Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Extensão do CCHLA representa o Brasil nos Estados Unidos

Programa de Extensão do CCHLA representa o Brasil nos Estados Unidos

publicado: 24/05/2019 10h48, última modificação: 27/05/2019 15h54

O Programa de Extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) foi selecionado pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos (Recife) para um programa de intercâmbio que está sendo realizado na Temple University na Filadélfia.

O intercâmbio reúne 25 participantes de 25 países do mundo que se destacam em ações educativas no ensino de inglês. São duas semanas de um programa intensivo em que os participantes terão a oportunidade de trocar experiências sobre os programas que desenvolvem em seus países, além de discutir o ensino de língua inglesa associado à cultura e tecnologia. O tema do programa é Developing 21st Century skills for globalizing English as a Foreign Language classrooms.

O EFOPLI é um programa de extensão vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) que tem por objetivo o desenvolvimento profissional e linguístico de professores de inglês da rede regular da Paraíba. Segundo a coordenadora geral, professora Mariana Pérez (DLEM), as ações têm atendido professores de escolas de toda a Paraíba há 5 anos, contribuindo para o empoderamento e motivação desses profissionais, fortalecimento da escola pública e internacionalização da extensão da UFPB.

No intercâmbio, o EFOPLI está sendo representado pelo coordenador adjunto, Thiago Magno de Carvalho, que participará, ainda, da Conferência TESOL International 2019 com outros docentes do Brasil. Essa é a maior conferência de professores de inglês do mundo. “Entendemos que a participação de Thiago no programa será uma oportunidade de mostrar o bom trabalho que vem sendo realizado pelo EFOPLI no Brasil”, diz Jennifer Uhler, Diretora de Programas de Língua Inglesa (RELO), da Embaixada Americana.

Jennifer explica que o painel de discussão na TESOL 2019 tratará do papel de liderança de professores em tempos de mudança, colocando o educador como central nas reformas da educação pública. Segundo ela, Thiago será um dos apresentadores, dentre vários outros que atuam também em contextos da educação pública brasileira, e vai falar sobre sua experiencia de liderança em seu contexto (EFOPLI) e maneiras como empoderar novas gerações de líderes docentes em escolas na Paraíba.

Para Thiago Magno, sua participação na TESOL 2019 será uma oportunidade de compartilhar ações do EFOPLI em um contexto internacional, ampliando as parcerias do programa e fortalecendo ainda mais o processo de internacionalização.

Para saber mais sobre o programa, acesse: www.facebook.com/efopli e www.ufpb.br/efopli.Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria