Pesquisa

Pesquisa

Aqui estão apresentados os projetos de pesquisa em andamento e/ou grupos de pesquisa aos quais os/as docentes estão vinculados.

Grupo de pesquisa: "Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX)"

Data de criação: outubro de 2012
Credencia
Linhas de Pesquisa: "Arte, Religiosidade e Festas" e "Cultura e Sociedade"
Líderes: Carla Mary da Silva Oliveira (UFPB)/ Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani (UFVJM)

Pesquisadores: André Cabral Honor (UFMG), Ane Luise Silva Mecenas Santos (UNISINOS), Anna Maria de Lira Pontes (SEC-CE), Carla Mary da Silva Oliveira (UFPB), Eloy Barbosa de Abreu (UFPE), Kalina Vanderlei Paiva da Silva (UPE), Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani (UFVJM), Maria Emilia Monteiro Porto (UFRN), Sabrina Mara Sant'Anna (UFRB), Suely Creusa Cordeiro de Almeida (UFRPE).

Estudantes: Carla Maria de Almeida (Grad. História - UFPB), Janice Correa da Silva (PPGH-UFPB), Michael Douglas dos Santos Nóbrega (PIBIC/ Grad. História - UFPB), Lindembergue Francisco dos Santos (Grad. História - UFRPE)

Objetivos/ Repercussões do grupo: Com um caráter interinstitucional, o grupo pretende possibilitar a discussão, a partir do uso de fontes documentais diversificadas, das várias implicações teórico-metodológicas nas searas da História da Arte, da História Cultural e da História Social, com foco especial no Mundo Ibérico - seja como tema ou como local de produção e circulação de cultura - durante os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, abordando temas como representações culturais, iconografia, religiosidades e festas, sua relação com a sociedade e com os sujeitos e redes de solidariedade, a circulação de modelos culturais e sua assimilação e adaptação a diferentes realidades, no aquém e no além mar.

Link (Diretório CNPq): http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705T5FMW7H

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br

 

Grupo de pesquisa:  Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista 

 

Líder: Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano

 

Vice-Líder Solange Pereira da Rocha

 

Resumo: Esse projeto está vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, também ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem por objetivo analisar as relações políticas e sociais do Nordeste oitocentista, com ênfase nos movimentos de contestação política, nas relações entre localismo e centralismo e nos partidos políticos. Bem como analisar as estruturas culturais, notadamente no que diz respeito às relações de gênero, de grupos familiares, à história social da escravidão, à história da saúde pública, as práticas cotidianas e ao conjunto de relatos e descrições deixadas por viajantes. O objetivo central é articular pesquisas em desenvolvimento tanto no que diz respeito à Iniciação Científica, Monografias de conclusão de curso, como Dissertações e Teses. Além disso, congregar pesquisadores que vêem se dedicando as diversas temáticas no Oitocentos, mas que trabalham de modo isolado e que, a partir de então, poderão participar de discussões, ampliando o campo teórico e documental. Como resultado das pesquisas o Grupo publicou um Livro intitulado "Histórias da Paraíba" (2003), tem outro no prelo, e vem apresentando trabalhos em eventos relevantes sobre o oitocentos no Brasil. Também organizamos o I Encontro do Império Brasileiro, de 24 a 27 de setembro de 2008 na UFPB e o II Encontro do Império Brasileiro em 2010,com a presença de pesquisadores de várias partes do Brasil.

 

Temos 3 Linhas de Pesquisa:

 

1) Família, Culturas Políticas e Relações de Poder no Nordeste Oitocentista  - Profª. Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano (coord.)
Analisar as relações políticas no Brasil do século XIX, discutindo as especificidades no atual Nordeste, notadamente na Paraíba; as estratégias de poder dos grupos familiares; questões relacionadas aos militares e a atuação da polícia; a administração, os grupos políticos e os espaços de ação;  a formação do estado nacional.

 

2) Práticas Cotidianas e o Olhar Estrangeiro no Nordeste Oitocentista - Profº João Azevedo Fernandes (coord.)
Analisar as relações sociais e culturais no Nordeste do século XIX. Ou seja, a história da alimentação; as questões relacionadas às doenças, a morte; as festas e religiosidades; o olhar estrangeiro sobre o Brasil nos relatos de viajantes. 

3) População Negra, Família, Parentesco e Cultura no Nordeste Oitocentista - Profª Sonlange Pereira da Rocha (coord.)
As redes e arranjos familiares e parentais da população negra (escrava, liberta e livre), as relações de trabalho, os modos de vida, as ações de resistência de escravizados(as), as identidades, relações de gênero, a saúde e doenças, manifestações culturais, participação de pessoas negras em distintos espaços de sociabilidades, como os corpos militares e irmandades religiosas, no território do Nordeste do período oitocentista.

 

Prof. Ernesto Pimentel Filho,

INSTITUIÇÕES DA DEMOCRACIA, DO ESTADO DE DIREITO E DA CIDADANIA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA - UFPB   (líder)

Justiça & Política - UFPB   (pesquisador)

Direito e Justiça na Europa Medieval - UFPB   (pesquisador)

Serviços Online

Mapa

Locations of visitors to this page