XI Conhecimento Em Debate - Universidade e desafios do tempo presente

CCHLA Conhecimento em Debate é um espaço aberto para que todos aqueles que compõem o CCHLA tenham oportunidade de divulgar suas pesquisas e produções em formato de trabalhos acadêmicos.

Tradicionalmente, é um espaço de diálogo onde ocorre intercâmbio entre professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes do Centro, suscitando um momento extremamente significativo de discussão e reflexão dentro das áreas que compõem o campo das humanidades. Destarte, esse evento se constitui em um espaço importante em que a condição dos saberes multifacetados dos especialistas se transforma em interfaces dialogais entre as várias áreas de conhecimento que compõem a realidade efetiva do CCHLA.

Nesta décima primeira edição do CCHLA Conhecimento em Debate, estará em pauta o papel da universidade contemporânea na construção do conhecimento, exercendo sua posição de crítica e de independência, atenta às demandas do tempo presente, e compromissada com uma sociedade melhor no futuro.

Local do Evento

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA UFPB Campus I - João Pessoa - Paraíba

Datas

De 13 a 17 de Fevereiro

Comissões

Comissão Organizadora


Profª. Drª Mônica Nóbrega Diretora do CCHLA
Prof. Dr. Rodrigo Freire de Carvalho e Silva Vice-Diretor do CCHLA
Profª. Drª. Geovânia da Silva Toscano Departamento de Ciências Sociais
Profª. Draª. Luciana de Oliveira ChiancaDepartamento de Ciências Sociais
Profª Drª. Maria de Fátima Marreiro Departamento de Ciências Sociais
Profª. Drª. Tereza Correia da Nóbrega Queiroz Departamento de Ciências Sociais
Profª Drª. Thais Augusta Cunha de Oliveira MáximoDepartamento de Psicologia

Comissão Técnica


Célia Maria Dias de Luna
Meirylane Lopes da Silva

Tipologia e formato

Atividades Artísticas

Para a efetivação da inscrição das atividades artísticas deverá ser enviado um memorial descritivo (até 500 palavras, máximo, seguindo as mesmas normas dos resumos dos trabalhos). As atividades artísticas podem ser subdivididas em:

  1. Instalações: Duração máxima de 50 (cinquenta) minutos.
  2. Vídeo/Documentário: Duração máxima de 1 (uma) hora.
  3. Exposição: Devem apresentar-se condizentes com as condições físicas e de segurança do CCHLA.

Minicursos

Atividades que constarão de duração mínima de 6 h/a (horas/aula) e duração máxima de 10 h/a (hora/aula). Os minicursos poderão ser ministrados por, no máximo, dois participantes vinculados ao CCHLA. A dupla poderá ser composta por dois professores ou por um professor acompanhado de seu aluno de pós-graduação ou, ainda, de um professor e de um servidos técnico-administrativo. A proposta de resumo será publicada na página do evento, conjuntamente com os resumos de todas as atividades do XI CCHLA Conhecimento em Debate constantes na programação oficial.

Sessões Temáticas

Atividades relacionadas ao ensino, a pesquisa e à extensão, que serão propostas através de um tema, acompanhado do seu resumo para, em seguida, após análise da Comissão Organizadora, serem lançadas no site e abrigar inscrições de trabalhos relacionados ao tema. Poderão apresentar propostas de sessões temáticas:
- Professores do CCHLA;
- Estudantes de programas de pós-graduação do CCHLA, acompanhados de um professor do centro e;
- Servidores técnico-administrativos lotados no CCHLA.

Mesas Redondas

Atividades que constarão de um prazo máximo de 2 (duas) horas para a sua realização, podendo conter no máximo 4 (quatro) participantes. Lembramos que dentro dessas 2 (duas) horas deverá ser reservado um tempo para o debate dos proponentes com os ouvintes da sessão. As propostas de mesa-redonda deverão observar o tema do evento. A proposta de resumo e o texto escrito completo para a publicação deverão estar dentro das normas gerais do encontro. A norma obrigatória para a estruturação dos trabalhos completos está disponível no final desta chamada.

Lançamentos

Espaço destinado ao lançamento de obras – livro, revista, CD, DVD e outros produtos de difusão acadêmica e artística – de autoria dos participantes inscritos no XI CCHLA Conhecimento em Debate. A apresentação será feita pelo próprio autor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo de até 5 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá em espaços especialmente reservados para essa finalidade. Ao final das apresentações os autores poderão autografar as suas obras. Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas à Comissão de Organização, através do site do evento, com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa indicada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir a foto da capa da publicação.

Livros a serem lançados

licoes-sobre-bobbio-giuseppe-tosi

10 Lições Sobre Bobbio

Giuseppe Tosi

Pedro Américo: As Cores do Brasil Imperial

Lúcio Flávio Vasconcelos

Calendário de atividades

AtividadeDatas/Prazos
Inscrições de propostas para sessões temáticas, mini-cursos, atividades artísticas e mesas redondas03 a 20 de Outubro de 2016
Análise e organização das propostas21 de Outubro a 04 de Novembro de 2016
Inscrições nas Sessões Temáticas e nos Minicursos28 de Novembro de 2016 a 22 de Janeiro de 2017
Validação das inscrições pelos coordenadores das Sessões Temáticas16 a 25 de Janeiro de 2017
Realização do XI CCHLA Conhecimento em Debate13 a 17 de Fevereiro de 2017
Entrega dos trabalhos completos (apresentados no evento) para publicação17 a 27 de Fevereiro de 2017

Inscrições prorrogadas até o dia 22/01/2017

HOMENAGEM

A homenageada deste XI CCHLA Conhecimento em Debate é a professora Eleonora Menicucci de Oliveira. Professora titular de Sociologia da UNIFESP, onde realiza pesquisas sobre o tema da "Saúde Coletiva", Eleonora Menicucci foi professora da UFPB entre 1978 e 1990, lotada no Departamento de Ciências Sociais do CCHLA.

Durante a ditadura militar, Eleonora Menicucci foi militante do movimento estudantil, atuou em organizações clandestinas de resistência à ditadura e foi presa política em São Paulo. Já morando em João Pessoa, militou no movimento feminista e na seção paraibana do Comitê Brasileiro pela Anistia.

Eleonora Menicucci é graduada em Ciências Sociais (UFMG), mestre em Sociologia (UFPB) e Doutora em Ciência Política (USP). Dentre os cargos públicos que ocupou, destacam-se o de Pró-Reitora de Extensão da UNIFESP e o de Ministra de Políticas para as Mulheres do Governo da Presidenta Dilma Rousseff.

Eleonora Menicucci irá promover a conferência de abertura do XI CCHLA Conhecimento em Debate, falando sobre o tema "Feminismo e lutas democráticas no Brasil"

sUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

Quantos trabalhos podem ser inscritos?

Cada proponente pode submeter até 2 (dois) trabalhos inscritos em tipologias diferentes.  Por exemplo, uma Comunicação em Sessão Temática e uma Mesa-redonda ou um Minicurso e uma Atividade Artística etc. Entretanto, somente um dos trabalhos apresentados em forma de Comunicação nas Sessões Temáticas ou Mesas-redondas poderá ser encaminhado para a publicação no livro eletrônico do XI CCHLA Conhecimento em debate.

 

Publicação no Livro Digital

Cada autor tem direito a submeter 1 (um) trabalho completo para publicação. Somente os textos completos, devidamente apresentados, das Sessões temáticas e mesas-redondas serão publicados em forma de livro eletrônico (E-Book) indexado. O trabalho completo poderá ser entregue para publicação no período de 17 a 27 de janeiro de 2017, através do site do evento. Entretanto, serão também publicados os Anais do XI CCHLA Conhecimento em debate, onde constarão todos os resumos de trabalhos aprovados. Já o Livro Eletrônico será publicado apenas com os trabalhos completos, de envio opcional.

Critérios de Avaliação:

Os textos submetidos à publicação no livro serão inicialmente avaliados pela Comissão Científica e Pareceristas, estes (as) ligados (as) ao Departamento do (a) proponente, que examinarão a adequação do trabalho levando em conta os seguintes critérios:

a) A qualidade geral do texto - objetivos claramente delineados, estrutura lógica e equilibrada, exposição fluente e coerente, estilo objetivo e factual, e correção gramatical; 

b) Adequação às Normas Técnicas (ABNT). Uma vez detectado a inadequação às normas técnicas e as do evento, o trabalho será automaticamente não aprovado para a publicação no livro eletrônico do XI CCHLA Conhecimento em Debate.

 

Para acessar os resumos dos Minicursos, Sessões Temáticas e Mesas Redondas, clique aqui! (Listas atualizadas em 12/01/2017)

Inscrições



Downloads

Chamadas de Trabalhos

Downloaded 381 times.

Comissão Organizadora

Downloaded 76 times.

Edital Conhecimento em Debate (Completo)

Downloaded 276 times.

Normas Gerais para a Inscrição de Trabalhos

Downloaded 587 times.

Resumos

Downloaded 244 times.

Submissão e Publicação de Trabalhos

Downloaded 455 times.

Tipologia e Formato

Downloaded 229 times.

Ainda tem alguma dúvida? Fale conosco!