Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NOTA DA COMUNIDADE DO CCHLA SOBRE A MINUTA DO PERÍODO REGULAR REMOTO
conteúdo

Notícias

NOTA DA COMUNIDADE DO CCHLA SOBRE A MINUTA DO PERÍODO REGULAR REMOTO

publicado: 02/08/2020 16h26, última modificação: 02/08/2020 16h27
A comunidade do CCHLA/UFPB, reunida em plenária realizada por videoconferência na tarde do dia 30 de julho de 2020, deliberou pela REJEIÇÃO da realização de um novo período letivo remoto para os cursos de graduação da UFPB SEM QUE ações concretas para a inclusão digital do conjunto da(o)s estudantes tenham sido realizadas pela administração central da UFPB, decorridos mais de quatro meses de suspensão das nossas atividades presenciais em virtude da pandemia da COVID-19. 

Muitas universidades públicas brasileiras e de todo o mundo estão executando planos de ação construídos a partir do levantamento e monitoramento das condições de conectividade da(os)s seus/suas estudantes. A comunidade do CCHLA, convicta de que são a educação e a pesquisa científica as formas por excelência de combate às desigualdades, assim como vetores da superação dos gravíssimos e complexos problemas sanitários e sociais colocados pela pandemia, defende que a UFPB também assuma a tarefa de realização de tal diagnóstico, de modo a garantir o ACESSO UNIVERSAL DO SEU CORPO DISCENTE ÀS NOVAS MODALIDADES DE ENSINO REMOTO, essenciais nesse período de pandemia. A ausência desse acesso universal compromete nossa própria condição de universidade pública. 

Nesse sentido, a comunidade do CCHLA vem defender que o Consepe/UFPB aprove a realização de um novo PERÍODO SUPLEMENTAR REMOTO para a graduação, cujo início DEVE ESTAR CONDICIONADO ao: 

I - lançamento de um edital para um auxílio de inclusão digital, direcionado às/aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que garanta a aquisição de equipamentos e de pacotes de dados necessários para o acesso à internet, iniciativa já assumida por diversas universidades do país, incluindo a UEPB;
II – diagnóstico do período suplementar atualmente em curso, identificando as/os estudantes que não se integraram às suas atividades, e quais as razões de tal ausência.
João Pessoa, 31 de julho de 2020