Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fórum de Extensão do CCHLA recebe os Comitês de Ação e Solidariedade da UFPB – CASU
conteúdo

Notícias

Fórum de Extensão do CCHLA recebe os Comitês de Ação e Solidariedade da UFPB – CASU

publicado: 21/09/2020 15h41, última modificação: 21/09/2020 15h41

Graves quadros de sofrimento psíquico; agravamento de condições socioeconômicas (incluindo fome); acúmulo de responsabilidade por cuidados domésticos, incluindo o cuidado da casa, de crianças, idosos e pessoas doentes;  mães jovens e sozinhas com crianças pequenas, tendo que trabalhar e estudar; perda de pessoas queridas; ausência de condições de trabalho e estudo (por dividir a casa com muita gente, pela falta de espaço, de condições de concentração, realização de atividades pelo celular ou computadores compartilhados, falta de acesso à internet ou tecnologias); deficiências físicas ou intelectuais sem apoio; violência doméstica. Os casos não são hipotéticos, mas sim condições vivenciadas por pessoas entre nós, da comunidade universitária, identificadas por levantamento dos Comitês de Ação e Solidariedade da UFPB (CASU).

O processo de criação destas redes de solidariedade e intervenção por centros de ensino se inicia no dia 5/6/2020, por iniciativa de docentes do Coletivo Representativo dos Docentes em Luta da UFPB (CORDEL) juntamente com  estudantes organizados/as em coletivos e centros acadêmicos de diversas áreas e campi, inconformada/os com um planejamento institucional que não se detém sobre este cenário, como se não existisse, tampouco se pauta nestas situações. O planejamento de atividades acadêmicas sem parar para olhar para estas situações e coloca-las no centro de nossas preocupações agrava ainda mais o cenário, em si muito desigual. Trata-se de uma solidariedade que não ignora a causa das desigualdades (o tipo de sociedade em que vivemos, com os reflexos em nosso cotidiano) e também uma concepção de universidade comprometida socialmente, não tecnicista - o que significa que a técnica e a gestão são fundamentais, mas não podem se descolar  do, nem se sobrepor ao, compromisso social que a universidade e a educação em geral devem ter. Em poucas palavras, uma concepção de educação como espaço de enfrentamento contra as estruturas sociais desiguais, seus efeitos e representantes fora como dentro da universidade.

Os objetivos do CASU são: 1) mapear as situações de maior dificuldade e dar visibilidade a elas 2) criar uma rede de solidariedade e apoio 3) incidir sobre a política institucional, demandando prioridade a estas situações. Metodologicamente ele funciona por reuniões quinzenais que decidem tudo de forma horizontal e democrática. Seus passos definidos até o momento são: a ampla divulgação do questionário sobre a situação de estudantes; a criação e estruturação dos comitês por centro de ensino; a identificação, sistematização e publicização das redes de apoio existentes e uma busca ativa, que tentará identificar as pessoas que, por diversas dificuldades, sequer respondem questionários online. A intervenção institucional perpassa todos os momentos e ações do CASU.

Neste momento se inicia a fase da busca ativa, que necessitará de mais apoio e pessoas. A Assessoria de Extensão do CCHLA colocou o CASU na pauta do Fórum de Extensão realizado no último dia 15/9 com mais de 80 pessoas, e os projetos vão avaliar as possibilidades de parcerias. Além disso, foi encaminhada a solicitação de inclusão deste ponto de pauta na próxima reunião do conselho de centro do CCHLA.

COMO POSSO CONTRIBUIR?

 

1) divulgar o questionário do CASU entre estudantes de graduação ou pós (https://forms.gle/jFExQivBH9kd7Tgc7)

2) Abrir espaços para apresentação do CASU em disciplinas, reuniões, atividades etc

2) designar pessoas ligadas aos meus projetos ou grupos para acompanhar as atividades do CASU (https://forms.gle/ydNpj2io8UNG7PKu6)

3) Fazer atividades ligadas ao projeto que podem ter relação com as atividades do CASU (debates, formações, intervenções, atividades conjuntas, formulações de intervenções institucionais etc)

4) Atuar como rede de apoio ou na intermediação com redes de apoio

 

ALGUNS DADOS DO LEVANTAMENTO REALIZADO PELO CASU

AS DIFICULDADES ESTÃO LONGE DE SER APENAS TECNOLÓGICAS:

 

  1. 60,6% tiveram sua condição financeira agravada pela pandemia.
  2. Quase metade dos respondentes (47,5%) se considera em ameaça de vulnerabilidade econômica/social, e 143 indicam problema de acesso satisfatório a alimentação! Ao mesmo tempo, 70,4% não recebem qualquer tipo de bolsa ou auxílio da universidade.
  3. 21,9% indicam necessidade de apoio acadêmico por vários motivos, inclusive por ter alguma deficiência.
  4. 60,8% apontam que as tarefas domésticas e de cuidado dificultam ter tempo para atividades remotas.
  5. 78,7% não teriam mais do que 4 horas diárias disponíveis para atividades remotas.
  6. 47,6% revelam problemas de saúde que estão impactando suas atividades cotidianas, incluindo dores, lesões e uma ampla gama de transtorno mentais e/ou quadros de intenso sofrimento físico ou psíquico.
  7. 58,7% dessas pessoas com problemas de saúde não têm acesso a qualquer tratamento ou rede de apoio.
  8. Ainda foram reveladas 28 situações de violência, a maior parte por questões de gênero, e mais da metade dessas situações sem acesso a redes de apoio.

 

O CASU solicita apoio e parceria de todos os segmentos da comunidade universitária, em especial das coordenações de curso, projetos de extensão, direções de centro e da gestão central. Nossa proposta é incorporar no levantamento docentes, técnico-administrativos e terceirizados num segundo momento– pois sabemos haver aí tb situações graves, que não devemos ignorar ao nos planejarmos.

 

Para acompanhar o andamento das ações dos comitês e mais informações, sigam o perfil do Instagram: @COMCASU

 

E-mail para contato: comcasufpb@gmail.com

 

Por um planejamento acadêmico que olhe para as pessoas mais impactadas pela pandemia. Juntos para que ninguém fique pra trás!

 

Acreditamos ser de conhecimento de todos/as que, infelizmente, os casos de violência contra as mulheres têm crescido vertiginosamente durante o isolamento social imposto pela crise sanitária da covid-19, por isso pedimos que nos ajude a divulgar os canais de comunicação da CoMu, para que cheguem ao maior número de mulheres possíveis e as mesmas possam usar esse recurso em caso de necessidade. Instagram @comuufpb, e-mail comu@prac.ufpb.br, site plone.ufpb.br/comu.