Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra “Alegoria do pater poder na literatura de Raduan Nassar”
conteúdo

Notícias

Palestra “Alegoria do pater poder na literatura de Raduan Nassar”

publicado: 22/06/2020 12h14, última modificação: 22/06/2020 12h14

No dia 01 de julho, às 10 hr, teremos a palestra “Alegoria do pater poder na literatura de Raduan Nassar” com o Prof. Aécio da Silva Amaral Júnior.


RESUMO:
Membro de uma geração cujo trabalho artístico localizava-se em um contexto histórico de convergência entre modernização e autoritarismo político, Raduan Nassar é autor de uma obra curta e contundente escrita entre início dos anos 1960 e meados dos 1970. Sua literatura transpõe para o mundo passional das relações familiares e conjugais as tensões concernentes aos vínculos entre autoridade, racionalidade e erotismo. Essa transposição ativa o que chamo de crise da razão patriarcal, a perda da imanência do sentido desta à comunidade política. Tal crise é representada por uma alegoria do pater poder que capta o seu efeito especular, trágico, sobre a cólera dos personagens. A palestra discute como esta alegoria reflete sobre a reação da autoridade patriarcal quando se vê em colapso, ao tentar subjugar o outro, tentativa que não só esgarça a autoridade, como faz irromper infâmia e abjeção na pólis.

Acesso pelo Link: https://meet.jit.si/Narrativacontempor%C3%A2nea

 

Palestra Aécio Amaral