Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > TCC - repositório
conteúdo

TCC - repositório

por CCL publicado 31/01/2017 13h57, última modificação 28/05/2019 10h50

Os Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos a partir de 2010 nos Cursos de Letras Presenciais já estão catalogados no Repositório Eletrônico Institucional (REI) da UFPB: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/> em formato PDF.

Os documentos anteriores a 2017 que estão categorizados como "acesso restrito" estão aguardando a autorização de seus autores para divulgação. Para que o acesso seja categorizado como "aberto", o "Termo de autorização de divulgação", disponível em <http://www.cchla.ufpb.br/ccl/contents/menu/formularios-1/tcc> deve ser preenchido, assinado e entregue a esta Coordenação pessoalmente ou enviado pelo e-mail letras.presencial@cchla.ufpb.br em formato digital.

 

TCC 2018.2

 

AGUIAR, Milene Lyra de. Leitura literária: um relato de estágio supervisionado no 6 º ano do Ensino Fundamental.

ALEXANDRE, Clara de Carvalho. Vamos ou não celebrar o Halloween?: Um relato de experiência sobre educação bilíngue em João Pessoa.

ALEXANDRE, Miryan de Carvalho. Pressupostos e subentendidos no gênero debate político: Análise do debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves em 2014.

BARROS, Ana Gabriela Miranda. O papel da Francofonia na formação de professores de Francês Língua Estrangeira.

BARROS, Raissa da Silva. Hello, Teacher! O Ensino De Inglês Na Educação Infantil Sob À Luz Da Base Nacional Comum Curricular.

BEZERRA, Maria Leticia Macedo. O rabisco inconsciente da Vagabunda: Colette entremundos corpóreos e subjetivos.

CARVALHO, Janaina Silva. Fanfiction: Uma prática de letramento nos meios digitais.

COSTA, Altina Florencia Ferreira da. A literatura como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua espanhola.

COSTA, Conceição Maria Lopes. Variação linguística na Língua espanhola: os usos do pretérito perfeito composto e do pretérito perfeito simples.

COSTA, Mylla Maggi Vieira da. Poesia que dança: a performance da poesia concreta e o corpo poético.

COSTA, Ronaldo Cavalcante. Letramento na EJA: Uma Análise Teórico-Prática no Núcleo da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio no Centro de Educação da UFPB.

CRUZ, Rafael Soares da. Literatura e o ensino de língua inglesa: uma análise crítica do livro didático Learn and Share in English.

FALCÂO, Cynthia de Lima. As mulheres de Conceição Evaristo: um estudo dos contos Maria do Rosário Imaculada dos Santos, Isaltina Campo Belo e Lia Gabriel.

FEITOSA, Herick Douglas Alves. A importância do contato prévio com alunos cegos e com baixa visão na formação docente dos alunos do curso de letras inglês da universidade federal da Paraíba.

FILHO, João Martins dos Santos. As vogais médias do português Brasileiro por falantes de espanhol de Bogotá: produção e percepção.

GOMES, Thiago Alves. Ensino de FLE em tempos de cibercultura: Experiência Pedagógica com o uso das TIC's em sala de Língua/Cultura Francesa no Liceu Paraibano.

GUEDES, Cristiane Cardozo. Análise da variação linguística do livro didático de língua espanhola: Contribuições para o ensino.

INACIO, Glicia Karoline Dantas. Uma leitura da imagem da mulher na história em quadrinhos Aya de Yopougon: transformação de identidade numa perspectiva sociocultural.

JUNIOR, Massilon da Silva Moreira Santos. Por uma pedagogia dos portfólios multimodais: a escrita criativa baseada em gêneros.

LACERDA, Sara Regina Carvalho. O avesso da contradição: uma tríplice leitura de A Igreja do Diabo, de Machado de Assis.

LIMA, Isabella Jocastha Monteiro de. As Marcas Da Subjetividade em Textos do Gênero Artigo de Opinião, produzidos por Alunos do Eja e Ensino Médio.

LIMA, Maria Amanda Guedes Filgueira de. A Oralidade em sala de aula: aplicação de uma proposta de abordagem.

LIMA, Natanael Ferreira de. A DEVASTAÇÃO DA EXPERIENCIA HUMANA: ecos maternos em Peter Pan, de J. M. Barrie.

LINS, Adriano Galdino de Acioli. O narrador ausente nos contos A cabeça e catástrofe, de Luiz Vilela.

MARTINS, Amanda Jeniffer Sena. The benefits of a bilingual brain: A study from the perspective of bilinguals.

MARTINS, Melina Rodrigues. Tendências de negação sem "ne" em francês contemporâneo.

MEDEIROS, Joyce Millene de. Dialogismo em narrativas das comic books.

MELO, Mayara Fonseca de. O professor e o Livro Didático no processo de leitura e letramento do aluno.

NASCIMENTO, Maria Luciane dos Santos. As faces veladas da violência social: uma proposta para o ensino médio.

NETO, Vicente Rodrigues da Silva. Emoções em Evidência na Prática do PIBID Letras-Inglês da UFPB: Em busca do Letramento Emocional.

OLIVEIRA, Veronica Cristina T. C. de. Saturno nos fiordes: a anatomia melancolica de Halldora em A desumanização, de Valter Hugo Mãe.

PAIVA, Edson Prazeres Ribeiro. Batalhas de poesia Slam: representatividade sócio-literária.

PEREIRA, Jully Guedes de Souza. Acessibilidade segundo produções do periódico CAPES.

PEREIRA, Marcos Tadeu. Uma análise dos Procedimentos Metodológicos no Ensino Explícito de Vocabulário em Escola de Idiomas.

PIMENTEL, Naara Talita Costa Soares. Pressuposição como recurso de coesão e coerência textuais responsável pela construção da argumentação nas redações do enem.

REZENDE, Yohana Marcela Frazão de Moura. A criança e suas ilusões: a psicanálise em "Peter Pan", de James M. Barrie.

ROCHA, Ana Flora Ferreira. A multimodal critical discourse analysis of women’s representativity in posters of Academy Award-winning films.

SANTOS, Tatiana da Silva. O PNLD e o professor de inglês: aspectos relacionados a escolha, importância e utilização do livro didático em escolas públicas.

SILVA, Alan Reis da. Monotongação: um fenômeno fonético-fonológico na variável.

SILVA, Andrielly Correia Sinézio da. Subjetividades em tempos literários e midiáticos: permanência e subversão em "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado.

SILVA, Cinthia Raquel Teixeira da. Interação face a face no exame Celpe-Bras: uma análise dos elementos provocadores (2016-2018).

SILVA, Erivânia Alves da. Investigando a presença dos Gêneros Relatório e Explanação no livro-texto “Writing Academic English”.

SILVA, Lucélia da Cruz. Construindo leitores e escritores de poesia: uma proposta metodológica para o 6º ano do ensino fundamental II.

SILVA, Maria Karolina Regis da. Estrutura argumental e Neologismos.

SILVA, Pollyanna Karollynne Barbosa da. Estudo da vagueza na linguagem contemporânea recorrente no cotidiano.

SILVA, Rodolfo Dantas. (aguardando versão final)

SILVA, Taiane de Sousa. A importância da leitura literária na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem.

SOARES, Nathalia Leite de Sousa. Formas Anafóricas Reflexivas em Português Brasileiro e Português Europeu: Um Estudo de Corpora.

TAUMATURGO, Andreina Silva. A aquisição da escrita de sinais por alunos ouvintes falantes de português.

VIDERES, Luciene Ferreira. Letramento na EJA: desafios e possibilidades no trabalho com a leitura.

 

2018.1

 

ABÍLIO, Karla Andryelle Félix. A prática da produção textual no ensino médio: uma experiência com o PROMEB.

ALVES, Bruna Thais da Silva. Uma leitura feminista na construção de gênero e moralidade em Little Women.

ALVES, Flaviano Cavalcanti. O mito deslocado nos contos A IGREJA DO DIABO E O DIABO NO CÉU: UMA CONVERSA SOBRE O CONTRATO COM DEUS. Uma análise da representação arquetípica dos personagens Deus e o Diabo.

ARAÚJO, Denílson da Silva. O Sujeito Anafórico em Terceira Pessoa na Produção Escrita de Notícias de Jornais do Município de João Pessoa.

ARAÚJO, Nathalia Rafaela da Silva. Amor e erotismo nas canções de Chico Buarque de Hollanda.

BARROS, Rauel Lázaro Nascimento Santos de. O trabalho com a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: o gênero debate.

CÉSAR, Thayaná Carla Linhares. O uso do FOS para Gastronomia: análise sociocultural do material didático En Cuisine!

COUTINHO, Ligianne Faustino da Silva. O terror e o horror em "The Black Cat".

DANTAS, Irinaldo Laureano. Ecos tropicalistas em Chico César: reflexos oiticiquianos nas canções.

DE FRU, Christophe. Uma leitura de Charlie Hebdo (edição 1178): a charge como resposta ao atentado.

DINIZ, Erika Janaina Avelino. Entre o literal e o implícito: equívocos de interpretação em conversas nas redes sociais.

FARIAS, Evelyn Bione de. Marcas do estágio-supervisionado em língua inglesa no ICPAC: a voz dos alunos com deficiência e dos professores-estagiários.

FLOR, Amanda Gomes Olímpio. Concepções de Leitura: Compreensões de Docentes Alfabetizadores .

GALDINO, Luciana dos Santos. "Professora, que legal, hoje eu falei inglês na sua aula!" Estratégias didático-pedagógicas para dinamizar o ensino/aprendizagem de língua inglesa na EJA.

GOMES, Luciana de Farias. O pecado no conto a Igreja do Diabo, de Machado de Assis.

HILÁRIO, Ingrid de figueiredo. Liminality in contemporary Brazuca literature.

LEITE, Margaret Rose Medeiros Barbosa. O sociocultural e o intercultural no Livro Didático Édito A1 Méthode de français.

LIMA, Joyce Henrique Barbosa de. Recursos semântico-textuais na construção do humor: uma análise do gênero meme.

LIMA, Thais Kelly da Silva. Estereótipo éticos e de gênero no naturalismo literário: um Olhar sobre a obra O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha.

LIMEIRA, Josielle de Araújo. Memória de Trabalho: uma análise de sua relação com o rendimento discente do ensino superior.

LUNA, Marília Regina da Silva Gomes de. A abordagem para o texto escrito no Livro Didático de português  do Ensino Médio.

MELO, Luana Patrício Constantino Cabral de. O Processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola auxiliada pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma proposta didática-pedagógica.

MORAIS, Ângela Meyre Diniz de. A avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a prática avaliativa dos docentes.

MOREIRA, Renata Xavier. Brincando de dialogar com Bakhtin em sala de aula.

