Projetos de Pesquisa

Brincando com Fogo: As adolescentes decidem sobre iniciação sexual

Prof. Loreley Garcia
O projeto pretende abordar, sociologicamente, o ato da decisão sobre a iniciação sexual tomada pelas adolescentes, com base nos roteiros sexuais, na ação e motivação. A questão será analisada a partir da abordagem da teoria de gênero, das práticas culturais, do contexto social e econômico e das políticas existentes para a juventude. Explorar esse universo, implica dar voz às adolescentes, extrair das narrativas o que, como e porque decidem sobre o manejo da própria sexualidade. Além disso, é mister saber como equilibramos fatores internos (medos e desejos) e os externos que restringem (família, religião, comunidade, etc.) ou incentivam (homosociabilidade entre amigas, mídia, etc.) na tomada das decisões.
A pesquisa orienta-se no campo dos estudos de gênero visando investigar o comportamento sexual e reprodutivo das adolescentes que vivem em localidades marcadas pela vulnerabilidade econômica e social: periferias de cidades grandes e médias, áreas rurais e indígenas, em diferentes regiões do país. Com um cronograma de três anos de investigação, o projeto pretende verificar em que medida o contexto cultural e o nível socioeconômico, no qual adolescentes estão inseridas, podem influenciar no resultado das decisões sobre a sexualidade. Nosso foco do interesse são os processos de decisão sobre os comportamentos sexuais das jovens. Aqui, buscamos entender a lógica das próprias adolescentes ao assumir comportamentos seguros ou considerados de risco, ou brincar com fogo. Reconhecer as jovens como sujeito de estudo implica aceitar a premissa sobre sua racionalidade: as jovens assumem uma decisão prévia da prática sexual que executam, elas avaliam as consequências possíveis de ter relações sexuais, ou não; e, se deparam com um leque de possibilidades que depende da própria escolha. Logicamente, a escolha está sujeita a dois tipos de restrições: as externas: pressão do contexto e outros atores; e internas – valores, modelo de conduta, desejos. Todos esses elementos se misturam num processo de decisão complexo que depende, em última instancia, de cada indivíduo.
Período: 1 de fevereiro a 31 de maio
Projeto vinculado a Catedra em Brazilian Studies ( Center of Latin American and Caribbean Studies), University of Massachusetts.
Financiamento:  Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal ( 2019/2022)
 Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq ( 2017/2020)