Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Celebração de 25 anos de PLEI com 3 aulas-abertas ministradas por proeminentes professores
conteúdo

Notícias

Celebração de 25 anos de PLEI com 3 aulas-abertas ministradas por proeminentes professores

publicado: 10/11/2023 08h08, última modificação: 10/11/2023 08h09

O Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) atua no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, realizando ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas a acolher estudantes estrangeiros intercambistas e da comunidade externa que buscam aprender a língua e a cultura brasileira. É por meio do PLEI que, muitas vezes, os estrangeiros conseguem atendimento para suas demandas de inserção social, acadêmica, econômica, política e cidadã no contexto da nova vida, dada a migração para vivência no contexto brasileiro. Logo, é também no PLEI que outro pilar da UFPB ganha potência, a saber, a Internacionalização.

Embora haja um recorte histórico com certas lacunas de registro oficial, ao recorrermos às Atas de Reuniões Departamentais do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), ao qual o PLEI foi vinculado em sua origem, encontra-se um registro do nome do projeto PLEI tal como o conhecemos hoje: isso se deu em 1998. Outro marco histórico significativo para as questões atinentes à área de português para estrangeiros é o fato de o PLEI ser Posto Aplicador do Exame Celpe-Bras desde 1999, segundo ano de aplicação do exame que é o único certificado oficial de proficiência reconhecido pelo governo brasileiro.

Assim sendo, com esse evento de celebração aos 25 anos do PLEI-DLPL-CCHLA-UFPB objetiva-se aprofundar uma das marcas do programa: a promoção da área do Português Língua Estrangeira (PLE) e a formação de professores/as que atuam nessa área desde o contexto da UFPB para o mundo.

Esse evento on-line contará com 3 aulas-abertas ministradas por proeminentes professores/as expoentes da área de português para estrangeiros da academia brasileira. Serão tardes de muita aprendizagem e trocas significativas para alunos e alunas de Letras da UFPB e demais interessado(a)s que façam inscrição no evento geral e nos eventos associados.

O Cronograma de ações, prevê:

 

Aula-palestra 1: Educação Linguística Intercultural: dinâmicas e desafios para a área de PLE/PLA, a ser proferida em 16 de novembro de 2023 pela Profa. Dra. Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA);

https://drive.google.com/file/d/1OWtq317vzMifL5JKNzgM06wiWsBeubRP/view?usp=sharing 

 

Aula-palestra 2: O Exame Celpe-Bras: histórico, construto e efeitos retroativos, a ser proferida em 23 de novembro de 2023 pela profa. Dra. Matilde Virgínia Scaramucci da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

https://drive.google.com/file/d/13f2DqeVm7iREghrqDy230eZVuS-MBjHE/view?usp=sharing

 

Aula-palestra 3: Contextos e vertentes no ensino de português para estrangeiros: um olhar a partir de propostas curriculares do Itamaraty para promoção da língua e da cultura, a ser proferida em 30 de novembro de 2023 pelo prof. Dr. Nelson Viana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

https://drive.google.com/file/d/1R9F8aj71h5PQPZkAvh-OKaEPVOufwgCC/view?usp=sharing

 

Aguardamos a sua inscrição! 

Observação: Para o caso de algum problema na inscrição, sugerimos leitura atenta do breve tutorial disponível no link: 

https://drive.google.com/file/d/1al_VUokYA-Kf_7z03hXw6iQjgvijGroQ/view?usp=sharing

Caso os problemas persistam, fazer contato.

Para mais informações consulte o link do SIGEeventos

ASCOM/CCHLA/UFPB