Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Período Suplementar 2019.4
conteúdo

Período Suplementar 2019.4

por CCL publicado 27/05/2020 10h01, última modificação 08/06/2020 07h13
UFPB / CCHLA / CCL - informações sobre o Período Suplementar 2019.4

A Coordenação de Letras, visando a facilitar a tramitação necessária durante o Período Suplementar, decorrente do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, divulga as informações e orientações seguintes.

A adesão do discente ao Calendário Suplementar é facultativa (RESOLUÇÃO CONSEPE/UFPB Nº 13/2020, Art. 1º, par. 3º). Portanto, não haverá prejuízo técnico caso o estudante não deseje participar deste Período Suplementar (como, por exemplo, tempo de integralização do programa). Não é necessário solicitar o trancamento do curso.

 

Matrícula

A matrícula em disciplinas será responsabilidade dos estudantes, mesmo que sejam ingressantes. Período: de 01 a 03/06/2020.

Os alunos ingressantes (feras), quando do retorno à normalidade social, deverão comparecer à Coordenação de Letras para assinar uma lista de confirmação de matrícula (na oportunidade, serão divulgadas informações específicas).

No Período Suplementar, o SIGAA permitirá a matrícula em no máximo 20 horas semanais.

Ao aluno será permitido realizar o trancamento de componente curricular até  50%  de sua execução. O prazo para trancamento será especificado pelo professor no cronograma da disciplina.

Para entender o processo de matrícula, consultar este tutorial, especialmente as páginas 11 a 13. Observar que, excepcionalmente, a matrícula dos alunos ingressantes não será realizada pela Coordenação, mas por eles próprios.

 

Atividades ofertadas

A participação nas atividades ofertadas que tenham correlação temática com os Cursos de Letras poderão ser aproveitadas como Componentes Curriculares Flexíveis (serão aceitas também as capacitações ofertadas pela PRG/SEAD; cf. abaixo). As inscrições serão realizadas por meio do SIGEventos. Deve-se ficar atento à oferta das atividades, consultando-se o SIGEventos regularmente.

No caso dessas atividades, não se trata de matrícula, mas de inscrição nelas.

Tutorial para inscrição

Algumas atividades podem ser oferecidas a mais de um curso de Letras (verificar em cada Departamento).

DLEM - Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas

DLCV - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (em construção)

DLPL - Departamento de Língua Portuguesa e Linguística

 

Disciplinas ofertadas

Abaixo, as disciplinas ofertadas neste período Suplementar pelos Departamentos que alimentam diretamente os Cursos de Letras. Para cursá-las e serem aproveitadas para integralização curricular, será necessário se matricular nelas (pelo SIGAA), de 01 a 03/06/2020. Caso haja dúvida em relação a como efetuar a matrícula, consulte as páginas 11 a 13 deste tutorial.

ATENÇÃO: a matrícula deverá ser realizada segundo o código disponibilizado para cada curso. Assim, se um aluno de Letras-Português se matricular em uma disciplina ofertada para Letras-Inglês, por exemplo, essa disciplina não poderá ser aproveitada em seu histórico (a não ser, eventualmente, como disciplina de livre-escolha).

DLEM - Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas

DLCV - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

DLPL - Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (em construção)

 

Disciplinas optativas

No ato da matrícula (pelo SIGAA), será possível selecionar outras disciplinas que possam ser computadas como "optativas".

Os alunos do currículo antigo devem estar atentos ao fato de que apenas as disciplinas listadas em "Disciplinas optativas do CE (currículo antigo)" serão consideradas como uma das disciplinas optativas ofertadas pelo Centro de Educação necessárias à integralização curricular. Os alunos do currículo novo (2019.1 em diante) não estão submetidos a essa restrição.

 

Capacitação para o Período Suplementar

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Superintendência de Ensino a Distância (SEAD) ofertam capacitações para os alunos lidarem de forma apropriada com as tecnologias que serão utilizadas durante o Período Suplementar. Essas capacitações poderão ser aproveitadas como Componentes Curriculares Flexíveis. Informações estão disponíveis aqui.

 

Tutoriais e manuais disponíveis

Manual do estudante para o ensino remoto

Moodle Classes - orientação para professores

Tutorial para uso do SIGAA

Tutorial para inscrição em atividades no SIGEventos

Tutorial para inscrição em projetos de extensão no SIGAA

Tutorial para inscrição em projetos com bolsa