Você está aqui: Página Inicial > Contents > Editais e Seleções > UFPB oferta 485 vagas em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância

publicado: 11/11/2022 09h23, última modificação: 11/11/2022 09h23

A Pró-Reitoria de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou nesta segunda-feira (07) o edital nº 1026/2022 de processo seletivo para ingresso nas graduações na modalidade de ensino a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Estão sendo ofertadas 485 vagas para cursos a serem iniciados no semestre letivo 2023.1, cuja previsão de início é 24 de julho de 2023. O edital contempla vagas para cursos de 07 licenciaturas: Letras Libras, Pedagogia, Ciências Agrárias, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, e Matemática.

De acordo com o edital as vagas estão distribuídas entre os polos nas cidades de Alagoa Grande, Conde, Duas Estradas, Itaporanga, Lucena, Mari, Pitimbu, Santa Luzia, Taperoá, Cuité de Mamanguape, João Pessoa, Araruna e Livramento.

As inscrições podem ser realizadas a partir das 09h do dia 10 de novembro, seguindo até 1º de dezembro, exclusivamente pelo Sistema Integrado em Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na área de Processos Seletivos, mediante cadastro com login e senha.

Para realização da inscrição é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$40. É possível pleitear a isenção da taxa de inscrição caso o candidato seja hipossuficiente de recursos financeiros, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e do Decreto Federal nº 6.593, de 02 de outubro de 2008; tenha concluído o Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino, ou seja doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

A solicitação de isenção pode ser realizada no período de 10 a 16 de novembro, no mesmo sistema de inscrição, sendo necessário anexar documentação comprobatória requisitada no edital.

Os candidatos devem estar atentos no momento da inscrição para selecionar o curso pretendido, levando em consideração o polo de oferta, pois as vagas dos cursos estão destinadas por polo que o identifica, mesmo os cursos tendo idêntica nomenclatura.

Podem participar da seleção candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. A ocupação das vagas oferecidas em cada curso e em cada polo será realizada de acordo com a escolha do candidato para as seguintes modalidades: por ampla concorrência; para professores da rede básica de ensino que não possuem formação na área em que atuam; e por reserva de vagas.

As vagas reservadas destinam-se a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas da rede pública, ou que tenham obtido certificado de conclusão de Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Dentre as vagas reservadas 50% serão destinadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta, haverá ainda vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, além de pessoas com deficiência e demais egressos da rede pública de ensino.

O cronograma da seleção, a documentação necessária para a inscrição nas diferentes modalidades de vagas e reserva de vagas, e a quantidade de vagas por grupo de concorrência e polo estão disponíveis no edital.

A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para ocorrer a partir do dia 20 de dezembro nos endereços eletrônicos www.sead.ufpb.br e www.prg.ufpb.br. Para esclarecimento de dúvidas exclusivamente relacionadas ao processo seletivo os candidatos poderão entrar em contato pelo endereço eletrônico uab@sead.ufpb.br.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB