Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 7ª SESSÃO DO CICLO DE FILMES SOBRE CINEMA FRANCÓFONO EXIBE “ A GRANDE ILUSÃO” DE JEAN RENOIR
conteúdo

Notícias

7ª SESSÃO DO CICLO DE FILMES SOBRE CINEMA FRANCÓFONO EXIBE “ A GRANDE ILUSÃO” DE JEAN RENOIR

publicado: 29/10/2019 11h14, última modificação: 29/10/2019 11h14

O projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” exibirá ‘’A grande ilusão’’ (“La grande illusion’’, França, 1937) nesta quinta-feira, 31 de outubro, do  cineasta Jean Renoir, com horário de início previsto para 17h, no pátio do IFPB Jaguaribe, a exibição será seguida por debate com  João Batista de Brito, professor aposentado de literatura anglo-americana no curso de graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, e de teoria do texto poético na pós-graduação. O debate será mediado por André Dib, jornalista, pesquisador, crítico de cinema, mestrando em Comunicação pela UFPB e co-coordenador do projeto.

O Projeto de Extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é uma promoção do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq e DCS/UFPB) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, em parceria com Associação de Professores de Francês da Paraíba – APFPB, IFPB Jaguaribe, Embaixada da França no Brasil/INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine; Idioma Sem Fronteira - Francês; Departamento de Mediações Interculturais da UFPB; com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. A proposta original do projeto reafirma a disposição de partir do cinema como veículo catalisador de problematizações, contando com a atenção dedicada de especialistas do campo da arte e das ciências sociais, bem como do público participante.

 A certificação de participação nas duas atividades (mostra de filmes e minicurso) para membros internos e externos à UFPB e IFPB serão feitas via lista de presença, sem necessidade de inscrição prévia. O certificado só será emitido com o preenchimento do requisito de 70% de frequência.

 Serviço 

La grande illusion / A grande ilusão (França, 1937, 114 min) de Jean Renoir

Quando: Quinta-feira, 31 de outubro, às 17h; 

Onde: Pátio IFPB Jaguaribe (Avenida 1º de Maio - Jaguaribe)

Informações: projetocinemafrancofono@gmail.com  

Entrada franca 

 
PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Quinta-feira, 31 de outubro, 17h

 

Título: La grande illusion/ A grande ilusão

(França, 1937, 114’)

Direção: Jean Renoir

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, dois soldados franceses acabam aprisionados em um campo de prisioneiros na fronteira franco-alemã, depois de algumas tentativas frustradas de fuga, a situação piora quando são enviados para um forte que parece impossível de escapar.

Debatedor: Professor aposentado de literatura anglo-americana no curso de graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, e de teoria do texto poético na pós-graduação, onde desenvolveu linha de pesquisa sobre o estudo da poesia. Mestre em literatura inglesa (“Polifonia e carnavalização em Shakespeare”, 1979) e doutor em literatura brasileira (“Signo e imagem em Castro Pinto”, 1995). Foi bolsista Fulbright na Universidade de Indiana, Estados Unidos, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre a poesia americana moderna, com concentração em E. E. Cummings. Crítico cinematográfico, colunista no “Correio das Artes” (coluna “Imagens Amadas”) e no jornal “Contraponto”, (coluna “Janela Indiscreta”). Mantém o blog IMAGENS AMADAS, que alimenta semanalmente com posts sobre cinema e literatura. Autor dos livros “Poesia e leitura: os percursos do gozo” (Funesc, 1989), “Signo e imagem em Castro Pinto” (Editora da UFPB, 1995), “Imagens amadas” (Ateliê Editorial, 1995), “Passou no Bangüê: ensaios de cinema” (Funesc, 1996), “Leituras poéticas” (Memorial da América Latina, 1997), “Um beijo é só um beijo: minicontos para cinéfilos” (Manufatura, 2002), “Literatura no cinema” (Unimarco, 2006) e “Hollywood em outras línguas – a tradução de títulos de filmes e seus problemas” (Editora da UFPB, 2009).

Mediador: André Dib, jornalista, pesquisador, crítico de cinema e mestrando em Comunicação pela UFPB.