Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CICLO DE FILMES SOBRE CINEMA FRANCÓFONO EXIBE “NOITES SEM DORMIR” DE CLAIRE DENIS
conteúdo

Notícias

CICLO DE FILMES SOBRE CINEMA FRANCÓFONO EXIBE “NOITES SEM DORMIR” DE CLAIRE DENIS

publicado: 22/10/2019 08h50, última modificação: 22/10/2019 08h50

Projeto de extensão Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais tem em sua sexta exibição o filme “Noites sem dormir”, de Claire Denis; acesso aos eventos é gratuito, e aberto para o público em geral

O projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” dá seguimento às suas atividades na próxima quinta-feira, 24 de outubro com o filme "Noites sem dormir" ("J'ai pas sommeil", França, 1993) da cineasta francesa Claire Denis. Com horário de início previsto para 18h, no auditório José Marques do IFPB Jaguaribe, a exibição será seguida por debate com Daniel Antiquera, Professor do Departamento de Relações Internacionais (CCSA/UFPB) e coordenador do Soy Loco por Ti America Cineclube.  O debate será mediado por Aécio Amaral, Professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais (CCHLA/UFPB) e coordenador do projeto.

O Projeto de Extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é uma promoção do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq e DCS/UFPB) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, em parceria com Associação de Professores de Francês da Paraíba – APFPB, IFPB Jaguaribe, Embaixada da França no Brasil/INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine; Idioma Sem Fronteira - Francês; Departamento de Mediações Interculturais da UFPB; com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. A proposta original do projeto reafirma a disposição de partir do cinema como veículo catalisador de problematizações, contando com a atenção dedicada de especialistas do campo da arte e das ciências sociais, bem como do público participante.

 A certificação de participação nas duas atividades (mostra de filmes e minicurso) para membros internos e externos à UFPB e IFPB serão feitas via lista de presença, sem necessidade de inscrição prévia. O certificado só será emitido com o preenchimento do requisito de 70% de frequência.

 

Serviço 

J’ai pas sommeil / Noites sem dormir (França, 1993, 110 min) de Claire Denis

Quando: Quinta-feira, 24 de outubro, às 18h;  

Onde: Auditório José Marques, IFPB Jaguaribe (Avenida 1º de Maio - Jaguaribe)

Informações: projetocinemafrancofono@gmail.com  

Entrada franca

 

Quinta-feira, 24 de outubro, 18h

Título: J'ai pas sommeil / Noites sem dormir
(França, 1993, 110’, cor, 35mm)
Direção: Claire Denis
Sinopse: Jovem mulher deixa tudo em sua terra natal, a Lituânia, e chega a Paris com a firme intenção de ser descoberta por um diretor de teatro. Em busca de um pouco de dinheiro ela atravessa o 18o distrito, bairro onde anda um assassino de velhinhas.

Debatedor: Daniel Antiquera é Professor do Departamento de Relações Internacionais (CCSA/UFPB), coordenador do projeto de extensão Soy Loco por Ti America Cineclube e do grupo de pesquisa Revoluções e Contra Revoluções na América Latina. Membro do Coletivo Representativo da(o)s Docentes em Luta da UFPB (CORDEL). Formado em ciências sociais (PUC-SP) e direito (USP), mestrado em relações internacionais (UNICAMP) e doutorando em ciência política (UNICAMP).

Mediador: Aécio Amaral, coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPB.