CICLO DE FILMES SOBRE CINEMA FRANCÓFONO EXIBE “NOITES SEM DORMIR” DE CLAIRE DENIS

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral

O projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” dá seguimento às suas atividades na próxima quinta-feira, 20 de setembro com o filme “Noites sem dormir” (“J’ai pas sommeil”, França, 1993) da cineasta francesa Claire Denis. Com horário de início previsto para 16h, no Cine Aruanda, a exibição será seguida por debate com Aécio Amaral, Professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais (CCHLA/UFPB) e coordenador do projeto, e Daniel Antiquera, Professor do Departamento de Relações Internacionais (CCSA/UFPB) e coordenador do Soy Loco por Ti America Cineclube. O debate será mediado pelo cineasta e graduando em Ciências Sociais (UFPB) Edmilson Gomes Jr.

Ciclo de Estudos – De modo paralelo, acontecem sessões de estudos que, junto às exibições dos filmes enriquecem as discussões com contribuições teóricas. A próxima sessão acontecerá no dia 24 de setembro (segunda-feira) das 15h às 17h na Sala 402 do CCHLA.  O encontro será facilitado por Miqueli Michetti, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, e Marine Nora, da Assessoria de Assuntos Internacionais e do programa Francês sem Fronteiras/UFPB), que refletirão sobre textos da área de Sociologia da Cultura voltdos para questões concernentes a Universalismo, diversidade e hibridismo. A sessão será mediada por Natanael Alencar (Ciências Sociais/UFPB). Para ter acesso aos textos que subsidiarão a sessão, basta entrar em contato com o email: gets.dcsufpb@gmail.com .

O Projeto de Extensão “Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono” é realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS/UFPB) e o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, Idioma sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, Cinemateca da França/Embaixada da França / InstitutFrançais e Alliance Française. O mesmo se direciona a professores de Sociologia e Filosofia no ensino médio da rede pública estadual, além de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de humanidades e artes da UFPB, acesso aos eventos é gratuito.

Para aqueles que desejarem certificação, ainda seguem abertas as inscrições das duas atividades do projeto tanto para membros internos quanto externos à UFPB e podem ser feitas pelo endereço (https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf).

O link também dá acesso a informações sobre as programações das duas atividades

 

AGENDA

Ciclo de filmes e debates “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais no cinema francófono”

Data: 20 de setembro | Local: Cine Aruanda (CCTA) |Hora: 16h
Filme: “Noites sem dormir” [“J’ai pas sommeil”], Claire Denis, França, 1993, 110′, cor, 35mm
Sinopse: Jovem mulher deixa tudo em sua terra natal, a Lituânia, e chega a Paris com a firme intenção de ser descoberta por um diretor de teatro. Em busca de um pouco de dinheiro ela atravessa o 18º distrito, bairro onde anda um assassino de velhinhas.

Debatedores: Aécio Amaral (GETS e DCS-UFPB) e Daniel Antiquera (DRI-UFPB)
Mediador: Edmilson Gomes Jr. (Cineasta e Ciências Sociais/UFPB)

 

Ciclo de estudos “Estética, poder e relações inerculturais”

Data: 24 de setembro | Local: Sala 402 (CChla) |Hora: Das 15h às 17h
Leitura obrigatória: ORTIZ, Renato. Universalismo e diversidade. Contradições da modernidade-mundo. São Paulo: Boitempo, 2015. [Apresentação e cap. 1, 3 e 4]
Leitura complementar: CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008. [Entrada e Introdução – edição 2001]

Facilitadoras: Marine Nora (Assessoria de Assuntos Internacionais e Francês sem Fronteiras/UFPB) e Miqueli Michetti (PPGS/UFPB)
Mediador: Natanael Alencar (Ciências Sociais/UFPB)

Mais informações: gets.dcsufpb@gmail.com
(83) 99609-3282