Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro na UFPB fortalece diálogo entre professores de inglês da Paraíba

Encontro na UFPB fortalece diálogo entre professores de inglês da Paraíba

publicado: 12/06/2019 12h35, última modificação: 12/06/2019 12h35

O Programa de Extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) realizou um evento que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB) no sábado (8) com o tema “Building Communities of Learners: in the classroom and beyond”.

O evento reuniu 80 participantes, professores de inglês de diversas escolas públicas e privadas da Paraíba, além de estudantes de Letras, vindos de 17 municípios da Paraíba, entre eles, João Pessoa,  Cabedelo, Picuí, Campina Grande, Solânea, Serra da Raiz, Marcação, Patos, Nazarezinho, Cajazeiras, entre outros.

Segundo a coordenadora geral do EFOPLI, professora Mariana Pérez (DLEM), o evento cumpriu seu propósito de reunir professores de inglês e estudantes de Letras de diferentes lugares da Paraíba para o fortalecimento do diálogo entre esses docentes e parceiros internacionais, abrindo um espaço para a troca de experiências e desenvolvimento profissional.

A programação contou com três palestras. A primeira palestra, ministrada pela professora Mariana Pérez, buscou apresentar aos professores a importância às comunidades de prática para o desenvolvimento profissional, especificando as ações do EFOPLI, o potencial de empoderamento docente do programa, além da apresentação da Associação de Professores de Inglês da Paraíba, o Braztesol Paraíba Chapter, que abrirá eleições para renovar seu quadro dirigente em breve.

As duas outras palestras foram ministradas por profissionais parceiras internacionais do EFOPLI.  Jennifer Uhler, Diretora Geral dos programas de inglês Embaixada Americana (RELOBrazil), que esteve na UFPB pela primeira vez, falou sobre a importância da autonomia para estudantes de professores, na sua palestra intitulada “Learner and Teacher Autonomy: Beyond the four walls.  Chloe Bellows, que está na UFPB através do Programa de Fellows da Missão Diplomática americana em parceria com o EFOPLI, desde março, compartilhou experiências relacionadas à publicação da escrita de estudantes em sala de aula de inglês, em sua palestra: “Celebrating student voices: publishing a community of writers”.

Mais informações sobre as ações do EFOPLI podem ser encontradas nas redes sociais do programa: Facebook e @efopliufpb (Instagram).