DLCV Realiza o 1º ENEC e o 4º Encontro de Professores de Latim

Foram iniciados nesta quarta-feira (26), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o 1º Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos do Nordeste de Estudos Clássicos (ENEC) e o 4º Encontro de Professores de Latim, realizados pelo Departamento de Línguas Clássicas e Vernácula (DLCV) desta Universidade. As atividades do ENEC ocorrerão até o próximo sábado (29) tendo em sua programação  conferências, mesas-redondas, minicursos, Grupos de Trabalho e apresentação de Comunicações, já o Encontro de Professores de Latim  se encerrará nesta quinta (27).

O tema « 14–2014: dois milênios augustos » foi escolhido em comemoração ao aniversário de morte do princeps e imperator Caio Otaviano Augusto, celebrado neste 19 de agosto de 2014. As quatro décadas de seu principado correspondem a uma época brilhante para as artes e a civilização romana, ao mesmo tempo que inauguram novas formas de organização política e administrativa que vieram a afetar todo o mundo mediterrâneo.

As Conferências programadas são “Concebendo e testando a proposta metodológica latinitas: leitura de textos em língua latina” com José Amarante (UFBA); “A ‘revolução cultural’ augustana e suas projeções no Brasil contemporâneo”, com Zélia de Almeida Cardoso (USP); Lógica filosófico-gramatical (De interpretatione), com José Rodriguez Seabra Filho (USP); e “Plotino: filosofia sutil”, com o mesmo conferencista.

Baixe as CONFERÊNCIAS, MINICURSOS E SESSÕES DE COMUNICAÇÃO (.pdf).

Baixe a PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.

Para maiores informações acesse o site do DLCV/UFPB

Fonte: Site do ENEC.

Setor de Comunicação do CCHLA.