Você está aqui: Página Inicial > Coleções > Vídeos
conteúdo

Vídeos

por mateus publicado 09/04/2019 13h35, última modificação 27/05/2019 15h49
NuSeampo por CCHLA — última modificação 27/05/2019 15h49
Narrativas Em Cordel - Departamento de Mídias Digitais - UFPB por CCHLA — última modificação 27/05/2019 15h49

O presente projeto pretende analisar, por meio de uma ação teórico prática como a narrativa e arte em cordel pode atuar como uma estratégia complementar na formação cidadã para crianças em comunidades periféricas. Com base nos estudos de Oswaldo Trigueiro, Joseph Luyten e Waldomiro Vergueiro, entendemos que a linguagem da literatura em cordel, da qual a oralidade, a métrica, rima, a linguagem verbal e não verbal pode ser um meio de propiciar jovens e adolescentes em comunidade perféricas a possibilidade de se expressar artísticamente e refletir acerca de suas ideias, compreensão de mundo e seu papel enquanto cidadão. O projeto se divide em treinamento oferecido por Docentes e Técnicos da Universidade Federal da Paraíba para Professores Facilitadores do Projeto Atitude, situado no Bairro São José, oficina, sensibilização e produção para os alunos presentes no projeto e retorno aos alunos com a confecção e editoração de um livro com os cordéis e ilustrações produzidas pelos alunos do projeto.

EFOPLI - Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa - UFPB por CCHLA — última modificação 27/05/2019 15h49

O projeto de extensão “EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (ANO 3)”, da UFPB, tem como objetivo dar seguimento, pelo terceiro ano consecutivo, a ações que focalizam o desenvolvimento linguístico, metodológico, acadêmico, pessoal e profissional de docentes de língua inglesa (em formação inicial e continuada), em uma perspectiva de ensino crítico de línguas, objetivando o fortalecimento dessa comunidade de profissionais na Paraíba e do ensino de língua inglesa em contexto de escola pública. O projeto oferta encontros, oficinas, atividades e eventos, buscando envolver a comunidade de professores de inglês de forma ampla. Por essa razão, participam do EFOPLI estudantes de Letras Inglês (professores em formação inicial), professores da rede de ensino regular, estudantes da Pós-Graduação em Linguística, professores da UFPB, além de colaboradores externos vinculados a escolas e universidades na Paraíba, em outros Estados e em outros países, em um trabalho colaborativo e interdisciplinar.

Intervenções cognitivo-comportamentais - Departamento de Psicologia - UFPB por CCHLA — última modificação 27/05/2019 15h49

A ansiedade caracteriza-se como um fator importante na sobrevivência e adaptação. Entretanto, quando em níveis elevados, caracteriza-se por seus efeitos deficitários no desempenho de atividades. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma modalidade eficaz para o tratamento da ansiedade como uma terapia de primeira linha ou como um tratamento combinado com a terapia farmacológica. Possui boa resposta de curto e de longo prazos para os sintomas nucleares e residuais da ansiedade. A TCC é tipicamente um tratamento breve, com sessões estruturadas e objetivos claros a serem atingidos. O tratamento na ansiedade pressupõe a correção dos pensamentos catastróficos que pioram os sintomas de ansiedade. Por meio de estratégias cognitivas e comportamentais visa auxiliar na qualidade de vida. Novos protocolos tais como a TCC com base na Internet e a TCC intensiva (dois dias), têm sido testadas e apresentam desfechos favoráveis. Assim, novas estratégias de tratamentos que combinem técnicas convencionais e da nova geração de TCCs são promissores para estender os ganhos do tratamento.Nesta perspectiva este projeto tem por objetivo realizar intervenções cognitivo – comportamentais baseadas em evidências no manejo da ansiedade em adultos. Será utilizado um protocolo que consistirá em 6 encontros semanais, no formato individual, de 50 minutos de duração e uma sessão de follow- up após três meses. Serão utilizadas intervenções especificas tradicionais e de terceira geração de TCC baseadas em evidencias em cada sessão, incluindo psicoeducação sobre TCC e ansiedade, mindfulness, regulação emocional, estratégias da terapia de aceitação e compromisso e solução de problemas. Será realizado avaliação pré e pós intervenção. Discute-se a adequação desta modalidade de atendimento, temas, conteúdos abordados e metodologia adotada para o desenvolvimento da intervenção. Acredita-se que este modelo de atendimento caracteriza-se como uma importante estratégia para o manejo de ansiedade e poderá trazer benefícios na qualidade de vida dos pacientes. O desenvolvimento, utilização e detalhamento da intervenção pode permitir ainda sua replicação por outros profissionais.