Professora do CCHLA representará o país em Programa Internacional de Formação Docente nos EUA


        A professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Doutora Mariana Pérez, foi uma dos vinte e cinco profissionais formadores de professores selecionados em todo o mundo para participar de programa de intercâmbio – EFL Educators Program – organizado pelo Escritório de Educação e Cultura dos Estados Unidos. A professora representará o Brasil e a UFPB nesse programa entre os dias 26 de março e 8 de abril de 2016.

      Serão duas semanas de um programa intensivo de desenvolvimento profissional em que os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, discutir assuntos relacionados ao ensino de inglês e programas que desenvolvem em seus países, além de visitarem escolas nos Estados Unidos. O programa acontecerá na James Madison University e faz parte do English Access Microscholarship Program. Ao final do programa, os formadores de professores serão convidados a elaborar projetos para serem desenvolvidos em seus países de origem.

Da escolha

A escolha da professora, que é Coordenadora do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras (UFPB), vinculado à Assessoria Internacional, se deu em virtude, principalmente, do trabalho desenvolvido para o fortalecimento do ensino de inglês na Paraíba, especialmente, através de ações voltadas para o desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa através do IsF/UFPB e do projeto de extensão “EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa”, de sua autoria. Essas ações, na UFPB, contam, ainda, com o apoio do Programa de Ensino da Língua Inglesa via Departamento de Estado dos EUA.

Segundo o Consulado dos Estados Unidos em Recife e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Mariana foi selecionada por seu relevante trabalho de formação continuada de professores de escolas públicas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Convenção TESOL

O Programa irá coincidir com a realização da Convenção Internacional TESOL 2016 em Baltimore/Maryland. TESOL é a maior Associação de Professores de Inglês do mundo e, este ano, completa 50 anos. A professora está entre os 6 participantes que apresentarão trabalho no evento.