Inicia a Formação Continuada do PNAIC, com a realização do Seminário Inicial para os Coordenadores Regionais e Locais provenientes de todos os 223 municípios paraibanos.

A abertura do evento será no auditório do Colégio Estadual da Prata em Campina Grande, às 9h, com a
presença da Secretária Executiva da Gestão Pedagógica do Estado RozianeMarinho Ribeiro.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do governo federal e começou em 2013, tendo como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Trata-se de um compromisso formal, assumido entre os entes federados e está presente em todos os estados brasileiros. Neste ano, numa parceria com o PNAIC e contando com a adesão de 219 municípios, o
Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, construiu uma proposta de contrapartida solidária, que se concretiza com o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA), que tem por objetivo focar na aprendizagem de Português e Matemática, no ciclo de Alfabetização, para reverter dados de avaliações externas, que apontam um baixo nível dos(as) alunos(as) em leitura, escrita e matemática.
Com um novo alcance em 2017, o PNAIC será desenvolvido durante 4 meses e envolverá:
1. Formação para organização de rotinas na perspectiva do letramento para
professores e coordenadores pedagógicos da Pré-Escola da Educação
Infantil;
2. Formação para viabilização dos Direitos e Objetivos de Aprendizagem
para professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do Ensino
Fundamental;
3. Formação para ampliação das habilidades em linguagem e em
matemática, dos alunos de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental com
letramento insuficiente do Programa Novo Mais Educação.

As formações serão realizadas em cinco (5) cidades: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Itaporanga e Cajazeiras. Foram constituídas 28 turmas, perfazendo um total de 700 formadores Locais, que serão multiplicadores nos municípios paraibanos.
A UFPB, com a ajuda de profissionais da UFCG e da UEPB, reinicia a intensa caminhada com o Estado e os Municípios através do PNAIC e do SOMA e reitera o desejo de contribuir para a mudança no interior de cada escola.
Evangelina Faria