Pós de Literatura Popular e de Letras realizam o Simpósio Nacional de Literatura Popular (SINALP)

O Programa de Pesquisa em Literatura Popular-PPLP e o Programa de Pós-graduação em Letras-PPGL da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, têm a honra de comunicar a V. Sa  que  estão  abertas  as  inscrições  para  participar  do  Simpósio  Nacional  de  Literatura Popular-SINALP que acontecerá no período de 26 a 28 de outubro de 2016, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da referida Universidade.

TEMA: CULTURA POPULAR E COSMOPOLITISMO

O QUE É:

O SINALP objetiva aprofundar o conhecimento dos diferentes gêneros literários de expressão popular  que  vão  desde  as  narrativas  e  cantigas  orais  tradicionais  (o  conto,  o  romance,  as cantigas  de  roda,  de  ninar….),  às  pelejas  de  violeiros  e,  ainda,  aos  folhetos  de  cordel, modalidade  escrita  dessa  literatura.  Reúne  pesquisadores,  artistas  populares,  professores  e alunos  do  ensino  fundamental,  médio  e  superior  e  outros  interessados  em  cultura  popular. Estão previstas conferências, palestras, sessões de pôsteres, apresentações de poetas e grupos populares, além da outorga da Medalha PPLP a pesquisadores e poetas que se destacaram na difusão  e  preservação  dessa  forma  de  cultura.  Na  ocasião,  está  prevista  uma  homenagem especial: a posse do poeta popular — educador e filósofo — Luzimar MEDEIROS BRAGA, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel-ABLC. A cerimônia será presidida pelo poeta Gonçalo Ferreira, da ABLC.

EIXOS TEMÁTICOS

I Cordel em cena
II A oralidade das letras.
III Onde está o povo.

Acesse a Programação do SINALP.

VISITE NOSSO SITE E CONFIRA  www.amb2016.org

Profª. Drª Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista