PROJETO ESQUADRÃO LEITURA

QUEM SOMOS?

Somos o Esquadrão Leitura. Um grupo composto pela professora da UFPB, Regina Baracuhy, que atua há mais de 25 anos no ensino da leitura e produção textual, e alunos-voluntários da Graduação do Curso de Letras. São eles: Lindemberg Chianca, Darcyanne Santos, Darlane Barbosa, Larissa Aragão, Maria Helena Lustosa, Matheus Vieira, Rayane Moura, Safira Santana, Severino da Silva e Thaiz Ribeiro.

Acreditamos que a leitura é uma ação cidadã, pois não serve apenas como veículo de informação, mas pode sobretudo transformar a realidade social, pois permite uma reflexão sobre o que se lê e o  contexto sócio-histórico em que o leitor se insere.

O QUE FAZEMOS?

Integramos um projeto que tem por finalidades:

1. Estimular o hábito da leitura na comunidade pessoense, através da doação de livros em espaços públicos;
  2. Divulgar a produção literária, com ênfase na que é feita por autores paraibanos (poesia, crônicas, contos, romances), mas também por autores nacionais e internacionais.
  3. Investigar os modos de leitura da comunidade pessoense.

COMO FUNCIONA?

Uma vez por mês, fazemos a coleta de livros no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (geralmente na primeira quarta-feira do mês), e no sábado subsequente, fazemos a doação dos livros arrecadados nas praças públicas da cidade, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e em vários outros espaços urbanos da cidade de João Pessoa.

A doação acontece em duas etapas da seguinte forma: primeiramente, deixamos os livros aleatoriamente em lugares de maior circulação e ficamos observando o comportamento das pessoas ao encontrá-los. São reações, ora de espanto, ora de prazer, ora de alegria, ora de surpresa, mas sempre de imensa satisfação por terem a oportunidade de descobrir um mundo novo através da leitura.

Em um segundo momento, abordamos os novos leitores, nos apresentamos e explicamos os objetivos do projeto, assim como pedimos a eles para olharem a filipeta que está no interior de cada livro e nos enviarem seus depoimentos sobre a experiência com o “novo amigo”.

Convidamos todos a curtirem nossa página no Facebook (facebook.com/esquadraoleitura) e no Instagram (@esquadraoleitura).

Quem quiser conhecer um pouco mais o nosso trabalho, pode acessar o nosso vídeo no YouTube (https://youtu.be/AxzXamqZ87Y) e enviar sugestões para o nosso e-mail: projetoesquadraoleitura@gmail.com

Sejam todos bem vindos ao mundo da leitura!

IMPORTANTE:

Esse mês, excepcionalmente, faremos a coleta de livros para doação, na próxima sexta (dia 20/04), na Praça de Alegria do CCHLA, das 8 ao meio-dia.