Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação > Quem somos?

Quem somos?

por Betto - DF publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 09/12/2022 18h27

O Curso de Filosofia foi criado em 1949, por meio da Lei Estadual Nº 341/1949, e com autorização para o funcionamento em 08 de junho de 1954, pelo Decreto Federal Nº 35.627. O reconhecimento pelo MEC ocorreu em 1959, um ano antes da criação da UFPB, sendo o Curso mais antigo do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCHLA). O Curso tem  duração mínima de quatro anos e máximo de sete anos e oferece duas habilitações: Bacharelado (Carga horária de 2340 horas/aula, correspondendo a 156 créditos) e Licenciatura Plena (Carga horária de 2670 horas/aula, correspondendo a 178 créditos). A finalidade é formar profissionais em Filosofia a nível de Graduação e Pós- Graduação, capacitando-os ao ensino do ensino médio , e a proposta é conduzir o aluno à pesquisa, argumentação e reflexão sobre valores, a verdade, o existir e problemas metafísicos. O Bacharel ou Licenciado em Filosofia poderá lecionar disciplinas de caráter filosófico em escolas de ensino médio (com complementação pedagógica, no caso do bacharelado) em Instituições de Ensino Superior.

O Departamento de Filosofia é a primeira instância de deliberação em matéria didático-cientifica e administrativa no âmbito de sua atuação, correspondendo à lotação do pessoal docente do Curso de Graduação em Filosofia, que recebe um número de 60 (sessenta) alunos por por cada processo seletivo seriado realizado anualmente. Além disso, o Departamento oferece disciplinas para vários cursos da UFPB, a exemplo dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Enfermagem, Física, Psicologia e Serviço Social. O Departamento conta atualmente com 19 (dezenove) professores, e ainda oferece disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia e para o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas.

ENDEREÇO DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

Departamento de Filosofia (DF)