José Maria Tavares faz Conferência-Debate sobre seu livro “Mitologia da Mata ao Sertão”

Nesta próxima sexta (1), na sala 402 deste Centro, às 14h, o professor José Maria Tavares fará uma conferência-debate tratando do seu livro “Mitologia da Mata ao Sertão”. A publicação aborda como, em narrativas presentes nas estórias de Santo, existe um processo mitológico em marcha para explicar antagonismos do homem com relação à natureza e dos homens entre si. A hipótese, em Antropologia, é que essas narrativas vão legitimar as práticas não institucionais e espontâneas da religiosidade popular. “Mitologia da Mata ao Sertão” foi lançada em português pela EdUFPE (2014), em francês, pela editora L’Harmattan, de Paris, e está sendo traduzido para o Inglês.

José Maria Tavares de Andrade nasceu em Nazaré da Mata (PE) em 16.07.1942. Estudou no Seminário de Olinda e tem Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi jornalista (Revista Cruzeiro e Veja) e pesquisador da cultura popular junto a Mauro Motta (Fundação Joaquim Nabuco), Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna (DEC-UFPE). Desenvolveu o projeto Música Popular Religiosa que está na origem do Movimento de renovação litúrgica na Comunidade Eclesial de Base em Ponte dos Carvalhos – Cabo (PE) e do Movimento Armorial. Bolsista da Universidade Católica de Louvaina (Bélgica) entre 1970-73 obteve os títulos de Mestrado em Sociologia e em Linguistica. Fez doutorado em Antropologia com Roger Bastide (Sorbonne – Paris III, 1967) e Pós-Doutorado em Epistemologia da Complexidade com Edgar Morin EHESS, 1989. Ensinou na Universidade Estadual de Londrina (PR) entre os anos 1973-78 e em seguida na UFPB até sua aposentadoria em 1994. Atuou na Extensão Universitária junto ao pioneiro Centro de Defesa e Direitos Humanos, fundado por Don José Maria Pires. Criou a Disciplina Antropologia da Saúde/Doença e o Grupo Interdisciplinar de Plantas Medicinais ensinando e pesquisando no Mestrado em Ciências Sociais da UFPB. Desde 1994 é pesquisador do Institut de recherche interdisciplinaire sur les sciences et la technologie – Université de Strasbourg – França, sendo responsável pelo Seminário de Etnomedicina. Publicou entre outros: “Magie, ethnomédecine et religiosité au Brésil”, L’Harmattan, Paris, 2013 e “Terapia panteísta Religião da natureza”, Massangana, Recife, 2010.

Fontes: José Maria Tavares de Andrade / Site do Instituto Universo Panteísta.

Setor de Comunicação do CCHLA.