Alcohol in Latin America: A Social and Cultural History

Nosso inesquecível Professor João Azevedo Fernandes, do curso de História da Universidade Federal da Paraíba, é autor na edição mais recente da obra “Alcohol in Latin America: A Social and Cultural History”, publicada pela Tucson – The University of Arizona Press, USA.

O Professor João é autor do artigo “Liquid Fire: Alcohol, Identity, and Social Hierarchy in Colonial Brazil”.

Trata-se de um importante trabalho organizado pelas historiadoras Gretchen Pierce (Ph.D., History, University of Arizona) e Áurea Toxqui (Ph.D., History, University of Arizona). A publicação da obra foi possível graças a importante contribuição de uma das maiores agências de financiamento a programas de humanidades nos Estados Unidos - O National Endowment for the Humanities (NEH).

Este livro faz uma análise emprofundidade da história social e cultural do álcool e sua relação com os processos maiores da América Latina. Usando uma pintura representando uma taberna como uma metáfora, os autores exploram os diferentes grupos e indivíduos absorvendo como uma introdução ao seu estudo. Ao fazê-lo, eles revelam como a produção de álcool, consumo e regulação foram entrelaçados com a história da América Latina desde a era pré-colombiana.

Alcohol in Latin America: A Social and Cultural History é o primeiro estudo interdisciplinar para examinar o papel histórico do álcool em toda a América Latina e ao longo de um amplo intervalo de tempo. Seis locais-Região foram escolhidos: Andina, Argentina, Brasil, Chile, Guatemala e México, são vistos através das disciplinas de antropologia, arqueologia, história da arte, etno-história, história e literatura.Organizado cronologicamente começando com a era colonial, possui cinco capítulos sobre a Mesoamérica e cinco na América do Sul, cada um com foco em vários aspectos de uma dúzia de diferentes tipos de bebidas.

Um olhar em profundidade a forma como o uso de álcool na América Latina pode servir como uma lente através da qual raça, classe, gênero e construção do Estado, entre outros temas, podem ser melhor compreendidos, Alcohol in Latin America: A Social and Cultural History mostra a influência histórica da produção de álcool e o consumo na região e como ela está intimamente ligada às forças maiores da história.

Fonte: http://www.uapress.arizona.edu/Books/bid2456.htm

Locations of visitors to this page