Projeto de Pesquisa


CONFIGURAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E AÇÃO COLETIVA

Prof. Roberto Véras

O debate atual sobre o tema do desenvolvimento tem exigido novos instrumentos conceituais e metodológicos de análise sobre os atores estratégicos envolvidos e as políticas adotadas; e sobre as formas de negociação e de contestação social e política que têm proporcionado. Este projeto procura dar um destaque especial aos processos de desenvolvimento que têm resultado de investimentos empresariais e estatais sobre territórios produtivos, tanto no que diz respeito às relações econômicas quanto às relações político-sociais. Ao mesmo tempo, o projeto pretende contemplar experiências de desenvolvimento que têm seguido outros caminhos, especialmente os que se baseiam na iniciativa de pequenos empreendedores e nos arranjos produtivos daí resultantes, os quais ao se inserirem cada vez mais nos mercados capitalistas também vêm sofrendo intensos processos de reconfiguração produtiva. Trabalhando em uma perspectiva comparada, vai investigar situações sociais em três regiões brasileiras, com diferentes histórias e políticas de desenvolvimento econômico e com padrões de ação e de reação diversos por parte dos atores locais quanto às reconfigurações que vêm sendo operadas em suas dinâmicas produtivas, e aos impactos gerados por estratégias empresariais e políticas estatais; e pretende também refletir sobre diferentes estratégias de ação e formas de participação dos atores sociais locais/globais em contextos diversos de contestação e de negociação social.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . 
Integrantes: Roberto Véras de Oliveira – Integrante / Eliana Monteiro Moreira – Integrante / José Ricardo Ramalho – Coordenador / Rejane Gomes Carvalho – Integrante / Marcelo Domingos Sampaio Carneiro – Integrante / Eugênio Vital Pereira Neto – Integrante / Victor Rodrigues – Integrante / Valeria Costa – Integrante / Maurício Rombaldi – Integrante.
Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.Número de orientações: 3