Projetos de Pesquisa


DA DISTINÇÃO À INDIVIDUALIZAÇÃO:  ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE OS SIGNIFICADOS SOCIAIS DO CONSUMO ENTRE SEGMENTOS POPULARES NAS CIDADES DE JOÃO PESSOA/PB E BIRMINGHAM – WEST MIDLANDS/ INGLATERRA.

Prof. Anderson Mobeus Retondar

            A pesquisa tem como foco principal as práticas de consumo de segmentos sociais de baixa renda sob o ponto de vista do significado cultural e simbólico que estas práticas assumem para estes segmentos sociais no Brasil e Inglaterra, especificamente nas cidades de João Pessoa/PB e Birmingham-UK.

            Pensar neste caso o consumismo entre segmentos populares significa, antes de tudo, pensar no espraiamento da sociedade de consumo e do consumismo moderno como fenômeno que atua como instrumento civilizatório do próprio capitalismo moderno.

            Partindo desta premissa, o problema fundamental desta pesquisa pode ser assim equacionado: em que medida o consumo de bens de luxo, compreendidos aqui como supérfluos/excedentes, entre segmentos sociais populares, reforça a tese da emulação social ou, de outro modo, se revela como uma experiência de individualização e expressão de subjetividades? Em outros termos: qual a lógica que permeia as práticas de consumo entre estes segmentos sociais e qual o significado social que atribuem a estas práticas?