PROJETO CINEMA FRANCÓFONO PROMOVE EXIBIÇÃO, DEBATE E LANÇAMENTO DE LIVRO NA UFPB

| Atividades acontecem no Cine Aruanda (CCTA) |

| Evento é gratuito e aberto ao público em geral |

Em sua sétima sessão, o projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” apresenta o filme “Léon Morin – O Padre” [Léon Morin, prêtre/ França, 1961] dirigido por Jean-Pierre Melville. A exibição acontece no dia 04 de outubro (quinta-feira) às 16h, no Cine Aruanda (CCTA/UFPB). A sessão será seguida de debate com Caroline Oliveira (realizadora e produtora de cinema e artes visuais, PB) e Francis Vogner dos Reis (crítico de cinema, curador e roteirista, SP), com mediação do crítico, filósofo e tradutor pernambucano Luiz Soares Júnior.

Tendo iniciado no primeiro semestre do ano, o projeto vem se conduzindo em duas frentes inter-relacionadas. De um lado as exibições do ciclo de filmes e debates como dispositivo gerador de questionamentos e problematizações; de outro o ciclo de leitura, que acresce discussões teóricas à experiência estética, possibilitando assim caminhos de compreensão da contemporaneidade com base na interface entre estética, poder e interculturalidade. Desde o início o projeto conta com a contribuição de especialistas de diversos campos, entre cineastas, professores, pesquisadores e críticos de cinema.

Lançamento de livro –  Logo após o debate será lançado o livro “De forças e de fantasmas: o demoníaco no cinema clássico”, de Luiz Soares Júnior (Ed. Cajuína, 2018), apresentado por Francis Vogner dos Reis.

Realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS/UFPB) e pelo Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, o Projeto de Extensão “Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono” acontece em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais/UFPB, Idioma sem Fronteiras/UFPB, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, Cinemateca da França/Embaixada da França / InstitutFrançais e Alliance Française.

Inscrição: ainda seguem abertas as inscrições das duas atividades do projeto tanto para membros internos quanto externos à UFPB e podem ser feitas pelo endereço(https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf).

 

AGENDA

 

Ciclo de filmes e debates “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais no cinema francófono”

Data: 04 de outubro | Local: Cine Aruanda (CCTA) |Hora: 16h
Filme: “Léon Morin – O Padre” [Léon Morin, prêtre] Jean-Pierre Melville, França, 1961, 130′, pb, 35mm
Sinopse: Adaptado da obra de Béatrix Beck, o diálogo entre um homem de fé e uma mulher convencida pelo compromisso político, ambos incomodados com seus sentimentos. Como um intenso face a face entre Céu e Terra, Melville oferece um Belmondo magnífico, em um dos papéis mais surpreendentes de sua carreira.
Debatedores: Caroline Oliveira (realizadora e produtora de cinema e artes visuais, PB) e Francis Vogner dos Reis (crítico, curador e roteirista, SP)
Mediador: Luiz Soares Júnior (crítico, PE)

Lançamento de livro (19h30) Ciclo de estudos “Estética, poder e relações inerculturais”

Data: 04 de outubro | Local: Cine Aruanda (CCTA) | Hora: 19h30

Lançamento do livro “De forças e de fantasmas: o demoníaco no cinema clássico”, de Luiz Soares Júnior (Ed. Cajuína, 2018).

Apresentação: Francis Vogner dos Reis (crítico, curador e roteirista) 

Mais informações: gets.dcsufpb@gmail.com  (83) 99609-3282