Global Young Academy admite professora do CCHLA / UFPB

A professora Flávia Ferreira Pires do Departamento de Ciências Sociais do CCHLA/UFPB foi admitida no Global Young Academy, organização que faz parte da Academia Brasileira de Ciências, ala jovem, que tem como objetivo além de alargar o acesso à ciência, o diálogo interdisciplinar e propiciar que a ciência cumpra seu papel social . É a primeira vez que uma antropóloga brasileira é admitida. A admissão da professora representa uma grande conquista para as ciências brasileiras, especialmente a ciência feita no Nordeste Brasileiro, cuja representação no cenário nacional e internacional ainda faz-se precária.

A Paraíba vem vendo lócus de pesquisa da professora desde 1999, especialmente a cidade de Catingueira, no alto sertão. Suas pesquisas partem do ponto de vista das crianças para compreender grandes temas da atualidade como as religiosidades e a política. Pesquisadora Produtividade do CNPq desde 2012, a professora atua como professora permanente na Pós-Graduação em Sociologia/UFPB e na Pós-Graduação em Antropologia/UFPB.

Sobre a Global Young Academy

A Global Young Academy pretende tornar-se a voz de jovens cientistas em todo o mundo. Para realizar nossa visão, desenvolvemos, conectamos e mobilizamos novos talentos de seis continentes. Além disso, capacitamos os jovens pesquisadores a liderar o diálogo internacional, interdisciplinar e intergeracional com o objetivo de tornar a tomada de decisões global baseada em evidências e inclusiva.

O GYA fornece um ponto de reunião para notáveis jovens cientistas ​​de todo o mundo para se unirem para abordar temas de importância global. A partir de 2014, o GYA atingiu sua capacidade total com 200 membros: jovens cientistas líderes, tipicamente 3-10 anos após o seu doutorado, entre 30 a 40 anos de idade e nos estágios iniciais de suas carreiras universitárias. Os membros são selecionados por sua excelência científica e seu compromisso com o serviço, e atendem termos de cinco anos. Assim, a partir de 2017, o GYA conta com 134 ex-alunos além de seus 200 membros; juntos representando 70 países. A vitalidade desta organização global resulta da energia de seus membros, que são apaixonados pelo papel da ciência na criação de um mundo melhor.

Atividades realizadas As atividades da Global Young Academy se concentram na ciência e na política, no ambiente de pesquisa e na educação e divulgação científica. Os principais projetos emblemáticos da GYA incluem o projeto de pesquisa África do Estado Global dos Jovens Cientistas (GloSYS), a cooperação em programas de capacitação em África e ASEAN e o projeto emergente ‘In Risk and Refugee Scholar Membership Initiative’. O GYA também apóia o estabelecimento e a coordenação de Academias Nacionais Jovens em todo o mundo: ajudou a estabelecer National Young Academies no Egito, Filipinas, Japão, Zimbábue, África do Sul, Nigéria, Israel e Quênia, e coorganizou reuniões de jovens academias nacionais. Como a voz de jovens cientistas em todo o mundo, o GYA publica declarações sobre política científica internacional e o ambiente de pesquisa para pesquisadores de início a médio. A organização também mantém vínculos ativos com organizações científicas internacionais, incluindo o Conselho Consultivo Científico do Secretário Geral da ONU (até o final de 2016), a Parceria InterAcademy (IAP), o Centro Comum de Pesquisa da UE (CCI), o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) , e o Conselho Global de Pesquisa. Como parte de seu compromisso global, o GYA trabalha para reduzir o fosso de ciência entre países desenvolvidos e em desenvolvimento conectando jovens cientistas de diferentes países. Os membros da GYA acreditam que cientistas e pesquisadores precisam contribuir para a sociedade, além de seus próprios resultados de pesquisa. Pano de Fundo O GYA surgiu de discussões entre os principais cientistas jovens de todo o mundo, convocados pelo IAP para o Encontro Anual dos Novos Campeões do Fórum Econômico Mundial (reuniões “Summer Davos”) em 2008 e 2009. O GYA foi oficialmente fundado em fevereiro de 2010 , com suporte do IAP. Com a ajuda da Academia Nacional de Ciências de Leopoldina, da Academia de Ciências e Humanidades Berlim-Brandenburgo BBAW e da Junge Akademie de Berlim-Brandeburgo, o GYA recebeu financiamento inicial da Fundação Volkswagen. De 2011 a 2016, o GYA foi hospedado pelo BBAW em Berlim. Desde 2014, o Ministério Federal Alemão da Educação e da Investigação forneceu um generoso financiamento básico ao GYA. Para financiar as suas reuniões gerais anuais e outros projetos ampliados, o GYA também se beneficiou do financiamento por uma variedade de doadores e parceiros em todo o mundo. Em 2017, o GYA mudou-se para Halle (Saale) e está sendo hospedado pela Academia Nacional de Ciências da Leopoldina.