Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de extensão: “Clássicas digitais: um panorama”
conteúdo

Notícias

Curso de extensão: “Clássicas digitais: um panorama”

publicado: 16/03/2020 11h01, última modificação: 17/03/2020 11h00

Estão abertas inscrições para o curso de extensão “Clássicas digitais: um panorama”, coordenado pelo professor Lucas Dezotti. O curso é gratuito e aberto a qualquer interessado.

As inscrições serão feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até sexta-feira, 20/03 As aulas acontecem dias 13, 20, 27 de março e 3 de abril, das 14 às 18h, totalizando 16 horas-aula.

Para fazer sua inscrição clique aqui.

Resumo da proposta do curso:

Mesmo sendo uma área acadêmica das mais tradicionais, os Estudos Clássicos têm participado ativamente da era digital. Desde a publicação dos primeiros hipertextos nos anos 1990 às técnicas mais recentes de anotação de corpus, universidades e órgãos de fomento internacionais têm financiado o desenvolvimento de recursos educacionais abertos relacionados à pesquisa e ao ensino/aprendizagem de línguas e culturas antigas. Este curso pretende apresentar um panorama das ferramentas digitais disponíveis para o estudo de textos clássicos, explorando suas funcionalidades e seu potencial didático-pedagógico para um público-alvo constituído fundamentalmente por professores e graduandos da licenciatura.

Conteúdo programático:

1. Ferramentas para leitura de textos: corpora, parsers e dicionários eletrônicos.
2. Ferramentas para alinhamento de tradução: Alpheios, Ugarit.
3. Ferramentas para anotação sintática: Arethusa, Tündra.
4. Fontes de informação: repertórios, redes sociais digitais, grupos de discussão, blogs, identificadores digitais.