MOREIRA, Wanessa de Góis. Os sortilégios luxuriosos de Lilith: a devassidão orgiástica do feminino em Caim, de José Saramago.

MOURA, Lusiana Henrique da. O heroi na narrativa rosiana: uma análise comparativa das personagens Augusto Matraga e pai e filho de "A terceira margem do rio".

NASCIMENTO, Ana Claudia Nunes do. O ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdo por meio do sentido.

NASCIMENTO, Cerise de Lima Spinellis. Estágio supervisionado, literatura e formação de professores na educação superior.

NASCIMENTO, Elizane Maria do. Representatividade feminina na saga Harry Potter: Uma análise da personagem Hermione.

NERY, Rayanne Galdino.  Deixe o seu like ao internetês nas aulas de língua inglesa: uma proposta para o ensino médio.

NERYS, Janine Alves de Medeiros. Construção de gênero, formação feminina e loucura em Jane Eyre: uma leitura feminista.

NETO, Antonio Fernandes de Oliveira. Análise do Livro didático sob a perspectiva da variação linguística.

NETO, José Moacir Rodrigues. Impacto do PIBID - Letras Inglês e da Extensão em Língua Inglesa para a formação docente.

NUNES, Desirée Cavalcante. PNAIC na educação infantil: A formação do leitor e a contação de histórias na Educação Infantil.

OLIVEIRA, Victor de Medeiros. Dos quadrinhos para o quadro: um estudo da literatura em quadrinhos  através do método recepcional.

PEREIRA, Clara Suelen Carvalho. Relação entre Memória de Trabalho e Desempenho Escolar de alunos do ensino médio.

PINHEIRO, Karla Araújo. A relação entre consciência morfológica e competência morfológica na leitura de palavras derivadas em português brasileiro.

QUEIROZ, Juliana Azevedo de. Disney lê Dickens: Oliver & Company parodia Oliver Twist.

ROCHA, Eny Araujo. Silas Marner, de Geroge Eliot: uma leitura à luz da ecocrítica.

RODRIGUES, Thaís Fernanda Jerônimo de Souza. A (des)construção do feminino na obra  lobatiana.

ROSAS, Jade Santos. Ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira na UFPB: vivência com o PEC-G.

SANTIAGO, Ingrid Gonçalves Azevedo. Mulher, esposa, mãe e dona de pensão. Os papéis sociais da personagem Julieta Lanuit na obra "O jardim sem limites".

SANTOS, Bruno Pereira dos. “O Retrato Oval”: uma leitura segundo o conceito de Fantástico.

SANTOS, Dárfany Talyta Brito. A letra é a voz: o cordel como performance no livro didático.

SANTOS, Fernanda Nunes dos. A representação da infância em Ponciá Vicêncio.

SANTOS, Jaqueline Targino dos. A valorização da figura feminina negra na obra "Menina bonita do laço de fita".

SANTOS, Marciel da Luz. Variação e mudança linguística em duas gramáticas de Celso Cunha (1970 e 1985): um estudo historiográfico.

SANTOS, Paulo Delfino dos. Representações da mulher em personagens de Machado de Assis.

SANTOS, Weverton Rogério dos. Análise das representações das cidades do outro no livro didático de língua espanhola: onde nós estamos?

SILVA, Adalberto Medeiros da. QUEER THEORY AND MONOCEROS: Private versus Public life.

SILVA, Agna Bezerra da. A abordagem da oralidade em turmas de educação de pessoas jovens e adultas: possibilidades didáticas.

SILVA, Amanda de Assis. Representações do feminino em HQs: uma proposta de leitura a partir da adaptação de O Cortiço.

SILVA, Bruna Viana da. El Vendedor de Sueños: uma reflexão sobre a presença do determinante possessivo vuestro na variedade de espanhol bonaerense.

SILVA, Deylane Gleyce Laurentino da. A importância da literatura de cordel nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental - anos finais.

SILVA, Ivig Sammy Lacerda da. Literatura e nação: a formação da ficção brasileira, segundo Antonio Candido.

SILVA, Lúcia Maria Gomes da. A emergência de saberes da Linguística moderna em livros didáticos de português dos anos 1970.

SILVA, Milena Carneiro da Cunha.  A supremacia masculina do sermão do pr. Paulo Jr. Sob à luz dos pressupostos bakhtinianos: uma breve relação com a desigualdade de gênero. 

SILVA, Paulo Henrique da. "HOMBRES Necios", de Sor Juana Ines De La Cruz, e Duas Traduções para o Português Brasileiro.

SILVA, Walquíria Sinesio da. Louco ou cruel? O Psicopata no conto Passeio Noturno I e II, de Rubem Fonseca.

SOUSA, André Sarmento de. Balas de estalos: dialogismo e carnavalização na crônica de Machado de Assis.

SOUSA, Helen Castelo Branco de. Os limites a uma mulher de respeito: precedentes feministas em Kate Chopin.

Sousa, Maria da Glória Costa de. O tempo nas crônicas de Cecília Meireles.

SOUSA, Maria Luisa Barbosa de. Quadrinhos, poder e resistência: análise discursiva da obra O quinze, de Rachel de Queiroz.

SOUSA, Zeneide Calisto da Silva. O ensino de língua estrangeira para alunos com deficiência visual: desafios e possibilidades.

SOUZA, Debora Soares de. Da escola regular à universidade: uma reflexão acerca das construções identitárias em narrativas de alunos com deficiência visual.

SOUZA, Marcela Viana de. O concurso de Miss Brasil 2017 e a identidade da mulher negra no Brasil: uma análise sobre o corpo e seus modos disciplinares.

TEIXEIRA, Rafaella Francisca Alves. Discurso e identidade: a representação indígena na história do Brasil.

VASCONCELOS, Thamires Nayara Sousa de. Guerra Civil em Moçambique: Desterritorialização e a experiência migratória, na obra Terra Sonâmbula de Mia Couto.

 

2017.2

 

ALBUQUERQUE, Ana Kareninna da Silva. O texto multimodal em questões objetivas de compreensão leitora no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

ARAÚJO, Básia Roberta Lucena Cardoso. O feminino e o masculino nas canções "Pai e mãe"," Sandra" e "Super-homem" - a canção, de Gilberto Gil.

ASSIS, Felipe Sósthenes Ferreira de. Eros e o Engenheiro: presença do lirismo em João Cabral de Melo Neto.

BARBOSA, Joseíres Diogna Monteiro. La peste, de Albert Campus: entre o absurdo e a revolta.

BARBOSA, Max Alan da Costa. O EFOPLI-UFPB e suas contribuições para a formação de professores de língua inglesa e alunos de Letras Inglês na Paraíba.

CÂNDIDO, Jean da Silva. (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

CARDOSO, Andréa Nágila de Sá. A ludicidade como facilitadora na aprendizagem da Língua francesa.

CARVALHO, Ruth Raquel Nascimento de. O uso do SIGAA como ferramenta de aprendizagem no curso de Letras Inglês da UFPB.

CAVALCANTI, Elânia dos Santos. As representações da fragmentação nas relações amorosas contemporâneas em Mia Couto e Guimarães Rosa: uma análise dos contos "O perfume" e "Desenredo". 

CHAGAS, Lenderson Fernandes. A escrita na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir da prática docente na Escola Estadual Indígena Guilherme da Silveira - Rio Tinto-PB.

CRUZ, Carlos Alberto Lima da. Malagueta, Perus e Bacanaço: Cinco tacadas de malandragem.

DIAS, Érika Figueiredo. As formas de tratamento na animação "Metegol": seus usos nas variedades argentina e mexicana do espanhol.

DIAS, Gustavo Ferreira. Tecnologias digitais na sala de aula: percepções e práticas de professores de língua inglesa de João Pessoa.

ENÉAS FILHO, José. Restrições Fonotáticas na Estrutura Silábica do Português Brasileiro: Possíveis problemas durante o processo de aquisição de uma língua estrangeira.

FARIAS, Ana Paula Marinho de. A representação da maternidade em "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo.

FERREIRA, Isabel da Silva. (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

FERREIRA, Kallygênesis Filgueiras de Sousa. Análise do contínuo fala-escrita no aplicativo WhatsApp.

FRANÇA, Carlos Henrique Castro. Desvios e crimes na infância e adolescência: uma análise sobre Capitães da Areia.

FREIRE, Alessandra de Oliveira. Análise de erros ortográficos ortográficos em produções escritas de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de Escola Pública.

FREIRE, Ana Alynne Fonsêca. Gêneros textuais no ensino de Língua inglesa no âmbito do subprojeto PIBID letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba.

GARCIA, Dayanne Dayse de Assis. (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

GOMES, Brenda Aureliano. Análise crítica do discurso multimodal sobre representações da mulher em Mrs. Potato Head.

GONÇALVES, Maria Das dores Farias. O ensino de literatura no processo de formação e preservação da cultura nordestina.

LACERDA, Elbany Patrícia. Uma análise do amor patológico na obra O remorso de Baltazar Serapião, de Valter Hugo Mãe.

LACERDA, Rayanne Fernandes de. A composição do mito de Inês de Castro em Os Lusíadas.

LACERDA, Willian Ferreira Furtado de. A perspectiva sócio-histórica dos contos de fada de Oscar Wilde.

LIMA, José da Penha de.  (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

LIMA, Quimberly Silva. A polissemia do verbo acabar.

LIMA, Raniele Layse do Nascimento. Análise do processo do luto em a Desumanização de Valter Hugo Mãe, a partir da perspectiva psicanalítica de Sigmund Freud e a Melanie Klein.

LOPES, Clécia de Souza. Gênero textual HQ no ensino de língua inglesa: uso de Monica and friends como material didático.

LUNA, Maria Eduarda do Nascimento. Surdez e educação: aspectos históricos e práticas inclusivas no ensino de língua inglesa.

MAMEDE, Waleska Diniz. A visão do feminino em O quinze, de Rachel de Queiroz.

MAROLLA, Gabriele. Tolkien e Foucault: uma análise discursiva das relações de poder em O Hobbit.

MEDEIROS, Emily Gonçalves de. A abordagem da colocação pronominal em duas edições da Moderna Gramática Portuguesa, de E. Bechara (1961 e 1999): relações de (des)continuidade com a tradição gramatical do século XX.

MEDEIROS, Tâmara Duarte de. Les tonalités de la mélancolie dans "La Femme Rompue" de Simone de Beauvoir traduite vers le portugais brésilien. (As tonalidades da melancolia em "A mulher desiludida" de Simone de Beauvoir traduzida para o português do Brasil).

MUNIZ, Elton Diego de Oliveira. As dificuldades na formação do hábito de leitura em alunos do ensino médio: Contradições resultantes do analfabetismo funcional.

