GETS promove palestra sobre tecnologias de comunicação e informação e política no Brasil

O Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (GETS) promove nesta sexta-feira (10/04), às 16h: 00min, na sala 500 do CCHLA, a palestra “TICs e política no Brasil”, proferida pelo professor Marcelo Burgos (DCS/UFPB).

 A ideia é apresentar os resultados de uma agenda de pesquisa iniciada em 2005 e que se mantém ativa até hoje. As pesquisas mapearam e analisaram a potencialidade política das TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação). Com o crescimento do uso destas ferramentas as relações entre sociedade civil e Estado foram alteradas significativamente permitindo o surgimento de novos atores sociais e políticos. Essas novas formas de organização social e política desenvolvidas nas pelas TICs auxiliam no surgimento de práticas e ações ao promoverem o empoderamento cidadão, onde cada indivíduo assume uma parcela de responsabilidade e poder na gestão pública. Tal empoderamento é exercido em novos espaços de discussão, reivindicação, mobilização e participação política que auxiliam no desenvolvimento da democracia brasileira. 

 SOBRE O AUTOR:

Marcelo Burgos é professor do Departamento de Ciências Sociais/UFPB. É bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP (1999), mestre (2003) e doutor (2012) em Ciências Sociais (Política) pela mesma instituição. Atualmente faz pesquisa de pós-doutoramento na USP. Tem analisado a relação entre TICs e política. É pesquisador e coordenador do GETS – Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq, DCS/UFPB) e vice-coordenador do Curso de Ciências Sociais da UFPB.

 A palestra marca o início das atividades públicas do GETS – Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade, filiado ao DCS/UFPB e recém-registrado na plataforma de grupos de pesquisa do CNPq. Ao longo do semestre letivo 2015.1, o GETS abordará, através de um Grupo de Estudos (coordenado pelo professor Marcelo Burgos) e de Seminários de Pesquisa (coordenados pelo professor Aécio Amaral), a temática “TICs, sociedade civil e democracia”.

Para maiores informações sobre o GETS e suas atividades, escrever para gets.dcsufpb@gmail.com

Fonte: Aécio Amaral e Marcelo Burgos (professores do DCS e coordenadores do GETS)

Setor de Comunicação do CCHLA.