UFPB > CCHLA > CCMD

LOGIN

Concertos Aula Gravados

O projeto de extensão Concertos Aula Gravados, de autoria do Professor André Sonoda, é uma iniciativa de cunho pedagógico-cultural com foco na produção audiovisual de grupos musicais. 

Foi implementado em 2015 no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB) e visa apresentar, mediante a produção de concertos aula, aspectos histórico-musicais dos grupos participantes, além de conceitos técnicos de produção fonográfica e audiovisual, viabilizando experiências profissionais para alunos, técnicos e professores dos Cursos de Música, Educação Musical e Mídias Digitais da UFPB.

Justifica-se, principalmente, por suas características interdisciplinares e pedagógico-culturais em áreas desprovidas de atividades práticas de produção audiovisual no meio acadêmico. Contudo, outros aspectos são importantes enquanto justificativas adicionais, dentre as quais, salienta-se: maior afinidade com orientações contemporâneas da extensão universitária; aproveitamento da atividade por alunos como disciplina complementar; exposição do trabalho de músicos; registro e difusão de culturas locais ou de tradições orais brasileiras; experiências profissionais de produção; parcerias entre o Departamento de Mídias Digitais da UFPB e Instituições de ensino de Música; difusão do Estúdio do Departamento de Mídias Digitais da UFPB enquanto importante equipamento para o desenvolvimento artístico-pedagógico do Estado, além de desenvolvimentos científicos, artísticos e pedagógicos relativos ao projeto.

Os arquivos decorrentes do projeto compõem o acervo do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB), sendo disponibilizados para consultas e estudos em ambiente acadêmico, além de servirem como objeto de contrapartida às participações musicais dos grupos convidados.

Espera-se que o projeto possa representar um avanço artístico-pedagógico nas áreas de Música, Educação Musical e Mídias Digitais da UFPB ao apresentar uma parâmetro metodológico para atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em processos práticos e interdisciplinares.

Em seu terceiro ano de desenvolvimento, o projeto Concertos Aula Gravados tem a honra de apresentar a Orquestra de Violões da Paraíba, sob regência e direção artística da maestrina Carla Santos e do Maestro Cyran Costa, além da participação do Maestro Tom K. Este será o primeiro concerto da parceria do projeto com o Departamento de Educação Musical da UFPB.

Sejam bem vindos.

 

Integrantes - Projeto Concertos Aula Gravados

Coordenação:

Prof. André Sonoda ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

 

Áudio:

André Sonoda

Lucas Brandão

Mosar Nogueira Jr.

Lucas Henrique de Oliveira Matos 

Cristall Hannah Boaventura

Elizabeth Ricardo de Oliveira 

Ramon Paulino de Lima 

Lucas Henrique da Silva Pontes 

Iago Trigueiro Nery

Davison Silva Eliziário 

Johandeson Neves Gonçalo 

Pedro Ruiz 

Gilson de Souza Soares 

 

Vídeo:

Ricardo Pinto Paiva

João Paulo Palitot

Helder Bruno Alves Mendonça 

 

Direção de Arte:

Alberto Pessoa

 

Web

Paulo Henrique Serrano

 

Apoio Pedagógico

Signe Dayse

 

Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB)

 

A Orquestra de Violões Da Paraíba é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música, bem como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

         As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade, constituindo um total de quinze violonistas.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Contando com quatro bolsistas e dois colaboradores, oferecemos neste semestre 11 turmas de violão coletivo, sendo três turmas infantis, contemplando um total de 90 pessoas. Essa prática tem propiciado aos licenciandos a experiência em atuar com ensino coletivo de violão, além de ser um espaço para a pesquisa e produção de material didático. Os resultados do projeto têm sido significativos tanto no âmbito artístico, haja vista que a orquestra vem cumprindo com todas as suas etapas de ensaios e apresentações, assim como no âmbito do ensino, com as oficinas de violão coletivo destinadas à população em geral.

 

Breve Histórico

 

A Orquestra de Violões da Paraíba, considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

          Em 1997, esse grupo foi desativado. Entretanto, em maio de 2005, a Orquestra de Violões da Paraíba foi reativada, sob a coordenação e iniciativa de Carla Santos e Cyran Costa, ex-integrantes da orquestra desde sua criação no ano 1992. Em 2007, após dez anos longe dos palcos paraibanos a OVPB re-estreou oficialmente. Desde então, passou a realizar concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade. Além de realizar uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM.

          No ano de 2008 a Orquestra gravou seu terceiro CD inédito, intitulado “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”. Lançado em 2009. Cd foi o marco da nova fase da Orquestra de Violões, sob a batuta e coordenação da maestrina Carla Santos e de Cyran Costa, com direção musical do compositor Rogério Borges. No repertório, composições de ilustres paraibanos como Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César e Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba, entre muitos outros, com arranjos audaciosos e marcantes, atraiu e conquistou a atenção do público apreciador. 

          Uma nova fase da Orquestra de violões da Paraíba foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Sobre a Estrutura do Grupo e Repertório

 

A Orquestra de Violões é estruturada em quatro diferentes naipes - violão 1, violão 2, violão 3 e violão 4. No repertório escolhido para este Concerto Aula serão interpretadas músicas de compositores paraibanos, três delas compostas por participantes do próprio grupo, como Acalanto do maestro Tom K, Samba de Cyran Costa, Se não fosse o forró de Adilson Medeiros e Jardim Sedutor de Johnatan Martins. 

Além da sonoridade dos violões, a orquestra conta com a participação de cantores e instrumentistas convidados, o que dá à Orquestra um caráter peculiar. Assim, além dos violões e das vozes, a OVPB contempla também em sua formação uma flauta transversal, um acordeom, baixo elétrico, bateria e um naipe de três percussões. 

A regência e direção artística do concerto estão a cargo da maestrina Carla Santos e do Maestro Cyran Costa e conta com a participação do Maestro Tom K.

 

Integrantes

 

Regência e direção artística: 

Prof.(a). Carla Santos ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Cyran Costa

 

Participação na regência da música Acalanto: 

Maestro Tom K

 

Violão I:

Herbet Douglas (Spalla);

Michel Soares;

Filipe Medeiros;

 

Violão II: 

Lucas Dantas; 

Samuel Araújo

Slovik Gomes

 

Violão III: 

Danyel Costa

Daniel Aires 

Ivanildo Dantas

 

Violão IV: 

Johnatan Matins;

Antônio Nunes;

Leandro

Eduardo Fiorussi (7 Cordas)

Jerônimo Florentino (7 Cordas)

 

Solistas Convidados: 

Gabriela Ricci (voz)

Elisa Leão (voz)

Ana Catarina Leão (voz)

Vagney Ramos(voz)

 

Músicos Convidados: 

Geraldo Rocha (Flauta transversal)

Pedro (Acordeon)

José Ilton Nunes (Baixo elétrico)

Lucas Huan Silva (Bateria)

Rodrigo Amaral (Percussão)

Adriano Gomes (Percussão)

Vanildo Marinho (Percussão)

 

Informações

Concerto Aula: Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB)

Local: Estúdio do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB)

Dia: 25/03/2017

Hora: 13 horas

FaceBook  Twitter