NASCIMENTO, Maria José do. Reflexões sobre o fantástico em narrativas contemporâneas de expressão portuguesa: Uma análise comparativa entre a  personagem Odonato, no romance angolano Os transparentes e a personagem Anatólio, do conto O homem do boné cinzento.

OLIVEIRA, Adelson Santana de. A Inveja em O Cortiço - Análise de uma paixão humana na relação dos personagens Miranda e João Romão.

OLIVEIRA, Emanuel Jorge de. A marca da modalização como estratégia argumentativa no artigo de opinião.

OLIVEIRA, Taiana Domingos de. A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação e recursos multimodais no subprojeto pibid letras-inglês da ufpb: contribuições para uma (re)configuração no agir docente.

PATRICIO, Wagner de Sousa. Livro didático: Papel construtivo no processo de ensino de aprendizagem em escolas públicas.

PIMENTA, Ana Carolina Candéo dos Santos. Ensino simultâneo e consecutivo de Espanhol, Francês e Inglês para aprender a interagir com prazer.

POTTER, Jéssica Colaço de Assunção. Deficiência visual e formação docente: uma análise de relatórios de estágio supervisionado de graduandos em Letras-Inglês na UFPB.

RAMALHO, Flávia Gabriella Falcão Toscano. Deslocamentos discursivos: o político e o religioso em Selma: Uma luta pela igualdade.

RIBEIRO, Lígia Maria Ramalho. Representação da dor em Chico Buarque: uma leitura de "Pedaço de mim", "Angélica" e "Meu guri".

ROCHA, João Paulo. O espetáculo semiótico do Pastoril de Teixeira - PB: resgate da cultura tradicional através das cantigas de folguedo.

RODRIGUES, Jailsom Fernandes. A Libras na formação inicial de professores de línguas: Discutindo Crenças de Alunos do Curso Letras - Inglês da UFPB.

SANTOS, José Carlos da Silva. Gêneros textuais: uma breve revisão bibliográfica.

SANTOS, Larissa Brito dos. Caminhos intercambiáveis entre literatura e cinema: perspectivas textuais em The Affair.

SANTOS, Lissandra Moura dos. A participação da leitura no desenvolvimento escolar de jovens e adultos: Uma experiência vivenciada no estágio supervisionado.

SILVA JÚNIOR, José Pereira da. Gonçalves Dias em sala de aula: Apontamentos sobre a trajetória histórica dos direitos do educando da EJA e o ensino de literatura no nível médio.

SILVA, Alanna Karla da. Meninas rosas e o desabrochar do amor: uma análise comparativa dos contos Os desastres de Sofia e Restos do carnaval, de Clarice Lispector.

SILVA, Ana Fabillane Cabral da. A criação da identidade índigena no primeiro diário de viagem de colombo.

SILVA, Daniel de Andrade. As habilidades socioemocionais no material didático de língua espanhola:  analisando o livro Cercanía.

SILVA, Denice Éllen Rodrigues. Segredo, Segredíssimo: interfaces entre a literatura e o abuso sexual infantil.

SILVA, Diego Sousa da. A ambiguidade e o texto de humor: uma análise do gênero tirinha em propostas didáticas.

SILVA, Érica Carneiro da. De narrador observador à narrador personagem: As contribuições das tendências descritivas para a construção da dramaticidade da personagem Baleia no romance Vidas Secas.

SILVA, Juliana Targino da. Ironia e foreshadowing: uma análise do conto "Charles", de Shirley Jackson.

SILVA, Marcelli de Souza da. O trabalho com a análise linguística nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: um relato de experiência.

SILVA, Nilma Barros. PROMEB: Contribuições de um estágio não obrigatório na formação acadêmica dos graduandos de Letras - Português da UFPB.

SILVA, Renata dos Santos. "Corpo e alma livres": Uma leitura do conto The Story of an Hour ,de Kate Chopin.

SILVA, Weruska Melanie Fernandes Coutinho da.  (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

SOUSA, Jacyane Dantas de. Discurso, identidade e futebol: uma análise dos enunciados produzidos sobre a copa de 2014.

SOUZA, Naíla Cordeiro Evagelista de. Mulheres que leem e são lidas: a formação do clube literário Leia Mulheres em João Pessoa.

SOUZA, Shayane Ribeiro de. Mito e Distopia em Jogos Vorazes.

TAVARES, Emília Querino. Discurso, identidade e Nordeste: uma análise dos verbetes paraíba e baiano em dicionários de Língua Portuguesa.

TAVARES, Priscila Oliveira. Amor e Afetividade no Pequeno Princípe, de Antoine de Saint-Exupéry.

 

2017.1

 

ALVES, Gilbéria Felipe. La regenta: realismo literário y critica social através de la tríade clariniana.  

AMORIM, André Wesley Dantas de. A percepção da palatalização das oclusivas dentais por ouvintes pessoenses. 

ANDRADE, Evelynne Xavier de. Notas sobre a perversão, no conto: " Um Barril de amontilado", de Edgar Allan Poe. 

ARAÚJO, Jéssica Nery Ferreira de.  (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

BARBOSA FILHO, Edilson Teixeira. Crianças, supercomputadores, uma caravana e um palco: criatividade no ensino-aprendizagem de inglês. 

BARRETO, Maria Amanda Ramos. A literatura (neo)fantástica: um estudo das metamorfoses em contos de Murilo Rubião. 

BELARMINO, Jéssica Kelly Martiniano. O fenômeno do Queísmo e Dequeísmo no Português Brasileiro: em busca de uma proposta metodológica o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. 

BRITO, Emmanuelle Silva Toscano de. (AGUARDANDO VERSÃO FINAL) 

CARVALHO, Ivan Leopoldo Rêgo de. Ironia e humor no paródico" The semi-sentimental dragon", de Israel Zangwill. 

CASSIANO, Christiane Helena de Oliveira. A coesão lexical em textos de alunos do nono ano da rede pública de ensino: em busca de uma estratégia metodológica. 

CORDEIRO, Ana Beatriz de Albuquerque Aragão. A adaptação de material didático para pessoas com deficiência visual como prática formativa de professores de língua inglesa. 

COSTA NETO, Antonio Pereira da. (AGUARDANDO VERSÃO FINAL) 

CUNHA JÚNIOR, João Carlos Menezes. Estratégias para o ensino da língua espanhola nas turmas de Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência no Instituto Federal da Paraíba – IFPB. 

DINIZ, Raianne Leite. O ensino-aprendizagem de inglês através de contos de fadas: uma análise de produções textuais do ensino fundamental no subprojeto PIBID Letras-Inglês à luz dos multiletramentos. 

FERREIRA, Amanda Joyce de Jesus. A eficácia da sequência didática como instrumento metodológico no ensino de língua portuguesa (nível médio). 

FERREIRA, Fernanda Diniz. O arquétipo grego em Guimarães Rosa: uma representação da bela morte em "A hora e vez de Augusto Matraga". 

FERREIRA, Janaína. A redação do ENEM como mecanismo de política linguística: um estudo dos discursos dos professores. 

FERREIRA, Jullyane Glaicy da Costa. Processamento das relações correferenciais e sua relação com a memória de trabalho: a influência da distância sintática no processamento anafórico em português brasileiro. 

FERREIRA, Rejane dos Santos. Dom Casmurro no ensino médio: as novas tecnologias e os círculos de leitura como aliados na leitura literária. 

FREIRE, Mariane Maia. Construção identitária docente na e pela prática reflexiva no contexto do PIBID Letras-Inglês. 

GOMES, Renata Castro da Costa. Processamento de dativos por crianças bilíngues português-inglês. 

GONÇALVES, Ana Paula Costa. Uma leitura do conto " o rouxinol e a rosa" através de seus símbolos. 

GONÇALVES, Suellen da Silva. Literatura e Cinema nas Aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. 

HERMINIO, Raquel dos Santos Leandro. A dor que reescreve o mundo: sobre a escritura melancólica de Jorge Luis Borges. 

LAMBERT, Maria do Socorro Farias. Os efeitos da sequência didática na reescrita de textos dissertativos-argumentativos. 

LIMA, Miriam Nascimento de. A expressão da saudade na poética neotrovadoresca de Florbela Espanca. 

LIRA, Isabelle Cristine da Nóbrega. O ensino da língua portuguesa no projeto integrado de aprendizagem profissional. 

MAGLIANO, Raphael Queiroga. An analysis of morality in Billy Budd, sailor, using concepts of Nietzsche. 

MARINHO, José Eric da Paixão. Compreensão textual em língua inglesa e deficiência visual: buscando caminhos para uma aprendizagem significativa. 

MEIRELES, Amanda Alves Lino de. Relatório de estágio supervisionado: uma análise das interações entre o estagiário, o professor supervisor e o professor orientador. 

MELLO, Macielle Jorge Lima de. O lúdico no ensino-aprendizagem da língua espanhola: uma prática educativa na casa da criança com câncer/PB. 

NASCIMENTO, Ingrid Cruz do. A percepção das vogais médias pretônicas por estudantes do ensino fundamental II e o ensino de língua portuguesa. 

NASCIMENTO, Nayara Kalline Santos Andrade do. O uso dos operadores argumentativos na construção da opinião em textos dissertativos - argumentativos produzidos por alunos do ensino médio da rede pública estadual. 

NASCIMENTO, Taynan Câmara do. Uma prática de leitura e escrita: o gênero notícia na sala de aula do ensino médio. 

NERY, Sayonara Pereira. Neurociência e aprendizagem: aplicação das inteligências múltiplas no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. 

OLIVEIRA, Maria Edivania dos Santos. Memórias amargas: uma proposta de análise de Angústia, de Graciliano Ramos. 

PEREIRA, Danúbia Araújo. A leitura e a escrita na prática docente no ensino médio: Uma reflexão a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID. 

PERES, Edson Veloso. As vozes bakhtinianas no discurso da cultura popular no auto da compadecida. 

PONTES, Brenda Maria Pereira de. A narrativa de iniciação em ―Her First Ball e ―The Garden Party: um recorte comparativo. 

PONTES JÚNIOR, José Leandro Gonçalves de. Uma proposta de trabalho com textos sincréticos no ensino médio.

PONTES, Sandra Helena. Classroom management: a importância do gerenciamento da sala de aula de língua inglesa.

QUINTIERE, Isabor Meneses. Deficiência visual e língua inglesa no ENEM: percepções de aluno e professora - ledora e impactos para a formação docente.

RAFAEL, Giovanka de Macêdo. Raymond Carver vai ao teatro: adaptação do conto Do que estamos falando quando falamos de amor no filme metaficcional Birdman (Ou A Inesperada Virtude da Ignorância).

REIS, James Mckenny Fernandes. (Des)ordens da modernidade : marcas da violência na literatura brasileira.

RIBEIRO, Jailson Oliveira. A poesia de Emily Dickinson e a infinitude humana.

RODRIGUES, Janielle do Nascimento. A importância do estágio supervisionado para a formação docente.

SANTIAGO, Tamires de Lima. Instrução explícita no ensino de pronúncia das consoantes tap alveolar e fricativa velar do português brasileiro para estudantes francófonos do PEC-G.

SANTOS, Ademar Dias dos. Aprendendo juntos a ser professor: possibilidades de formação inicial e continuada no contexto do subprojeto PIBID letras inglês da UFPB.

SANTOS, Aline Cardoso. Poeme-se: dialogando com a poesia.

SANTOS, Aparecida Emilia Piraiba dos. Concepções de leitura e escrita nos documentos oficiais e na escola pública: uma análise comparativa.

SANTOS, Francisco das Chagas. (AGUARDANDO VERSÃO FINAL)

SANTOS, Jane Gleice Barbosa dos. A literatura como apoio motivacional para os alunos da Educação de Jovens e Adultos: Dom Quixote como exemplo de luta e perseverança.

SERPA, Flávia Valéria Salviano. Pensando la educación: la educación y el modelo cíclico de la ilustración a los días de hoy.

SILVA, Ana Gabriella Barbosa. A redação do ENEM como um mecanismo de política linguística:  um estudo de materiais do ensino médio.

SILVA, Analide Minéia da. A metodologia do ensino de leitura no ensino médio: um relato de observação.

SILVA, Anderson Ferreira da. Construindo pontes: relato de experiência com o gênero fábula sob a perspectiva multimodal na aula de língua inglesa.

SILVA, Cícero Josivan da. A influência do meio na linguagem: uma leitura da obra Vidas Secas, Graciliano Ramos.

SILVA, Jannerpaula Souza da. Prática de retelling - literatura na aula de língua inglesa através de duas adaptações de Hamlet.

SILVA, Luana Oliveira da. O maravilhoso na demanda do Santo Graal.

SILVA, Luciano do Nascimento. Analisando o discurso cantado: o papel do homem e da mulher em músicas de Luiz Gonzaga e Jackson do pandeiro.

SILVA, Micaela Rosendo da. Leitura literária nas aulas de ELE do ensino médio na escola pública.

SILVA, Valter Correia da. Referenciação e argumentação em reportagens sobre a reforma trabalhista.

SOARES, Carla Tardelli Araújo Correia. Uma proposta para o ensino de leitura na sala de aula da educação infantil.

SOARES, João Carlos Nunes. Poesia e canção: a crítica social e o posicionamento paratópico na obra de Fábio Brazza.

SOUZA, Claudia de Lima. Formação inicial de professores e práticas inclusivas: o instituto dos cegos da Paraíba como campo de estágio supervisionado.

SOUZA, Renata Maria Silva de. Melancolia: a dor que transcende a escrita.

VERAS, Lucas Neves. As aparições fantasmagóricas em the turn of the screw / the innocents: linguagem e simbolismo.

VERÍSSIMO, Ana Emília Martins. Produção escrita dos jovens da educação de jovens e adultos: um estudo de caso com a experiência no projeto PROLICEN.

VIANA, Thamires Ellis Silva. O malandro em Chico Buarque: tradição e renovação no samba da malandragem.

VIRGULINO, Camila Geyse da Conceição. Uma análise retrospectiva do gênero do discurso e do suporte textual nas tarefas de produção escrita do Celpe-Bras (2006- 2016).

 

2016

 

ALFARO, Luis Ernesto Barriga. El canon literário em la escuela, su papel dogmatizador como consolidador de la identidad nacional. El caso específico de los comentarios reales.

ALVES, Gabriela Lyra. Desafios de ensinar inglês para pessoas com deficiência visual no Instituto dos Cegos da Paraíba: analisando os materiais didáticos.

AMARAL, Raphaella do Nascimento Gonçalves Lins do. Considerações sobre o ensino da língua: as relações das funções executivas com a leitura no ensino fundamental.

AMORIM, Maiza Priscilla Felix. Cantares Nahuátl: Perspectiva Azteca sobre la conquista.

ANDRADE, Gisely Castor de. Biunívocas reminiscencias del Barroco americano: un arma y un escudo.

ARAÚJO, Ana Cláudia de Lima. O conflito essencial (A tensão entre amor e dinheiro em José de Alencar)

ARAÚJO, Luana Rayssa Pereira. A dualidade como artifício do fantástico no conto La noche boca arriba de Julio Cortázar.

ARAÚJO, Sandra Paula Souza de. A velhice e a precarização dos afetos: uma abordagem psicanalítica do conto Feliz aniversário de Clarice Lispector.

ARAUJO, Valmíria Paulo de. A teoria da história secreta: uma interpretação do segredo de Circe de Julio Cortázar

AZEVEDO, Anne Karoline Alexandrino de. Educação Emocional: aplicação do currículo PATHS no desenvolvimento de competências socioemocionais.

BATISTA, Jéssica Holanda de Medeiros. Literatura e aula de FLE: trabalhando com conto francófono.

BEZERRA, Hassã Wanderley. “That In Aleppo Once...”: Uma leitura metaficcional do conto de Nabokov.

BEZERRA, Thárcila Ellen Aires. A importância do fazer docente e da mediação na construção do saber literário.

BRITO, Érika Vanessa dos Santos. Psicanálise do amor: um olhar sobre as correspondências de Abelardo e Heloisa.

BRITO, Rafaella Araújo. Literatura e competência intercultural no ensino de espanhol como língua estrangeira.

BRITO, Suelen Oliveira de. O estilo jocoso nos gêneros retórico-poéticos do folheto de Ambas Lisboas.

CARDOSO, Maria de Fátima Moura. Alternância entre estar/está nas produções de alunos do 7° ano do ensino fundamental.

CARVALHO, Deise Franco de. Competências de leitura: um estudo em provas de português de escolas públicas na Paraíba.

CAVALCANTE, Raíssa Vale Miranda. Os abrigos de Ricardo: o espaço habitado na obra "O moleque Ricardo", de José Lins do Rego.

CAVALCANTI, Daniel Rodrigues. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: os reflexos sociais do letramento.

CAVALCANTI, Rodrigo Oliveira. Leila vai ao baile: Uma Leitura do Conto de Iniciação, Her First Ball, Katherine Mansfield.

COSTA, Ânis Alves de Lira. A variação linguística presente no livro didático de português.

COSTA, Jailton Ferreira da. Uma visão puritana sobre Deus e o homem: o uso de fontes bíblicas de Jonathan Edwards no sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado".

COSTA, Juliana Silva da. O gênero receita culinária nos suportes digital e impresso como objeto de ensino de língua portuguesa.

COSTA, Rafaela Correia. O ensino da literatura sob uma perspectiva emancipadora: aplicação do roteiro didático metaprocedimental em antropologia literária (RM), no ensino médio.

COSTA, Valdênia Alves Galdino da. "A lady's imagination": marriage and the construction of female identity in Pride and prejudice.

CRUZ, Joeliane da Silva. Correção do texto escolar: concepções e prática dos estudantes do curso de Letras-Português.

CUNHA, Matheus Amaro da. Discurso e afirmação de identidades: Uma análise do novo Ultimate Homem-Aranha e da nova Miss Marvel.

DANTAS, Giuseppe Andrew Ferreira. Critical literacy and multimodality for EFL students: reflecting on beginning teachers' conceptions and planning in the context of PIBID.

DINIZ, Emmanuel Lázaro do Nascimento. Lazarilho de Tormes:  a câmera oculta de uma sociedade doente.

ELLER, Elias Martins. Reflexões sobre o ensino da língua francesa: histórico, LDB e estágio supervisionado.

FALCÃO, Eduardo Souza. Desejos (In)Certos: representações homoeróticas em João Gilberto Noll.

FARIAS, José Carlos Pereira de. "A queda da casa de Usher”: O fantástico e suas fronteiras.

FERNANDES, Giselle Ribeiro dos Santos. Letramento crítico e PIBID Letras-Inglês na UFPB: um desafio numa proposta de leitura.

FERREIRA JÚNIOR, Clodoaldo Alves. Análise e crítica do narrador Asforiano e a imigração Árabe no Nordeste: leitura do texto literário Noite grande de Permínio Asfora.

FERREIRA, Kaliandra Ingrid do Nascimento. O professor pesquisador na educação básica: sonho ou realidade?

FONTE, Michele da Silva. O uso dos recursos tecnológicos no ensino de ELE: desafios e contribuições.

FREIRE, Michele da Silva. A construção do sentido nas aulas de língua portuguesa: o trabalho com leitura e escrita por meio do gênero crônica e da paráfrase no ensino médio.

FREITAS, Denise da Silva. Literatura infantil e juvenil: os valores sociais constituídos através dos personagens na obra O pequeno príncipe.

FREITAS, Glória Maria Miranda de. Estratégias de Ensino da Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

FREITAS, Teresa Raissa Morais de. Constelação familiar e metáforas literárias na escrita autobiográfica de Santa Teresa de Lisieux.

GOMES, Rodolfo Venicios Rodrigues. As viagens de Gulliver, uma comparação entre a obra literária e a adaptação fílmica.

LACERDA, Jefferson Oliveira da Silva. AS-SALAMU ALAIKUM... "Mas, por que em árabe?!": um estudo sobre as políticas linguísticas presentes na comunidade islâmica da Paraíba.

LIMA, Emerson David de. Preconceito literário: a recepção dos livros Best-sellers e clássicos para os novos leitores.

LIMA, Jennifer Adrielle Trajano. Implicações teóricas do miniconto como vazio e quebra da good continuation.

LIMA, Klarisse Silva de. América: o paraíso é aqui - O realismo mágico nos textos dos cronistas das Índias.

LIMA, Rayza Apolinário Chaves de. O manejo da palavra: as classes de manipulação no texto publicitário de outdoor - um olhar semiótico.

MACÊDO, Jhennefer Alves. Do esquecimento ao protagonismo: as princesas negras na literatura juvenil.

MACEDO, João Paulo Dantas de. Pedagogia de projetos no ensino fundamental: análise de uma experiência do PIBID Letras-Inglês da UFPB.

MARIA, Arismar Lourenço de. Relato das vivências como PIBIDiana em uma escola pública de João Pessoa.

MARTINS, Lívia Maria Macieira. A literatura e o processo de construção identitária no romance de Louis Hémon: Maria Chapdelaine.

MEDEIROS, Neuzineide dos Santos. A avaliação de aprendizagem no projeto didático do estágio supervisionado.

MELO, Laura da Silva. Relectura de las leyes de Indias desde la perspectiva de la dobre moral: entre la teoría y la práctica. El derecho Indiano y la conformidad del derecho moderno.

MELO, Monise nascimento de. Estratégias persuasivas em anúncio publicitário infantil: uma análise discursiva.

MONTE, Joan Saulo Ramos do. A representação de Augusto dos Anjos nos jornais do início do século XX (1908 - 1914).

MOREIRA, Francisca Raquel Alves. Literatura no mundo e na escola: uma experiência de aproximação.

MOREIRA, Paula Christina Silva. A importância da literatura na educação de jovens e adultos.

NASCIMENTO, Dayana Viana Ferreira. Diferentes nomenclaturas para as mesmas doenças: um estudo da variação lexical na USF Doce Mãe de Deus.

OLIVEIRA, Bianca Lúcia Rosário de. A Leap of Faith: A brief analysis of Assassin's Creed: Brotherhood and its book adaptation.

OLIVEIRA, Cinthya de Medeiros. Uma leitura feminista da narrativa de Kate Chopin: O divórcio de Madame Célestin.

OLIVEIRA, Rayssa Kelly Santos de. Sob os escombros da dor e da desilusão: a melancolia em Mrs. Dalloway, de Virgínia Woolf.

PEIXOTO, Danilo Cezar da Silva. A fanopeia em Saulo Mendonça - Uma análise da construção imagética nos Haicais.

PERAZZO, Regissely da Silva. "O grande Gatsby": uma leitura à luz da antropologia literária.

PESSOA, Fábio André. A linguagem e o personagem José Amaro na Obra Fogo Morto de José Lins do Rego.

QUEIROZ, Marluce Cordeiro de. O ser e o tempo sobre: Terminalidade de Gregório de Matos.

REIS, Maria Rachel Frazão Fernandes. Da inocência à sedução: revisitando a fantasia em Chapeuzinho Vermelho.

RIVERA, Cristian Ceferino Vásquez. Los documentos oficiales y el libro didáctico. Una reflexión entre la teoría y la realidad escolar del español como lengua extranjera.

ROCHA, Camila Waller Maurício de França. Um mergulho no trabalho real de uma professora de língua inglesa em formação por meio da auto-observação.

ROLIM, Janaine dos Santos. Uma abordagem multimodal de ensino de língua inglesa no contexto do PIBID Letras-Inglês.

ROLIM, Janine dos Santos. Representações do trabalho docente no âmbito do subprojeto PIBID Letras-Inglês da UFPB.

SANTOS, Alex Luis Roque dos. Bruno Tolentino e a anulação amorosa.

SANTOS, Gabriela Gomes dos. Teoria da polidez e estratégias de preservação das faces: uma análise em Orgulho e preconceito, de Jane Austen.

SANTOS, Ivanildo da Silva. Amor e Seus Enigmas: Rastros da Volúpia e do Pecado na Erótica de Cassandra Rios.

SANTOS, Janaina Ferreira dos. As inteligências múltiplas e suas contribuições (in)visíveis na sala de aula.

SANTOS, Jonas Batista dos. As ironias de Voltaire em Cândido ou O otimismo.

SANTOS, Luan da Silva. O ensino de pronúncia e o seu espaço na aula de ELE: propostas e discussões relacionadas ao desenvolvimento do componente fônico.

SANTOS, Matheus Trindade dos. Eventos Acadêmicos: Ampliando os Horizontes na Graduação de Letras Inglês.

SANTOS, Ohana Soara Andrade. Aspectos fonético-fonológicos na interface português - cabo-verdiano.

SANTOS, Roseane Delmiro dos. As memórias como construtoras da identidade em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo: aplicação em sala de aula.

SARINHO, Andreia Travassos Freire. Sob as máscaras do outro: Álvares de Azevedo no romance O clube dos imortais - Uma visão dialógica Bakhtiniana.

SILVA NETO, Manoel Rodriques da. O existencialismo Sartriano em "Tabacaria", de Álvaro de Campos.

SILVA, Alberto Bezerra da. Memes como forma de protesto pela crise política.

SILVA, Aline Costa da. Aspectos da pedagogia afetiva no contexto educacional do ensino-aprendizagem de ELE.

SILVA, Aline Dias. A interdisciplinaridade como parâmetro para o ensino do espanhol no ensino médio.

SILVA, Artur Paulino da. O processamento de orações relativas ambíguas com NPS complexos de substância em aprendizes de inglês como L2.

SILVA, Camila Necy de Azevedo. La interculturalidad em la educacicón: estudio de caso del proceso evangelizador de la orden Franciscana em Nueva España (em el siglo XVI).

SILVA, Cristina de Fátima Ferreira da. O caráter segregativo da mulher no século XIX, registrado em Dom Casmurro, sob a perspectiva do casamento, visto através da personagem Capitu.

SILVA, Daniel Eduardo da. Christine de Pizan e o pioneirismo feminista em A cidade das damas.

SILVA, Eduardo Oliveira da. PIBID e formação inicial de língua inglesa: as reflexões e os saberes em foco.

SILVA, Edypo Pereira da. A Literatura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise.

SILVA, Emanuel Rodrigues da. O itinerário da dolorosa aprendizagem da agonia em Os cus de Judas, Lobo Antunes - de Portugal a Angola.

SILVA, Eriglauber Edivirgens Oliveira da. Concepções de produção textual escrita na sala de aula: reflexões sobre práticas docentes de produção escrita no ciclo de alfabetização.

SILVA, Evangelino José da. Teorias críticas do currículo: Uma análise sobre tirinhas à luz da concepção problematizadora de Paulo Freire.

SILVA, Geovanna Dayse Bezerra. Transitando nas águas do tempo (formas simbólicas da água no romance O outro pé da sereia, de Mia Couto).

SILVA, Graziely Soares da. "The garden party", de Katherine Mansfield, como um conto de iniciação.

SILVA, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e. Análise do ensaio Arte e responsabilidade de Bakhtin.

SILVA, Isabel Regina França da. Mudança de sentido do palavrão: do dicionário etimológico ao uso.

SILVA, Jaclécio Alexandre da. O homoerotismo no romance "Bom-crioulo".

SILVA, Jaiane Alves. A fraternidade n'A Demanda do Santo Graal.

SILVA, Joelmir Vieira da. O texto literário no ensino de língua inglesa.

SILVA, Juliana Dantas Galdino da. Construindo reflexões para a formação docente na perspectiva inclusiva no âmbito do PIBID Letras-Português.

SILVA, Laíz Sionelle Costa Teixeira. Possíveis Novas Perspectivas Críticas em Tristão e Isolda.

SILVA, Leonardo Mota da. O uso aplicado do PRODEAF no processo de ensino aprendizagem no curso de LIBRAS na FUNAD-PB.

SILVA, Luciano Machado da. As representações da morte em A morte e a morte de Quincas Berro D'água.

SILVA, Maria Helena Tinto da. Análise discursiva dos efeitos de sentido produzidos a partir do texto sincrético na obra Solanin, de Inio Asano.

SILVA, Mikaylson Rocha da. Contato dialetal: atitudes linguísticas do falar Paraibanos em São Paulo.

SILVA, Millena Rúbia Freitas da. Do planejamento à atividade realizada: utilizando um quadrinho numa aula de francês língua estrangeira (FLE).

SILVA, Natália do Nascimento da. Educação inclusiva: o ensino do espanhol lecto-escrito como L3 para surdos bilíngues em uma abordagem comunicativa.

SILVA, Oziel Alves. A ocorrência da vogal Schwa na língua inglesa na fala de alunos brasileiros.

SILVA, Raquel Sousa da. A lírica Ceciliana: leituras e leitores.

SILVA, Renato Estevão da. Trauma e memória social na figura do menino de engenho.

SILVA, Rivaldo Bezerra da. A intertextualidade na coleção Gramática reflexiva, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

SILVA, Tarcyene Ellen Santos da. As hesitações e fantasias em Pays sans chapeau: uma leitura sobre o aspecto cultural em Dany Laferrière.

SILVEIRA, Julia Caroline Maciel Corrêa da. A literatura brasileira no ensino de português como língua não-materna: propostas e didáticas.

SILVEIRA, Juliana de Souza Cavalcanti da. Letramento crítico e ensino de inglês na escola pública: análise de uma experiência.

SOARES, Antenor Machado da Silva. Os impactos do uso do livro didático nas práticas de ensino de leitura em uma escola pública de João Pessoa.

SOARES, Gabriela Terthullyne Conserva. Habilidades Sociais e Análise Linguística em interface para o ensino de Português com adolescentes residentes em Instituições de Acolhimento.

SOUSA, Anielle Andrade de. Autoria e posicionamento enunciativo em textos-discursos da enfermagem.

SOUZA, Érika Silva de. Das inquietações pessoas à criação do blog: compartilhando saberes sobre a educação inclusiva.

SOUZA, Jessé Felipe de. A influência do enunciado na produção textual: uma questão de percursos.

TAVARES, Maria Fernanda Morais. Certas palavras: a poética de Chico Buarque sob a ótica da literatura de Testemunho.

TEIXEIRA, Rodolfo Pires Batista. A simbologia da morte em Poe: A máscara da morte vermelha.

TOSCANO, Natallia Nayana Formiga. O conto: atividades para desenvolver a leitura em espanhol no ensino médio.

TRAJANO, Jonh Herbert de Almeida Falcão. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: o ensino e a prática de escrita no ciclo de alfabetização.

UEOKA, Vinícius Atsushi. Educação no Japão e no Brasil: um estudo comparativo entre escolas japonesas e brasileiras.

VENÂNCIO, Rafael. O doce veneno da prostituição: um estudo psicanalítico e literário sobre a dor e o prazer.

VITORINO, Ismania Ferreira de Oliveira. Análise das redações do simulado PIBID/ENEM 2015: a compreensão da proposta.

 

2015

 

ALVES, Joelma Maria. A vulnerabilidade da mulher no período de guerra em Um homem: Klaus Klump, de Gonçalo M. Tavares.

ARAÚJO, Ana Beatriz Mayara Silva. O uso de novas tecnologias no ensino de língua portuguesa em escolas da rede pública da cidade de João Pessoa - PB: desafios e perspectivas.

ARAÚJO, Kaline Câmara de. Uma proposta de ensino de cultura brasileira para estudantes PEC-G.

BARBOSA, Caíla Dandara Pinangé. A canção popular no ensino de língua: uma proposta de abordagem.

BARBOSA, Italo Andrade. Legião Urbana e Nirvana Entre fragmentos musicais, textuais e sociais: diálogos possíveis.

BARBOSA, Kátia Monteiro. O fantástico como estratégia de denúncia em "Casa tomada" de Júlio Cortázar.

BARBOSA, Widmark da Silva. O ensino de pontuação nos guias de estudo do Projovem Urbano.

BORGES, Elizângela de Lima. Letramento crítico no ensino médio: análises de atividades do livro Enlaces 1 Español para jóvenes brasileños.

BRASIL, Rosana Rodrigues. Inserção da língua inglesa para crianças de 3 a 9 anos m escolas regulares da rede privada: algumas considerações sobre a formação e dificuldades dos docentes.

BRITO, Dijavan Luis Santos de. Imagens apocalípticas e a simbologia do fogo e da água em Os transparentes, de Ondjaki.

CANUTO FILHO, Ilberto Alves. O narrador onisciente: uma análise da narrativa de O albatroz azul.

CARLOS, Márcia Kristiane Lima dos Santos. Mal-estar na música popular brasileira: violência e subjetivação.

CASSIANO, Maria da Glória Nunes. A construção de sentidos no gênero charge: implicações para a formação da competência leitora.

CAVALCANTE, Laisy de França Cruz. Proposições das tarefas 3 e 4 da parte escrita do exame CELPE-BRAS.

CUNHA, Dalva Sales Carvalho. Semiótica aplicada: os modos de representação como método de abordagem de leitura de texto poético.

DANTAS, Jessica Soares. O tempo circular no poema Entre irse y quedarse de Octavio Paz.

DIAS, Camila Pereira de Carvalho. A produção textual de alunos do ensino médio: um olhar sobre a coesão e coerência

FAGUNDES, Juliana Pereira. "Eu sei falar, mas às vezes não sei explicar o porquê daquilo acontecer": e o ensino explícito de gramática no curso de formação de professores de língua inglesa da UFPB.

FARIAS, Michaella Araújo. Semiótica e sincretismo textual: reflexões sobre a prática de leitura no ensino médio.

FÉLIX, Paloma da Silva. As dimensões da consciência dialógica de Míchkin, herói principal de O idiota, de Dostoiévski.

FERNANDES, Jéssica Ferreira de Castro. Adultos em idade avançada aprendendo língua estrangeira?

FIDELES, Sayonara da Costa. Ideologia e dominação social: uma leitura em Capitães de areia, de Jorge Amado.

GALVÃO, Fernanda Almeida. As identidades criadas nas relações de poder retiradas na obra Usina de José Lins.

GOMES, Alyne Raíssa Belarmino. Janelas para letramento crítico: expandindo horizontes e construindo alicerces para o ensino crítico de língua inglesa.

LACERDA, Soyama Moura Batista de. La auto catarsis y el proyecto reformador em la obra de Francisco de Quevedo.

LEITE NETO, Cassimiro de Farias. Joana de Jasão ou a violação da dignidade humana: diversos olhares sobre um mesmo tema.

LEITE, Auricélia Moreira. A estética da epopeia negativa: o caso Lavoura arcaica, de Randuan Nassar.

LIMA, Fabiana Gonçalves de. Literatura no ensino fundamental: relato de uma experiência.

LIRA, Pablo Diego Cavalcante de. As razões religiosas: uma leitura dos capítulos VI, VII e XXIV do romance Cândido ou O otimismo, de Voltaire.

LOPES, Kátia Fabiana. Uma análise comparativa de uma epístola Paulina e de um soneto Camoniano.

LUNA, Wilberto Holanda de. O deslocamento das funções do particípio pelo gerúndio: nas traduções da Regra de São Bento para o português arcaico.

MARINHO, Ana Stela Bento. A religiosidade em Gregório de Matos e em Augusto dos Anjos.

MARQUES, Luciana de Freitas. O contraponto entre a realidade e a ficção: a velhice na perspectiva de Sr. Silva em A máquina de fazer Espanhóis, de Valter Hugo Mãe.

MARTINS, Andréa de Oliveira Gomes. A criticidade da metalinguagem ficcional no conto O imortal, de Jorge Luis Borges.

MELCHIADES, Aline Souza. Estratégias incentivadoras de leitura e produção de crônicas no ensino médio.

MORAIS, Fernanda Alves de. Políticas linguísticas percebidas no ensino de francês como língua estrangeira.

NASCIMENTO, Allísson Felipe da Silva. A abordagem dos gêneros da ordem do argumentar na coleção português linguagens.

NOVAES, Felipe Adunbi Rocha. Uma proposta de letramento crítico para o ensino de língua inglesa na EJA: em busca de uma educação linguística transformadora.

OLIVEIRA, Gessica Correia de. A representação de Hazel Morse em Loura e grandalhona de Dorothy Parker.

OLIVEIRA, Lucas Possatti de. Análise do processo de acomodação linguística de falantes cariocas em João Pessoa.

PÊ, Rayssa Bezerra. Adicione neurociência, coloque letramento crítico e misture com ludicidade: uma prazerosa proposta de ensino.

PONTES, Déborah de Souza. O neobarroco em Augusto dos Anjos.

QUEIROZ, Mayara França de. O espanhol no ensino médio: métodos e percepções.

SALES, Mayara de Oliveira. O autismo e o direito à educação inclusiva: revisão crítica da literatura.

SANTOS, Ana Paula Silva dos. Ensino/aprendizagem da literatura em ELE: motivação para a prática de leitura literária em escolas públicas.

SANTOS, Daniel Limeira dos. Segurança pública e direitos humanos: novas práticas discursivas na formação e na atuação do policial militar.

SANTOS, Felipe Luiz Chaves. Gêneros textuais em salas de aula de língua inglesa do ensino fundamental em João Pessoa.

SANTOS, Jenilson Alisson dos. Tinha que ser assassinato: um olhar metaficcional através da "Janela indiscreta" de Cornell Woolrich.

SANTOS, Joilma de Lima Cruz. A abordagem da coesão textual na coleção língua portuguesa.

SANTOS, Juliana Barbosa dos. O lugar das imagens: uma análise da relação texto-imagem nas atividades de leitura do livro Way to go 3.

SANTOS, Luciene de Souza. Inserção da literatura no ensino-aprendizagem de língua francesa nas séries iniciais.

SANTOS, Raquel Rodrigues dos. A emancipação e a influência da personagem Rami em Niketche, de Paulina Chiziane.

SILVA NETO, João Francisco da. A revista Hot english entre as máximas conversacionais de Grice: uma análise visando o ensino de leitura em LE.

SILVA, Ana Paula Serafim Marques da. Tão boa, tão delicada: a imagem da criança na poesia infantil de Olavo Bilac.

SILVA, Housiek Franck Marques da. A experiência homoafetiva feminina na canção Bárbara de Chico Buarque de Hollanda.

SILVA, Juan Barreto de Brito. O uso do texto literário em sala de aula através da contação de histórias: trabalhando O pequeno príncipe.

SILVA, Magna Rafaela de Sousa e. Reflexões de professores em formação sobre o ensino de língua inglesa na EJA sob a perspectiva do letramento crítico.

SILVA, Nadia Vicente da. A importância do filme Vincent, de Tim Burton: influências e recepção.

SILVA, Rayanna Queiroz Aurélio e. De "thcê" a "oxente": acomodação linguística de falantes gaúchos em João Pessoa – PB.

SILVA, Simone Ferreira da. A importância do professor como mediador nas aulas de leitura literária: uma vivência no PIBID.

SOARES, Bernardo Luiz Antunes. Fazendo "sopa de Carver": Short cuts - Cenas da vida, de Robert Altman à luz da adaptação.

SOARES, Laíza da Costa. O emprego dos tempos, modos e flexões verbais da língua portuguesa em textos de alunos do PEC-G.

SOUZA, Valnécia de Oliveira. Letramento literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura.

TAVARES, Shirley Patricia da Silva. O incentivo à leitura literária na formação de leitores: proposta de um projeto de leitura.

VASCONCELLOS, Erik Martins de. Executando e aprimorando o ensino do aspecto fonológico das variações livres na língua inglesa em sala de aula.

VASCONCELOS, Maria Helena Venâncio de. Expressão oral em língua francesa: uma interseção com habilidades sociais educativas.

 

2014

 

ALVES, Daiany Hilka da Silva. A dupla interpretação do poema “Noite escura da alma”.

ANDRADE, Camilla Alves Santos de. Uma análise curricular do curso de Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba: ênfase no eixo língua.

ANDRADE, Hérica Rayane Inácio de. Autobiografia docente: o caso da chat escola de idiomas.

ARAÚJO, Danilo Henrique Silva. Ruim com ele? Pior sem ele: o uso do livro didático em sala de aula.

BARBOSA, Daniel Alex. A produção escrita na escola: o gênero carta pessoal.

BARBOSA, Leonardo G. O papel dos aspectos lúdicos da poesia infantil na construção do leitor-criança.

BENDITO, Maria da Guia da Silva. A contribuição do PIBID - letras português para a formação do.

BRITO, Rossana Leite de. Relações lexicais em verbetes de dicionário.

BRITO, Stency Anne da Silva. Análise e reflexões sobre transversalidade e interdisciplinaridade no livro didático de ELE.

CALDEIRA, Arnilda Alves. Emma Bovary e Capitu: uma leitura. 

CAMPELO, João Marcus Soares. O narrador-personagem em Lavoura arcaica.

CARREIRO, Jailsa Coriolano de Sousa. Reflexões sobre a formação do futuro professor de espanhol.

CARVALHO, Glauciene Araújo de. A formação do leitor crítico no ensino fundamental I.

CAVALCANTE, Luzitânia Teixeira. Feminismo e maternidade.

COSTA, Dennis Souza da. Saberes profissionais docentes e ensino de língua estrangeira a alunos com deficiência visual.

COSTA, Fabricia Ingrid Ferreira da. A importância dos estágios supervisionados no curso de letras.

COSTA, Fernanda Lúcia Santos Silva da. A pluralidade cultural hispânica em Cercanía.

COSTA, Solange Soares. Ir ou não ir pra Pasárgada: uma questão de intertextualidade.

COUTINHO, Michelle Ghislain. A qualidade da prosódia explícita e sua relação com a interpretação.

DIAS, Alexandra Pereira. As contribuições do PIBIC para formação de professores/pesquisadores.

DIONÍSIO, Cynthia Israelly Barbalho. Teorias recorrentes em política e planejamento linguístico.

ESTEVÃO, Maria Christhiane Alves. Recriando histórias: trabalhando com contos no CRC.

FLORENTINO, Laura Maria da Silva. O riso e o grotesco nos Fabliaux eróticos dos séculos.

GOMES, Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes. Art about/within art: a metafictional reading of Oscar Wilde’s “The Nightingale and the Rose”.

GOUVEIA, Tamires Ferreira. La cándida nieta y su abuela desalmada.

GUERRA, Karl George da Silva. O retrato de Dorian Gray: uma análise em três atos do mito faustico.

HENRIQUE, Pedro Felipe de Lima. Da fala à escrita: a monotongação de ditongos decrescentes.

HERNÁNDEZ, Aline Kelly Vieira. García Lorca y la tragédia moderna.

HONORATO, Vanessa Falcão Saturnino. Memória e identidade no discurso do graffiti no espaço urbano de João Pessoa.

LEITE, Jonathan Lucas Moreira. Vinicius de Moraes: ressonâncias do trovadorismo na poesia brasileira.

LIMA, Danyele Almeida de. Reflexões sobre significado e léxico em provas de língua portuguesa.

LIMA, Maria Cristina da Silva. O reconhecimento e a caracterização prosódica da fala de indivíduos do sertão e da mata paraibana.

LÔBO, Rebecca Luiza de Figueiredo. Literatura numa perspectiva emancipadora: mediadores sociais e instrumentais como interface.

MACÊDO, Cassiana Soares de. A literatura afro-brasileira em análise nos contos Negrinha e Pixaim.

MARQUISEPE, Marcela Zuchelli. O ciúme de Bento Santiago: imaginação destrutiva e projeções indevidas.

MELO, Ediclécia Sousa de. Gestos pantomímicos e produção vocal na aquisição da linguagem.

MIRANDA, Regina Emy Sales de. Um corpo caído no chão: a representação feminina em “o.

NEVES, Ingrid Mariath Nogueira. Breve levantamento sobre a utilização da internet por professores de língua inglesa na grande João Pessoa.

NÓBREGA, Lucas Lopes Costa. A sombra de Innsmouth, de Howard Phillips Lovecraft: uma análise estética da construção do medo.

OLIVEIRA, Antônio Marcos da Silva. A caracterização da personagem morte na obra: as intermitências da morte, de José Saramago.

OLIVEIRA, Valnikson Viana de. Machado de Assis e os neologismos de Castro Lopes: reflexões linguísticas em Crônicas de bons dias!

PANTA, Cinthya de Fátima Silva. O simbolismo do fogo em Prometeu acorrentado: uma análise da obra.

PEIXOTO, Kamila Nogueira. A governamentalidade dos espaços de lazer no discurso da propaganda turística do governo da Paraíba.

PEIXOTO, Rafael de Mello Gouveia. A pontuação no ensino, uma análise de livros didáticos.

PEREIRA, Augusto César. A relação animal humano versus não humano em Vidas Secas.

PEREIRA, Sibelle Praxedes. Papa-capim: a representação do indígena brasileiro. 

PESSOA, Sandra Samara Viana. A representação da protagonista em Athénaïse de Kate Chopin.

PINTO, Nyeja da Silva. Uma leitura sobre as formas de escravidão no conto "pai contra mãe".

PONTES, Daniele Batista Domingues. Feedback como ferramenta de ensino: implicações na avaliação individualizada.

PONTES, Márcio Cavalcante. A vida como aflição e desespero: uma leitura de angústia de Graciliano Ramos.

RIBEIRO, Taienne Raianne Maciel. O estudo da partícula se passiva e indeterminada: pesquisa online em linguística experimental.

SÁ, Jullyana Queiroz de Aragão. A leitura na sala de aula: instrumento para ascensão escolar e inserção social.

SANTANA, Ana Paula Mélo de. Língua e literatura: por uma metodologia integradora no ensino médio.

SANTANA, Emmanuel Bezerra de. O conhecimento das variações linguísticas e a ascensão social do indivíduo.

SANTIAGO, Maiara Kelly. O gênero artigo de opinião no ensino médio: das condições de produção à escrita.

SANTOS, Maria do Carmo dos. A sátira e as técnicas retóricas nas cartas jocosas.

SANTOS, Maria do Socorro Lima dos. A formação do sujeito leitor na perspectiva discursiva da linguagem.

SANTOS, Rita de Cássia dos Anjos. Uma tentativa de discutir uma tragédia anunciada.

SILVA, Amanda Gomes. O uso de novas tecnologias no ensino médio.

SILVA, Bruna Costa. Os textos motivadores da proposta de redação do ENEM e a produção escrita do candidato: um caminho para a análise.

SILVA, Edília Celestino. Avaliação da aprendizagem: problematização acerca do processo.

SILVA, Frederico de Lima. Da letra ao inconsciente: dimensões do desejo perverso.

SILVA, Geralda Mendes Pereira. Entre a cruz e a espada relações de poder.

SILVA, Maria José da. Leandro Quiroga para crianças: ensinando espanhol através da leitura do conto.

SILVA, Mariana Clara Costa Leite da. Inventário lexical dos aspectos musicais da festa.

SILVA, Michel Pratini Bernardo da. Relações dialógicas em enunciados sobre a “cura gay” em Veja São Paulo e cristianismo hoje: uma abordagem discursiva.

SILVA, Mykeline Vieira da. A relação entre a teoria e a prática na utilização dos métodos de ensino de ELE.

SILVEIRA, Anna Elizabeth de Carvalho Cavalcanti da. A roticização das fricativas em Pombal-PB.

SOARES, Bruna Isis da Silva. O tratamento da variação linguística no livro didático “Diálogo”.

SOUSA, Rayssa Kathleen Ramalho de. Proposta de elaboração de um material didático de língua espanhola para o ensino médio.

SOUZA, Cirlene Maria de. O amor nos tempos do capitalismo: expressões literárias e psicanalíticas.

SOUZA, Irany André Lima de. Afro-literaturas infantil/juvenil.

SOUZA, Izabelly Laura Silva de. A literatura como intervenção social através de sua escolarização.

SOUZA, Kátia Salviano de. Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir do descritores do SAEB.

SOUZA, Pedro Isaac Vanderlei de. Os gêneros poéticos no Almocreve de Petas, de José Daniel Rodrigues da Costa.

SOUZA, Vitória Maria Bino de. a concepção de linguagem do professor do ensino médio na sala de aula.

VASCONCELOS, Janielly Santos de. O discurso pedagógico do professor.

VIANA, Rafaela de Souza. El teatro lopesco, la incipiente propuesta de una cultura de masas.

 

2013

 

ANDRADE, Juliana Araújo de. Os multissistemas de oralidade e a aquisição do gênero 'relato de experiência'.

BALDEZ, Kelly Cristiane Alfonso. As relações léxico-semânticas do anúncio publicitário. 

BALDEZ, Paulo André Rocha. As mudanças de sentidos causadas pela ideologia na notícia.

BARBALHO, Alexsandra Santos. Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental e o ensino de língua inglesa.

BARBOSA, Maria Ronnyelle Abreu. Ambiguidade lexical em cartazes.

BEZERRA, Rosa Chrystina Ferreira Magalhães. A tradução como quinta habilidade.

BISNETO, João Dias Pachêco. Adeus aos sonho americano.

BORGES, Jade Oona Ramalho. But why will you say that i am mad.

CAMPOS, Aldymary de Lima. Recursos argumentativos.

CARNEIRO, Lucina Priscila Santos. A violência sofrida pelas personagens femininas nos contos.

CARVALHO, Adriano Fábio Carneiro de. As questões de leitura do ENEM à luz dos descritores do SAEB.

CARVALHO, Danielle Lima de. Compreensão leitora a partir dos textuais do jornalismo no livro didático de ELE.

CAVALCANTE, Ana Paula Henrique. Linguagem da interação.

COSTA, Iara Ferreira da. Relações entre afetividade e material didático.

COUTINHO, Larissa Chagas. Mediação na sala de aula de língua inglesa.

DIONÍSIO, Débora Accioly. A educação a serviço do capital.

FERREIRA, Daniella de Melo Vanderlei. La implantación del idioma español en el curriculo escolar Brasileño.

FERREIRA, Gabriella Cristina Chaves. Análise léxicosemântica e etimológica da alimentação paraibana.

FÉRRER, Jéssica Rodrigues. A formação do herói problemático em lavora arcaica.

GALDINO, Jebson da Silva. Um olhar sobre a entrada da criança no gênero exposição oral e nos multissistemas da oralidade.

GARCÍA, David. La invención del descubridor de América.

GEA, Daniela Alejandra de Paco. Música na prática docente.

GERÔNIMO, Valéria Vicente. Uma faca de dois gumes uma análise do poema psicologia da composição.

GOMES, Gilcassia de Figueiredo. O processo de formação de palavras e a estilística.

GOMES, Luanda Fugueiredo. Afetividade e construção do conhecimento.

GOMES, Wellyson dos Santos. O riso como agente crítico-social.

GOUVEIA, Dayse Helena Viana de Albuquerque. Mosaico linguístico cultural.

GUEDES, Ramon Brasileiro. Vozes da periferia.

LIMA, Luana Isadora Moreira de. A razão e a emoção em Fraulein.

LOPES, Renan Silva de Souza. O fluxo da consciência em angústia.

MAIA, Caroline Sandrise dos Santos. Identidade queer.

MELO, Keicyane Karla Pereira de. Desafios para o ensino de língua inglesa nos cursos técnicos do SENAI.

MONTEIRO, Fabiano Gomes. A literatura no ensino fundamental II.

MORAIS, Daniel Sousa. Vivenciando a poesia.

MOREIRA, Ana Coely Mendes. Letramento digital e o uso da tecnologia.

MOURA, Tatiane Gomes de. As metáforas conceptuais utilizadas em textos que abordam sexo.

NETO, Luiz Gonzaga da Silva. O Québec em quadrados.

OLIVEIRA, Elaine Nicolau de. Reconstrução da identidade africana na poesia de Senghor.

OLIVEIRA, Uélida Dantas de. Estudo léxico-semântico.

PARISI, Leonardo Lucena. Estratégias metaficcionais em dois contos de E. Alan poe.

PEREIRA, Marianne Farias. A perturbação existencial da personagem protagonista.

ROCHA, Maria Isabelle Ribeiro da. Para além da sedução.

RODRIGUES, Tatiana Albino. A literatura no ensino médio e a presença da arte literária no ENEM.

RODRIGUES, Thalita Raquel de Carvalho. A história de uma hora.

SANTIAGO, Camila Lopes. O olhar no conto Tchau de Ligia Bojunga.

SANTOS, Fernando Antônio Fragoso dos. Quando o discurso revela o lugar de quem fala.

SANTOS, Josineide Ribeiro dos. A interferência da dislexia na aprendizagem da língua espanhola.

SANTOS, Josy Kelly Cassimiro Rodrigues dos. As cartas em O carapuceiro e The spectator.

SANTOS, Philipe Augusto Teixeira dos. O status da interlíngua no processo de aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma escola bilíngue.

SILVA, Aline Cunha de Andrade. Relações de gênero e poder

SILVA, Aline Maria da. Aspectos da violência em Feliz ano novo, Passeio noturno, Relato de ocorrência e O cobrador de Rubem Fonseca.

SILVA, Andréa Bezerra da. Letramento relevância da teoria em virtude de uma análise concreta.

SILVA, Carionice Costa Silva. Autoritarismo e liberdade na obra A casa da madrinha.

