007, 2010 e 2012 o V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros, tem como proposta promover discussões sobre história, literaturas africanas e da diáspora negra, educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais.

A exemplo dos quatro primeiros Seminários, nos quais foram homenageadas figuras representativas do universo artístico e cultural, como Carolina Maria de Jesus, Grande Otelo, Lima Barreto, Oliveira Silveira e José Tenreiro, Chica Barrosa e Inácio da Catingueira, o V Seminário homenageará Auta de Souza e Cardoso Vieira.

Além das conferências, apresentações de comunicações e painéis, os participantes também poderão se inscrever em minicursos.

Ao realizar a III Semana Afro-paraibana, o NEABI/UFPB tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da população afro-paraibana; sensibilizar, informar e formar educadoras/es, graduandos/os, e outros públicos, sobre a Lei 10.639/03 (História da África e da Cultura Afro-brasileira); e também propiciar debate entre os NEABs das universidades da Paraíba e de outros estados do Brasil.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 9 de junho e 8 de setembro, através do site: https://sites.google.com/site/vseafro/inscricoes.

Fonte: Neabi-UFPB

Setor de Comunicação do CCHLA