CINEMA FRANCÓFONO ENCERRA O ANO COM DOCUMENTÁRIO DE RAOUL PECK SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO CONGO

Documentário “Lumumba, a morte do profeta” será exibido gratuitamente no Cine Aruanda, seguido de debate com pesquisadores.

Em sua décima e última sessão, o projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” apresenta o filme “Lumumba, a morte do profeta” [Lumumba, la mort du prophète/ (Alemanha, França, Suíça, 1992] dirigido pelo cineasta Raoul Peck. A sessão será às 16h desta quinta, 13 de dezembro, no Cine Aruanda (CCTA/UFPB), seguida de debate com Isabella Valle (professora do Dept. de Comunicação da UFPB, fotógrafa, comunicóloga e produtora cultural) e Serge Katembera (doutorando em Sociologia pela UFPB e membro da rede Mondoblog.org da Radio France Internationale – RFI), com mediação de Aécio Amaral (coordenador do projeto e professor do Dept. de Ciências Sociais da UFPB).

Mais conhecido pelos recentes “Eu não sou seu negro” (2016) e “O jovem Karl Marx” (2018), o cineasta haitiano Raoul Peck já vinha de uma carreira de curtas documentais com temática político-sociais nos anos 1980 quando realizou seu primeiro longa, a ficção “Haitian Corner” (1988). Em 1992 lança seu segundo longa, o documentário “Lumumba, a morte do profeta”, onde conta a história de Patrice Lumumba, fundador do Movimento Nacional Congolês, primeiro-ministro em 1960, quando o Congo conquistou a independência e logo depois vítima de um golpe de estado impetrado pelo seu vice, Mobutu. Tendo vivido pessoalmente este episódio em sua juventude, trata-se também de uma narrativa pessoal que inclui reflexões sobre o discurso da África pós-colonial e sobre o poder da imagem – ou de sua ausência.

Lançado no dia 7 de maio, o projeto “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” viabilizou discussões riquíssimas tanto a partir de sessões de cinema seguidas de debates como também de sessões de estudos. Nas primeiras exibições, por ocasião do cinquentenário do Maio de 68, os filmes e discussões escolhidos privilegiaram este acontecimento emblemático, seguindo-se de sessões que abordaram os mais variados temas como questões racias, imigração e multiculturalismo, buscando sempre a interface com a contemporaneidade. Chris Marker, Agnès Varda, Jean Rouch, Jean Vigo e Claire Denis foram alguns dos diretores que tiveram suas obras escolhidos pela curadoria para compor o projeto.

De modo paralelo, também ocorreram sessões de estudos que municiaram a recepção dos filmes da mostra com discussões teóricas, propondo o exercício de, a partir dos autores, revisitar os filmes do ciclo de exibições e conectar reflexões da atualidade sobre a ótica da estética, do poder e da interculturalidade.  Gilles Deleuze, Jacques Rancière, André Bazin e Renato Ortiz foram alguns dos autores estudados para embasar as discussões.

O projeto é realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS/UFPB) e o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, Idioma sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, Cinemateca da França/Embaixada da França / InstitutFrançais e Alliance Française. Reafirmando a disposição de partir do cinema como dispositivo gerador de problematizações e contando com a atenção dedicada de especialistas do campo da arte e humanidades, o projeto destacou-se como ação relevante na área de extensão sendo um dos vencedores do Prêmio Elo Cidadão 2018 concedido pela PRAC (Pro-Reitoria de Assuntos Comunitários).

AGENDA

 Ciclo de exibição e debate (Sessão 10)

Data: 13 de dezembro de 2018 | Local: Cine Aruanda, CCTA |Hora: 16h

Filme: Lumumba, a morte do profeta [Lumumba, la mort du prophète] | Raoul Peck | França, 1992 |  69′, cor

Sinopse: Retrato de Patrice Lumumba, fundador do Movimento Nacional Congolês, primeiro-ministro em 1960, quando o Congo conquistou a independência e logo depois vítima de um golpe de estado impetrado pelo seu vice, Mobutu. Enquanto conta esta história, Raoul Peck elabora uma reflexão pessoal sobre o poder da imagem – ou de sua ausência.

Debatedores: Isabella Valle (professora, fotógrafa, comunicóloga e produtora cultural) e Serge Katembera (doutorando em Sociologia pela UFPB e membro da rede de blogueiros Mondoblog.org da Radio France Internationale – RFI)

Mediação: Aécio Amaral (coordenador do projeto e professor do Dept. de Ciências Sociais da UFPB).

Perfil dos debatedores:

Isabella Valle é fotógrafa, comunicóloga, produtora cultural, pesquisadora e professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas nos cursos de Cinema e Audiovisual e Rádio, TV e Internet. Tem mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, e doutorado em Comunicação pela UFPE. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo também pela UFPE. Estudou cinema na Facultad de Comunicación Audiovisual na Universidad de Sevilla (Espanha) em 2006-2007, e é colaboradora do Laboratoire Arts des Images et Art Contemporain na Université Paris 8 (França), onde foi pesquisadora convidada em 2015-2016 e participa da cooperativa de pesquisa R.E.T.I.N.A. (Pesquisas Estéticas e Teóricas sobre as Imagens Novas e Antigas), coordenado por François Soulages. Atuou como repórter fotográfica do Jornal do Commercio (JC) entre 2008 e 2009 e é fotógrafa independente. Ministra cursos livres sobre imagem.

Serge Katembera possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Atualmente é doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFPB. Pesquisa a influência das Novas Tecnologias da Informação (NTICs) na democratização da África francófona. Membro da rede de blogueiros Mondoblog.org da Radio France Internationale (RFI).

Informações: gets.dcsufpb@gmail.com

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