SILVA, Elaine Pessoa Guedes da. A problematização do bullying no conto A coalha.

SILVA, Jackeline Anne Santos da. O estudo da literatura no ensino médio.

SILVA, Jalusa Sarah Ferreira da. Nos territórios das personagens femininas.

SILVA, Larissa Lima da. Uma experiência docente na rede social facebook.

SILVA, Lidiane Araújo da. Memória nas obras de José Lins do rego.

SILVA, Tahisa Marculino da. Gênero e geração em Bia Bisa Bel.

SOUZA, Marcia Maria de. O ressoar da música nas aulas de inglês.

SOUZA, Rhilbert Oliveira de. Suicídio em As horas.

TAVARES, Dayanna Correia lins. Mulheres histéricas beirando o heroísmo.

VELOSO, Paula Roberta Queroz. Estilo e expressividade em títulos de notícias.

VIANA, Carolina Tavares de Melo. A loucura feminina e sua representação de Blanche Dubois.

 

2012

 

ALMEIDA, Tiago da Silva. A dualidade da consciência em Augusto dos Anjos: uma abordagem semiótica.

ARAGÓN, Náthaly Guisel Bejarano. "Todo el mundo entendió?": a construção dos processos interativos em uma sala de aula de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais.

ARAÚJO, Elionai Macena de. A influência dos antecedentes disponíveis e não disponíveis no processamento da anáfora "ele(a) mesmo(a)".

ARAÚJO, Eliza de Souza Silva. Afrofemcentrism: how history shapes stories.

ARAÚJO, Joõa Doia. Stanley Kowalski, condutor de um bonde chamado desejo.

BRITO, Amanda de Souza. A relação entre os nomes e as coisas: reflexões gregas, saussurianas e funcionalistas.

CARVALHO, Daniele Coutinho de. Análise de propostas de produções textuais em livros didáticos do oitavo ano do ensino fundamental.

CRUZ, Felipe de Castro. A singularização por meio da metáfora conceitual em "Zoo imaginário", de Sérgio de Castro Pinto.

FREITAS, Gabriel Domício Medeiros Moura. As poéticas da arbitrariedade em O caso Morel, de Rubem Fonseca.

GALDINO, Melina Cezar Merêncio. Romance sentimental e estrutura de consolação: uma análise do best-seller Amante sombrio (Dark lover), de J. R. Ward.

LIMA, Lívia Maria Alvarenga de. Dialogismo e polifonia em enunciados publicitários.

LIMA, Valdenice Pereira de. A construção dos gestos emblemáticos na aquisição da linguagem.

LOURENÇO, Taylla Maria Alexandre. Motivações dos graduandos em Letras Português da UFPB: um estudo exploratório.

MACIEL, Maria Ellem Souza. Dorian Gray e seu duplo: considerações sobre o fantástico na obra de Oscar Wilde.

MIRANDA, Karoline Cavalcante de. “Hoje a aula é no computador?”: Webquest e a internet na aula de língua inglesa.

MOTA, Késia. Recursos e efeitos do uso da metaficção em Hiroshima, meu amor, de Alain Resnais.

NASCIMENTO, Daniele Silva do. O páthos no livro IV da Eneida: O sofrimento de Dido.

NASCIMENTO, Flaviano Batista do. A concepção da morte em três textos de Manuel Bandeira: uma leitura semiótica.

NASCIMENTO, Kadja Gouveia do. A (re)configuração da prática docente de duas professoras da língua espanhola a partir da apropriação de artefatos tecnológicos.

NETO, Romulo Camboim Câmara. Literatura e futebol: o jogo da cabeça, mãos e pés.

NEVES, Siméia de Castro Ferreira. A transgressão do espaço em Macunaíma.

OLIVEIRA, Ana Ximenes Gomes de. Pnciá Vicêncio: raça e identidade, um diálogo possível.

OLIVEIRA, Juliana Goldfarb. O prazer é todo meu: o caráter pornográfico e as representações do feminino em PORNO POP POCKET.

OLIVEIRA, Klênia Pereira de. A (re)construção dos sentidos ditos populares em Era o dito, Marcelino Freire.

OLIVEIRA, Tamires Soares de. A constituição do sujeito dialógico em charges paraibanas.

OLIVEIRA. Rafael Alves de. Base acústico-articulatórias para o aprimoramento da pronúncia de algumas consoantes por teutofalantes do português brasileiro.

PAIVA, Fernanda do Nascimento. Ambiguidade lexical: a variação do sentido em propagandas.

PANTALEÃO, Débora Gil. Tragédia, carnavalização e adaptação: relações intersemióticas em Tudo sobre minha mãe.

PEREIRA, Mayara Cristyne Rodrigues. Poesia e pedagogia no poema "Cultura", de Arnaldo Antunes.

PINHEIRO, Cynthia Gomes. Fama consolidada versus sucesso passageiro: uma análise das máximas conversacionais em entrevistas com celebridades.

POPPELAARS, Antonius Gerardus Maria. Yankees, mannequins and Canta Claus: the Dutch influence on the english speaking world, with respect to language, literature and culture.

ROBERTO. Maria Thereza de Carvalho Maximiamo. Juliana e Luísa: a disputa pelo poder em O primo Basílio.

ROCHA, Jefferson Alves da. Flexão nominal de gênero e classes formais em português brasileiro.

SANTOS, Ana Cristina Simões dos. Uma crítica à ditadura militar, por meio da alegoria, na peça O santo inquérito.

SARMENTO, Érica Mendes. Uma experiência com seqüências didáticas na produção de autobiografias com alunos de espanhol como língua estrangeira.

SILVA Gerlany Padilha da. Das origens à atualidade, da teoria às crenças docentes: o que é literatura?

SILVA, Elizabeth Cristini da. Leitura e livro didático: o que dizem os professores.

SILVEIRA, Ludmilla K. F. Cardoso de. Reflexão sobre o ensino da literatura a partir de um livro didático.

SOARES, Francielly Rodrigues. Estudo de inadequações lingüísticas em produções escritas em português por estrangeiros.

WANDERLEY, Italo Dantas. Crônica: um gênero literário moderno e sua apreciação.

 

2011

 

ARAÚJO, Edja Camila. Os jogos teatrais no ensino de português para estrangeiros.

ARRUDA, Gabriela de Souza. O narrador-personagem no conto 'rubrica', de caio fernando de abreu. 

BARROS, Laura Regina Mangueira. A inversão no espelho: jacobina e o modelo napoleônico de ação.  

BEZERRA, Jéssica Tayrine Gomes de Melo. Objeto de aprendizagem para ensino de psicolingüística experimental: princípio da aposição local. 

BÚ, Viviane Carvalho do. Implicaturas conversasionais em um debate político. 

BURGARDT, Camila Machado. As missivas no século XX: literatura e história. 

CAPITA, Carla Monyke Pereira de Lima. A influência do modernismo brasileiro na literatura angolana. 

FREITAS, Ana Cláudia de Melo. Diário reflexivo na formação inicial: significando ações na construção de uma identidade profissional. 

GALDINO, Monique Cezar Merêncio. Reescrevendo práticas: o lugar da reescrita em sala de aula.

LEMOS, Déborah da Silva. O declínio do nome do pai e a violência empregada pelo adolescente em conflito com a lei.

LIMA, Edna Ribeiro Ferreira de. Grenadine: uma leitura visual em livro didático infantil de francês língua estrangeira.

LOPES, Paulo Aldemir Delfino. Na discursivização da revista Junior: marcas da construção de uma identidade gay.

MENDONÇA, Carlos Henrique Peregrino Lopes de. Contribuições da semântica para a sala de aula: uma proposta de atividades epilinguisticas.

MENEZES, Raniere de Araújo. “Só tá faltando o verbinho”: uma análise da ativação e do desenvolvimento das capacidades de linguagem em aula de língua inglesa. 

NASCIMENTO, Isabela Nogueira. “Será que sou eu quem está falando em língua estrangeira?”: as representações identitárias em relatos autobiográficos de aprendizes de língua espanhola. 

NEVES, Erika Zoraia Vênancio. Da teoria à prática: uma ponte a ser construída desde a formação inicial. 

OLIVEIRA, Natã de Souza. Redação e textualidade: um foco no vestibular 2011 para a UFPB. 

PESSOA, Martha Bulcão. Trabalhando a educação ambiental através de charges e artigos jornalísticos online: uma experiência com relatos dos estudantes do curso de extensão de leitura e compreensão de textos em língua francesa.

RIBEIRO, Mariângela Felício. A atividade lúdica é essencial para manter o interesse do aluno: relatos de professores de língua francesa sobre o uso do lúdico em sala de aula.

RODRIGUES, Erica Amarante. O riso na cena do julgamento do "Auto da compadecida".  (Parte I).

RODRIGUES, Erica Amarante. O riso na cena do julgamento do "Auto da compadecida". (Parte II).

SALES, Ariela Fernandes. Patrícia melo: o obsessivo (des) compasso em valsa negra.

SANTOS, Marineide Alves Rodrigues dos. Operadores argumentativos: análise semântica de produções textuais em PLE.

SILVA, Paula Michely Soares da. Gesticulação e holófrases infantis: aspectos multimodais da linguagem.  

SOUSA, Renata Ferreira de. O professor fez algo que eu nunca tinha visto antes: a docência através do dizer de graduandos em relatórios de estágio. 

VIEIRA, Bruno Rafael de Lima. Hamlet à luz de Bakhtin: a carnavalização da tragédia. 

VIEIRA, Joaquim Lopes. La doble contaminación en el libro Popol Vuh: la imposición versus la resistência. 

 

2010

 

LIMA, Anne Cléa Soares. Formação de professores de língua francesa em um projeto de educação inclusiva: um olhar sobre diários reflexivos. 

MACHADO, Gabriela Felipe. A teoria das inteligências múltiplas em ação: o ensino de língua inglesa na educação infantil.

MALAQUIAS, Aline da Silva. Ensino do sistema verbal da língua portuguesa: alternativas e enfoques.

OLIVEIRA, Estêvão Domingos Soares de Oliveira. A compreensão de metáforas primárias por estudantes de português como língua estrangeira. 

PEREIRA, Elani Marinho. O uso das mídias no ensino de língua espanhola: uma visão dos alunos do curso de letras espanhol. 

SILVA JR., Severino Antônio da. Puritanism and tragedy in arthur miller’s the crucible. 

SILVA, Raquel Monteiro da. A influência do professor na formação do aluno leitor do texto literário. 

SILVA, Rosycléa Dantas. “A gente vive num mundo normal” Afetividade e construção do conhecimento na aula de língua inglesa para deficientes visuais. 

TOSCANO, Mábia Nunes. Os construtores de espaços mentais em inquéritos sociolinguísticos. - arquivo em formato rar