VII Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais do Nordeste

O VII Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais do Nordeste ocorrerá de 06 á 09 de Setembro em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba – campus I, uma realização do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Florestan Fernandes da UFPB, gestão Sinergia.

Durante o XXXII ENECS, em Brasília (DF), foi proporcionado em uma de suas atividades, o encontro das escolas  presentes do NE no evento, para o apontamento de questões pertinentes da região, a discussão de pautas e o encaminhamento das demandas avaliadas em grupo. Partindo disto, a necessidade de um debate maior envolvendo a realidade nordestina do estudante de Ciências Sociais foi destaque na discussão desenvolvida, revelando-se a importância desta temática.

O Brasil possui uma historicidade marcada por desigualdades, consequentemente, possui um modelo de desenvolvimento que não leva em consideração os diferentes contextos sociais que suas cinco regiões estão inseridas, gerando um contraste de realidades entre os níveis estruturais das múltiplas regiões do país e uma disparidade de experiências, condições, e lutas enfrentadas.

Com o reconhecimento dessa desigualdade e da forte influência que ela exerce nos caminhos que percorrem a formação, a vivência e a atuação dos envolvidos com os estudos, pesquisas e práticas das Ciências Sociais, fica infundada a compreensão das Ciências Sociais de forma generalizada, é preciso uma diferenciação na análise e discussão quando se observa o papel que as Ciências Sociais executam e as questões que se deparam, sendo estas, variadas de acordo com a realidade enfrentada pela área de atuação das Ciências Sociais na circunstancias inseridas.

É pensando nessa multiplicidade e na importância do debate sobre as especificidades que nos envolvem, que o IV ERECS NE, aborda em sua temática “A realidade do estudante de Ciências Sociais no Nordeste” a fim de discutir quem somos, como atuamos, o que enfrentamos, e o que nos diferencia das demais regiões brasileiras.

Link do evento: