” Projeto Cuidar-se/COEP/PRAC/UFPB, convida para o lançamento do livro do autor Adilson Marques

Oficina de TVI/Meditação Integrativa com distribuição do livro “A prática da meditação integrativa na terceira idade: um estudo sobre educação popular e saúde”, de Adilson Marques

Fruto da pesquisa de pós-doutorado, realizada na UFSCar, entre os anos de 2015 e 2016, o livro aborda a criação da Terapia Vibracional Integrativa (TVI), particularmente da Meditação Integrativa, uma das técnicas que compõe a TVI, na ONG Círculo de São Francisco, na cidade de São Carlos/SP, a partir das referências teóricas da Educação Popular freireana e sua prática junto a um grupo de idosos entre os anos de 2007 e 2015. Uma versão da pesquisa foi publicada pelo projeto VEPOP/SUS, parceria entre a UFPB e o Ministério da Saúde, em 2018.

A Terapia Vibracional Integrativa (TVI) reúne técnicas de imposição de mãos, chi Kung e meditações guiadas espiritualistas. Foi sistematizada entre os anos de 2001 e 2003 e é similar ao Reiki, Johrey, Cura Prânica e outras, mas com suas próprias especificidades. Desde 2003 é ensinada gratuitamente, no Brasil e em Portugal, com mais de sete mil pessoas capacitadas para utilizar as técnicas. Sua difusão é realizada pela ONG Círculo de São Francisco, criada em 2003 para essa finalidade.” O evento acontecerá na Capela Ecumênica UFPB, campus I, às 14:00.